Sobre EaD

Segundo o MEC,“[...] a Educação a Distância é a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. Esta definição está presente no Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 (que revoga o Decreto nº 2.494/98), que regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394/96 (LDB)”

Segundo a Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), fazem parte do ensino a distância os cursos nos quais mais de 70% do conteúdo é desenvolvido por meio de atividades que não exigem que alunos e professores estejam no mesmo espaço, na mesma hora. O material pode chegar aos estudantes por diversos meios, como rádio, satélite, correio ou internet (recurso mais comum atualmente).

Como ocorre na modalidade presencial dos cursos de nível superior, alunos que pretendem cursar na modalidade EaD devem ter concluído o ensino médio ou equivalente e obtido classificação no processo seletivo, mediante a realização de Vestibular, cujo caráter é classificatório e eliminatório, nos limites das vagas pré-fixadas.

O ingresso poderá ainda ocorrer por meio da utilização do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou mediante prova seletiva classificatória de transferência interna ou externa. Em caso de vagas remanescentes, poderão ingressar nos cursos a distância, os portadores de diploma de nível superior, obtido em cursos de graduação, devidamente reconhecido, conforme Edital que será divulgado. Por se tratar de uma modalidade a distância, os alunos precisam ter acesso a uma tecnologia mínima exigida pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), para que eles possam participar efetivamente do curso.

Estudar a distância não é um modismo nem uma experiência inovadora. De formas distintas, ao longo do tempo, pessoas têm estudado a distância por diversos motivos. Atualmente, o estudo a distância reúne uma série de vantagens que podem ser facilmente percebidas.

  • Liberdade de escolha: cada aluno pode estudar de acordo com suas necessidades. As dimensões de espaço e tempo passam a ser uma questão pessoal.
  • Mobilidade: não só no sentido literal da palavra, pois os alunos podem “levar” o curso para onde quiser, mas também no sentido metafórico, de visitação, até mesmo, de construção de novos espaços através da Internet.
  • Acessibilidade: pessoas fisicamente distantes podem estudar determinados assuntos, quando antes havia a necessidade de locomoção. Sem a imposição de deslocamentos, é feita uma considerável economia em transportes.
  • Individualidade na aprendizagem: os alunos têm mais oportunidades para a atenção individualizada quando interagirem com o professor.
  • Tempo da aprendizagem: possibilidade de retomar conteúdos já estudados no momento em que houver a necessidade. Isso significa que todo o conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Interação: possibilidade de se conectar com pessoas de países ou culturas diferentes.
  • Materiais: utilização de materiais de estudos em diferentes mídias.
  • Contato com a tecnologia: cursos a distância online necessariamente precisam do suporte tecnológico. Sendo assim, os alunos estão sempre em contato com as novidades e diferentes possibilidades tecnológicas.

Não. Um curso a distância tem o mesmo nível que um presencial em termos de conteúdo e avaliações. A diferença está na forma como os alunos conduzem seus estudos.

O curso superior em EaD oferecido pela UPM, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), emite diploma sem diferenciação, uma vez que o documento tem a mesma validade e o mesmo reconhecimento que o curso presencial, conforme normativas do MEC.

Sim, já que o diploma de um curso superior a distância tem o mesmo valor que um diploma de curso presencial.

Resolução Normativa CFA nº 374, de 12 de novembro de 2009, emitida pelo Conselho Federal de Administração

"Aprova o registro profissional nos Conselhos Regionais de Administração dos diplomados em curso superior de Tecnologia em determinada área da Administração, oficial, oficializado ou reconhecido pelo Ministério da Educação."

Nesta resolução, estão elencados os cursos autorizados para registro, dentre eles os três que a Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece.

Mais detalhes sobre a forma de registro estão disponíveis nos sites dos Conselhos Regionais.

Sim, a duração é a mesma e varia em função do tipo de curso Licenciatura, Tecnológico, Bacharelado etc.

O aproveitamento de estudos em componentes curriculares em curso de Graduação da UPM é permitido quando cumpridos com aprovação em curso de Graduação reconhecido ou de Pós-Graduação Stricto Sensu, recomendado pela CAPES, em Instituição de Ensino Superior credenciada, em prazo máximo de 10 (dez) anos, a contar da data de cumprimento do(s) componente(s), com aprovação. 

Eventual aproveitamento de estudos de componente(s) curricular(es) em curso de graduação com mais de 10 anos, a contar da data de cumprimento desses(s) componente(s), com aprovação, demandará rendimento mínimo de 50% (cinquenta por cento) em processo avaliativo a ser estabelecido pelo Coordenador do curso. 

O pedido deverá ser realizado após a efetivação da matrícula, devendo ser solicitado via requerimento por meio do Portal do Aluno (TIA), munido de todos os documentos comprobatórios referentes ao componente curricular cursado, em termos de sua carga horária e seu conteúdo programático.  O pedido será deferido se o componente curricular possuir carga horária e conteúdo programático compatível ao componente curricular objeto do pedido de dispensa.

O efeito financeiro sobre as parcelas terá reflexo a partir da data da protocolização do pedido, sem direito à devolução de valores pagos anteriormente. 

Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com a coordenação do curso.

Não. Os alunos dos cursos a distância da UPM recebem toda a orientação necessária (tutoriais, vídeos de apoio e canais de comunicação) para acessar os cursos e realizar as diversas atividades propostas.

