Dúvidas gerais sobre os cursos de Pós-Graduação (Especialização) na modalidade EaD da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

Segundo o MEC, “ (...) a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB)”.

Segundo a ABED (Associação Brasileira de Ensino a Distância), fazem parte do ensino a distância (EAD) os cursos nos quais mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem que aluno e professor estejam no mesmo espaço, na mesma hora. O material pode chegar ao estudante por diversos meios, como rádio, satélite, correio ou internet – recurso mais comum atualmente.

De acordo com resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001 e nº 1, de 8 de junho de 2007 do Ministério da Educação, assim como ocorre na modalidade presencial dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu), o aluno que pretende cursar a Pós-Graduação (Lato Sensu) na modalidade EAD, devem ser diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendam às exigências das instituições de ensino. Por se tratar de uma modalidade a distância, o aluno, também, precisa ter acesso à uma tecnologia mínima exigida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), para que ele possa participar efetivamente do curso.

Estudar a distância não é um modismo. De formas distintas, através dos tempos, pessoas têm estudado a distância por motivos diversos. Porém, o estudo a distância nos dias de hoje, reúne uma série de vantagens que podem ser facilmente percebidas:

  • Liberdade de escolha: cada aluno pode estudar de acordo com suas necessidades. A dimensão do espaço e do tempo passa a ser uma questão pessoal;
  • Mobilidade: não só no sentido literal da palavra, onde o aluno pode “levar” o curso para onde quiser, mas também no sentido da visitação de novos espaços através da Internet ou até mesmo a construção de outros;
  • Acessibilidade: pessoas distantes fisicamente podem estudar determinado assunto, onde antes, havia a necessidade de deslocamentos. Sem os deslocamentos, é feita uma considerável economia em transportes;
  • Individualidade na aprendizagem: o aluno tem mais oportunidades para a atenção individualizada, quando na interação com o tutor-professor;
  • Tempo da aprendizagem: possibilidade de retomar conteúdos já estudados no momento em que houver a necessidade. Isso significa que todo o conteúdo fica disponível enquanto está cursando o componente curricular;
  • Interação: possibilidade de se conectar com pessoas de países ou culturas diferentes;
  • Materiais: utilização de materiais de estudos em diferentes mídias;
  • Contato com a tecnologia: cursos a distância online necessariamente precisam do suporte tecnológico. Sendo assim, os alunos estão sempre em contato com as novidades e com as diferentes possibilidades tecnológicas.

Não. O aluno de cursos a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), recebe toda a orientação necessária (tutoriais, vídeos de apoio e canais de comunicação) para acessar os cursos e realizar as diversas atividades propostas.  

Para que o aluno possa participar do curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie é necessário que ele tenha:

  • Conexão Internet 1MBps ou superior;
  • Navegadores: Internet Explorer versão 10 ou superior, Chrome versão 29.0.1547 ou superior;
  • Plug-In Flash Player atualizado;
  • Adobe Acrobat Reader atualizado;
  • Plugin Java atualizado;
  • ShockWave player Atualizado;
  • PC com 1 GHz, processador Intel ou AMD;
  • 512 MB RAM;
  • 32 – Bits ou 64-Bits: Windows XP Service Pack 2, ou posterior, Windows Vista, firefox 4 ou superior;
  • Windows 7 ou superior;
  • 120GB de HD disponíveis;
  • Mac Computer – Intel Core Processo ou superior;
  • Mac OS X 10.8 ou superior; 512 MB RAM ou superior; Safari 5 ou superior.

O curso Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância oferecida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), autorizado conforme Portaria 368 do MEC, emite diploma sem diferenciação, uma vez que o documento tem a mesma validade e reconhecimento que o curso presencial, conforme normativas do MEC – Ministério da Educação.

Sim, o diploma de um curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância tem o mesmo valor de um curso presencial.

  • Duração do curso, com conclusão prevista em 1 ano e 2 meses, ou seja, 1 ano de curso + Aplicação do Conhecimento;
  • Network com os demais alunos da turma e compartilhamento de experiências de diferentes regiões e realidades brasileiras;
  • Curso online que promove a autonomia e o protagonismo estudantil;
  • Corpo docente altamente qualificado, com os mesmos professores dos cursos presenciais;
  • Interação online semanal com os professores para esclarecimentos das dúvidas e discussões sobre o conteúdo;
  • Acesso a materiais atualizados sobre o tema, além de referências de leituras;
  • Acesso as bases das nossas bibliotecas físicas e virtuais que oferecem muitos títulossobre as diversas áreas do conhecimento;
  • Atividades online, com comparecimento aos Polos somente para realização das Avaliações Substitutivas dos componentes curriculares.

