O potencial da criação

15.07.202014h06 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

O potencial da criação

Elisa Leão* 

 

Criar é questão de sobrevivência e manutenção da espécie. 

Desde os primórdios, quando avanços da tecnologia significou o fogo, foi necessário criar e descobrir. 

Já no ano de 2020 as mudanças chegaram pressionando tudo e todos, sem escolhas. A crise chegou ao nível mundial inclusive fechando  fronteiras e comprometendo ainda mais a economia mundial.  O índice de desemprego aumentou. 

Vi pessoas precisando de ajuda para comer. Para sobreviver. Sofrendo de fome! 

Vi a Covid chegar em lares de pessoas ricas e saudáveis gerando insegurança e medo. Vi pessoas mudando hábitos. Vi também pessoas que transtornaram o seu cotidiano com o aumento da ansiedade, depressão e necessidade de proteção. Vi um mundo totalmente diferente e gritando por criatividade para sobreviver. 

Vender máscaras foi uma grande sacada. Os aplicativos de entregas lucrando com a facilidade de receber tudo em casa através de um click. O marketing digital crescendo. E o mundo se transformando. Criando novas formas de vivências. Inevitável! 

O Corona vírus chegou chegando e sem cerimônia ficou tempo suficiente para mostrar que mudanças precisam acontecer e algumas rapidamente! Com a força de um tufão arrastando  multidões, algumas mudanças chegaram com força para matar, para tomar e dominar manchetes de jornais e telejornais. Para parar filmagens de grandes produções, paralisar o comércio e escolas. O Corona vírus chegou e fincou o pé mostrando que quem não tem criatividade não sobrevive. Criar nova atmosfera em casa, criar novas formas de trabalhar, criar para adaptar. Criar novas trilhas para guiar dentro de si o objetivo de sobrevivência e suportar a força do tufão. Criar para valorizar o que está vivo e não matar o que pulsa! 

Criar, inventar, cultivar a vida. 

Eee Corona Vírus! Sem dó você chegou provocando discórdias, comprometendo comunicações e dificultando situações. Chegou mostrando que a natureza é tão grande e poderosa que, se quiser, fica fácil diminuir a população mundial. chegou mostrando muitas falhas e enfatizando que é preciso criar. Criar, pensar e gerar formas de sobreviver. De dar a volta por cima. De valorizar o que se tem. De valorizar o humano, de ser mais humano. De perceber que a vida é valiosa demais para não ser percebida. Respirar fundo com tranquilidade ganhou novo significado em tempos que não respirar bem era sinal “do” mal. 

Criar sinais inclusive foi ressignificado e mostrou que, com muito pouco, era possível ajudar pessoas mergulhadas em rotinas de sofrimento. Um X vermelho na palma da mão foi transformado em socorro. 

Mudar não foi fácil, imagina em pouco tempo. 

Mas, toda a ameaça passou.

A vacina foi desenvolvida em tempo recorde. Depois de tantas pesquisas e os países unidos na direção de vencer a morte em massa, descobriu-se medicação capaz de controlar os sintomas. 

Zeramos as mortes. Vencemos o vírus. 

O mundo mudou. Depois de uma ameaça tão intensa, as nações aprenderam a se comunicarem de forma mais integrada e co-dependentes. Finalmente, os governantes perceberam que embora com dificuldade é mais fácil abrir fronteiras e desenvolver projetos conjuntos para o bem maior da humanidade e do planeta. 

Os órgãos defensores das florestas, finalmente foram ouvidos e as matas mantidas. O índice de desmatamento diminuiu drasticamente. 

O home office ficou e muitas empresas diminuiram espaços físicos dando lugar ao trabalho remoto. A conectividade ganhou um significado mais profundo de maior interação entre as pessoas. O respeito ao próximo avançou anos em meses e não se admitiu e não se ouviu mais falar em agressões ao diferente. Os homens inseguros que faziam parte do grupo que violentavam fisicamente e emocionalmente mulheres, finalmente perceberam que não precisam ter medo de perderem espaço. Tornaram se mais fortes e não precisaram dos gritos e músculos para se auto afirmarem. 

O mundo mudou. 

Gerou, criou e nasceu! 

Passamos pela esfera do Corona vírus. 

Agora a esfera é de usufruir do resultado de um tempo que exigiu muita criatividade, mudança e ressignificação. 

O ser humano mostrou que realmente é um ser pensante e pode caminhar pra frente. Mostrou que sabe fazer boas escolhas e sabe ser responsável pela própria história. 

Ficou a história cheia de nuances compostas por confusões, por medo, por desrespeito, mortes. Mas, uma história que registrou a superação da raça que honrou a massa encefálica em prol da criação e da manutenção da espécie.

 

*Elisa Leão é professora doutora de Psicologia da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília, psicóloga clínica e palestrante.

 

--


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
MACKENZIE BRASÍLIA

Rafael Querrer
rafael.querrer@viveiros.com.br

61 3521 9098