Para que os alunos participem do curso EaD da UPM, há necessidade de: 

  • Conhecimentos básicos de usuário de internet.
  • Equipamento com Windows XP ou versão mais atual com atualizações, Windows Media Player versão 10 ou superior.
  • Mac OS X 10.3 ou superior.
  • Quicktime 7 com plugin “Flip for Mac” ou superior.
  • Navegadores (browser) igual ou superior a Firefox 10.0, Internet Explorer 9.0, Safari 8.0 ou Google Chrome.
  • Conexão ADSL com, no mínimo, 1 MB (banda larga).
  • Pentium 4 com 512 Mb de memória ou equivalente a Apple.
  • Possuir uma conta de e-mail válida e pessoal.
  • Instalação dos programas necessários de visualização de conteúdo (Adobe Reader, Flash Player, Java e Shockwave).

Entretanto, se você ainda usa o Windows XP, o IE 10 não funciona nele. Por isso, usuários desse sistema devem optar por instalar a última versão do Google Chrome ou Mozilla Firefox.


Sobre a metodologia de ensino a distância

O ambiente virtual utilizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) é o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). O Moodle é um espaço virtual baseado na Internet, onde estão disponíveis ferramentas e funcionalidades específicas para as situações de ensino e aprendizagem. Neste espaço, alunos e professores interagem, conteúdos do curso são disponibilizados, e a avaliação continuada de aprendizagem é realizada.

O Moodle é a plataforma de estudos destinada aos alunos da graduação EaD, nele você poderá acessar e visualizar todo o conteúdo de suas disciplinas, incluindo suas aulas e atividades!

 

LOGIN: Código de matrícula incluindo o número "109" à frente

SENHA: Data de nascimento ao contrário (AAAAMMDD)

Todo o conteúdo do curso fica disponível no ambiente virtual de aprendizagem, o Moodle. Os alunos poderão acessar esse ambiente de onde desejarem e quantas vezes quiserem. Eles são sempre orientados na condução dos estudos, de forma que saberão o que é necessário ser feito ao longo do curso.

Nos cursos de graduação Tecnológica, os alunos devem comparecer ao Polo de Apoio Presencial uma vez ao mês para assistir a uma Teleaula (com uma hora de duração e que aborda os temas previstos no Plano de Ensino) e para a realização de atividades individuais ou em grupo, propostas pelo Professor EaD. Essas atividades contam com o acompanhamento local dos tutores presenciais e podem ser realizadas a partir de seus próprios dispositivos (tablets, notebooks), do laboratório de informática do polo de apoio presencial ou com a mediação dos tutores presenciais.

Nos cursos de Licenciatura, os alunos devem participar do encontro mensal integrador, cuja finalidade é orientar os alunos na discussão, reflexão e articulação dos elementos do estágio, das teorias estudadas ao longo das aulas no Ambiente Virtual de Aprendizagem e promove, também, a prática como componente curricular e a proposição de projetos interdisciplinares que poderão, em função da possibilidade de implementação, culminar em projetos de extensão e/ou em pesquisa de iniciação científica, ou ainda, em trabalho de conclusão de curso.

Sim. Todo o material do curso (guia de estudos, apresentações, atividades etc) está disponível no Avea e poderá ser acessado pelos alunos a qualquer momento.

As videoaulas são previamente roteirizadas, gravadas pelo Professor EaD nos estúdios da UPM, e depois editadas e enriquecidas com conteúdo multimídia, como animações, áudio, outros vídeos e slides em Power Point, devidamente produzidos por uma equipe de designers educacionais. Essa produção é realizada mantendo-se diálogo da equipe multidisciplinar com o docente, a Coordenação de Curso e a Coordenação Didático-Pedagógica de Apoio Docente EaD. As videoaulas têm duração entre 20 e 30 minutos, e são disponibilizadas no Avea, podendo ser assistidas on demand pelos estudantes, ou seja, no momento e a partir do espaço que mais lhes convier. Os próprios Polos de Apoio Presencial servem como possibilidades para esse acesso.

Todo o material do curso está disponível no ambiente virtual de aprendizagem, Moodle.

A modalidade EaD tem um Edital próprio que apresenta o processo seletivo. O processo em si será realizado a partir de um questionário respondido pelo candidato através do site.

As informações e o formulário para inscrição estão disponíveis na Internet. A inscrição para o processo seletivo só será validada após o pagamento do boleto da taxa de inscrição na agência bancária, lotéricas ou após comprovação do cartão de crédito. 

Sim. Existe uma taxa de inscrição para o processo seletivo. Clique aqui para obter mais informações.

Você poderá consultar os polos parceiros e os cursos ofertados em cada um na Internet. Clique aqui para obter mais informações.

Sobre os Polos de Apoio Presencial
Sobre as formas de ingresso


A UPM estabeleceu uma rede de polos de apoio presencial com infraestrutura compatível para a realização das atividades presenciais. O polo de apoio presencial é a unidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. É entendido como um “local de encontro”, onde é oferecido o espaço físico e o apoio presencial que se fizer necessário aos alunos da localidade e redondezas. Nas suas dependências acontecem os momentos presenciais obrigatórios dos cursos de graduação Tecnológica e o encontro mensal integrador dos cursos de Licenciatura, o acompanhamento e a orientação aos estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais. Suas instalações incluem salas de aula, secretaria, laboratório de informática, biblioteca com sala de estudos, banheiros, sala de tutoria e área de convivência.

Os alunos, ao se inscreverem no processo seletivo, deverão optar por um dos polos parceiros em que deverá efetivar o curso de sua escolha. A lista dos polos parceiros de apoio presencial está disponível no site EaD da UPM.

Clique para acessar

A UPM estabeleceu uma rede de polos de apoio presencial com infraestrutura compatível para a realização das atividades presenciais.

Clique para consultar os polos disponíveis e os cursos oferecidos.

Consulte no site EaD da UPM a lista de polos de apoio e cursos oferecidos.

Clique para acessar

Só é possível fazer um curso EaD na UPM a partir de um polo de apoio presencial.

Consulte no site EaD da UPM a lista de polos de apoio e cursos oferecidos.

Clique para acessar.