Não. Um curso a distância possui o mesmo nível, em termos de conteúdo e avaliações. A diferença está apenas na forma como o aluno faz a condução de seus estudos.

O aluno será o criador de seu ritmo de estudos. É necessário que o discente desenvolva uma rotina de estudos, sendo fundamental ter disciplina para obter sucesso nos estudos. Os alunos que estudam a distância devem ter autonomia para pesquisar e se desenvolver. O professor é apenas um mediador no processo de desenvolvimento do estudante.

Os cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) apresentam a mesma proposta de grade curricular dos cursos presenciais, totalizando 432 horas-aulas, sendo estruturado em 5 módulos, distribuídos em semestres, conforme calendário letivo da Universidade.

Módulo

Carga horária

Componente Curricular

Duração

Módulo 1

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 2

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 3

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 4

96 horas aulas

2 ou 3 simultâneos

2 meses (8 semanas)

Módulo 5

48 horas aulas

Aplicação do conhecimento

2 meses (8 semanas)

TOTAL

432 horas aulas

 

15 meses (contando com as férias acadêmicas)

O calendário de oferta de turmas dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância ocorre em dois momentos distintos de início por semestre: fevereiro ou maio e, agosto ou outubro, conforme cronograma previamente definido e divulgado. Optou-se pela formação de turmas, visto ser de fundamental importância nos cursos de Pós-graduação a convivência e troca de experiência entre os alunos, fomentando o networking, com a participação ativa do professor do componente curricular por meio das ferramentas on-line.

O processo de matrícula inicial nos cursos de especialização será online, realizada pelos discentes ingressantes, precedida da apresentação dos documentos regulamentados e o aceite do contrato de prestação de serviços educacionais com o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), mantenedora da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). No momento da matrícula, além da escolha do curso, o aluno deverá escolher o Polo ao qual estará vinculado, tendo em vista que será neste local que o aluno realizará as Avaliações Substitutivas presenciais. A matrícula só será considerada efetivada após o pagamento da primeira parcela correspondente à etapa a ser frequentada pelo discente. As demais mensalidades estarão disponíveis no Portal do Aluno (TIA).

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) oferecerá as atividades presenciais dos cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) a distância em seus polos. Confira todos os endereços e contatos no site: https://www.mackenzie.br/ead/polos-presenciais/.

Desconto aplicado aos alunos de especialização:

10% para funcionários de empresas conveniadas (a partir da 2ª mensalidade);
30% para Mackenzistas que tenham concluído curso do Ensino Médio no Colégio Presbiteriano Mackenzie ou Graduação e/ou Pós-Graduação na UPM (a partir da 1ª parcela).


Dúvidas sobre o cálculo da média dos componentes curriculares (disciplinas) e requisitos para aprovação

A avaliação final do aluno (100%) será composta da seguinte forma:

  • 20% participação: realização das atividades de fixação (testes de múltipla escolha) e participação nos fóruns.
  • 30% realização das atividades de aprofundamento: essas atividades exigem mais tempo por parte do aluno para sua realização, pois o aluno deverá produzir algo de autoria própria, por exemplo, um texto analítico crítico, uma resenha, um resumo, uma análise técnica, um sistema, um parecer, entre outros).
  • 50% avaliação final ou substitutiva: composta por questões no formato de testes de múltipla escolha.

A média mínima a ser obtida pelo aluno para aprovação nos componentes curriculares (disciplinas) é 7,0 (sete).

Média dos Componentes Curriculares = (Nota A*2 + Nota B*3 + Nota C*5/10) Sendo que:

Nota A = Média das atividades que compõem a nota de participação no Ambiente Virtual, tais como: realização das atividades de fixação e participação nos fóruns.
Nota B = Média das atividades que compõem a nota das atividades de aprofundamento no Ambiente Virtual, ou seja, das atividades em que o aluno deve elaborar algo mais complexo, por exemplo: um texto analítico crítico, uma resenha, um resumo, uma análise técnica, um sistema, um parecer, entre outros.
Nota C = Nota da Avaliação Final ou Substitutiva.

