Pastoral - Capelania

EMOÇÕES À FLOR DA PELE. CORAÇÃO NAS MÃOS DE DEUS.

29.03.202216h40 Comunicação - Marketing Mackenzie

Compartilhe nas Redes Sociais

Pastoral - Capelania

"Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito."
Provérbios 25:28

 

No dia 13 de março, completamos dois anos do anúncio oficial de fechamento do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré e da paralisação das atividades presenciais, devido à Pandemia de COVID-19. Imaginávamos que esse momento seria breve e que, muito rapidamente, solucionaríamos esse problema. Estávamos errados! Não foi assim. Não está sendo assim. Dois anos depois, temos no corpo e na alma as cicatrizes de dias terríveis. Ainda que hoje tenhamos a ligeira impressão de que já controlamos a pandemia com os protocolos de imunização, o dia a dia em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer outro ambiente mostra que, se não é mais a pandemia que nos faz mal, são as sequelas que ela nos deixou, especialmente sequelas emocionais.

A pandemia despertou muitas emoções, sentimentos e comportamentos: ansiedade, depressão, medo, egoísmo, violência, intolerância, raiva, arrogância, calúnia, maldade, brigas etc. Estamos travando uma luta com o mal irremediável: o caos da sociedade. É necessário e urgente a provocação, especialmente no âmbito educacional/confessional, de uma reflexão para despertar nas pessoas uma consciência coletiva de respeito, empatia, paz, amor e cuidados mútuos.

Diante desses fatos, a pergunta é: como temos vivido essa realidade do ponto de vista das emoções, sentimentos e comportamentos?

A resposta para essa pergunta, necessariamente, nos convoca para tomar decisões como: sair da brutalidade, do estado latente de egoísmo e da falta de empatia pelo outro, da superação do medo e da angústia. Porém, isso não depende apenas de nós. Como cristão, entendo que Deus é quem nos capacita a alcançar esse estágio de plenitude emocional, sentimental e comportamental. Quando nosso coração está nas mãos de Deus, quando Jesus é nosso referencial de transformação e salvação, o que há de mais terrível no mundo e em nós mesmos é totalmente curado, anulado e restaurado.

A Bíblia nos convida a abrirmos o coração com Deus. Fé é abrir o coração com, e para Deus. Mesmo que pareça difícil, acredite que Deus está lhe dando a oportunidade de lançar sobre Ele toda sua dor, seu abandono, sua depressão, sua angústia, sua raiva, seu medo. O texto bíblico diz: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês” (1 Pedro 5:7). Deus quer escutar seu clamor, Deus quer sentir sua dor, Deus quer ouvir seu choro e enxugar suas lágrimas, Deus quer sentir que você depende e precisa dEle. Então, não perca mais tempo e faça o que Deus está lhe pedindo. Experimente a ação de Deus na sua vida. Ponha o seu coração e sua vida nas mãos de Deus.

 

Com carinho,  

Rev. José Roberto
Capelão
CAPEB - Capelania da Educação Básica

CAPU - Capelania da Universidade