Uma vez que um aluno fica reprovado em algum componente curricular (disciplina), ele deve cursá-lo novamente de forma integral. Para tanto, é necessário preencher o requerimento de rematrícula disponível no Portal do Aluno (TIA): TIA > Requerimentos > Matrícula em Componente Curricular em Dependência - Lato Sensu. Salienta-se que a solicitação deve ser efetuada com 10 dias de antecedência do início do componente ao qual o aluno deseja matricular-se.


Dúvidas sobre as atividades a serem desenvolvidas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e sobre as Atividades Presenciais

As atividades que compõem a nota de participação, ou seja, as atividades de fixação e os fóruns devem ser entregues semanalmente (no domingo de cada semana) de acordo com o cronograma das trilhas de aprendizagem do módulo vigente.
As atividades de aprofundamento podem ser entregues até o último domingo do módulo vigente.
No entanto, não recomendamos que os alunos deixem para entregá-las no último dia, porque elas demandam tempo e pesquisa para serem elaboradas. É importante ressaltar que não há possibilidade de reenvio da atividade, ou seja, é permitida apenas (01) uma submissão do arquivo.

As únicas atividades presenciais se referem a realização das Avaliações Substitutivas opcionais, essas avaliações são feitas mediante agendamento.


Dúvidas sobre as Avaliações Finais e Substitutivas

Apenas as Avaliações Substitutivas devem ser realizadas presencialmente no Polo escolhido no ato da matrícula, mediante agendamento. As Avaliações Finais deverão ser feitas on-line.

Não, a Avaliação Substitutiva é opcional.

A maior nota entre a Avaliação Final e a Avaliação Substitutiva prevalecerá.

Sim, desde que o período para agendamento de provas ainda esteja aberto. No entanto, para conseguir fazer um reagendamento primeiro é necessário fazer o cancelamento da prova presencial que já foi agendada.

Sim, desde que não tenha se esgotado o período de agendamento de provas presenciais do módulo 4.

Não, as provas presenciais podem ser feitas até o final do módulo 4. No entanto, não recomendamos a prática do acúmulo de provas para o final do módulo 4, porque o aluno terá muito conteúdo para estudar e muitas provas para fazer em curto período de tempo. O ideal é que o aluno faça as provas dos componentes curriculares (disciplinas) ao final de cada módulo cursado.

Ambas as Avaliações são compostas por 10 (dez) questões de múltipla escolha, ou seja, questões objetivas com alternativas de resposta.

Sim. Para tanto, é necessário fazer um requerimento na plataforma Portal do Aluno (TIA) > Requerimentos > Provas online EaD, especificando qual(is) é(são) a(s) questão(ões) e justificando o porquê não concorda com a(s) questão(ões) e/ou com o(s) seu(s) gabarito(s) ou quaisquer outros problemas relacionados as questões da prova.

Sim, as provas ficarão disponíveis para visualização durante o módulo.


Dúvidas sobre o módulo de Aplicação do Conhecimento (AC) e o Trabalho de Aplicação de Conhecimento (TAC)

Não. Conforme previsto no Regulamento dos cursos de Pós-Graduação os alunos dos cursos de especialização na modalidade EaD só podem cursar o módulo de (AC) caso tenham sido aprovados em todos os componentes curriculares (disciplinas) do curso.

O Trabalho de Aplicação do Conhecimento (TAC) que é desenvolvido no módulo de Aplicação de Conhecimento (AC) tem por finalidade desenvolver um trabalho prático e aplicado baseado na resolução de problemas organizacionais. Durante 08 (oito) semanas o aluno será orientado para fazer entregas semanais que terão um desenvolvimento progressivo e crescente, resultando na última semana na de seu trabalho finalizado. Durante o processo de desenvolvimento do TAC o aluno será avaliado com base em suas entregas parciais que terão uma somatória de zero a seis pontos e a entrega final do TAC revisado valerá de zero a quatro pontos. Portanto, o valor total do TAC é de zero a dez pontos. Para ser aprovado nesse módulo, o aluno deve obter uma nota igual ou superior a 07,00.

O aluno deverá cursar o componente curricular (AC) novamente, da mesma forma que os outros componentes curriculares (disciplina). Para tanto, é necessário preencher um requerimento de rematrícula disponível no Portal do Aluno (TIA) > Requerimentos > Matrícula em Componente Curricular em Dependência - Lato Sensu.


Dúvidas sobre trancamento e cancelamento de matrícula

Não existe trancamento total ou parcial nos cursos de pós-graduação na modalidade EaD.

Sim, o aluno pode solicitar o cancelamento do curso por meio do Portal do Aluno (TIA).