Inscreva-se

Selecione o Campus mais próximo de você!

Compartilhe nas Redes Sociais

Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Curta Duração se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Apresentação

Discussão com profissionais e executivos de todas as áreas sobre uso otimizado dos contratos inteligentes e sobre as definições, funcionalidades e riscos da utilização do metaverso. 

Objetivo

Criar um olhar empresarial e prático para a próxima geração de negócios voltados a transformação digital contínua. Conhecer nichos específicos, por meio dos quais novos negócios e contratos são formados e empresas conseguem se especializar melhor e oferecer um serviço diferenciado. Compreender a teoria contratual e a legitimidade e segurança dos contratos inteligentes e as múltiplas faces de negócios, problemas e desafios ligados a tecnologia do Metaverso. Integração e história. Discutir e compreender os valores, ética e as leis aplicáveis ao Metaverso e aos Contratos Inteligentes.

Público-Alvo

Recomendado para graduados em Direito e Tecnologia, profissionais da área de resolução de conflitos, especialistas graduados que atuam na área empresarial, desde o setor jurídico, paralegais, administração, profissionais de segurança da informação, fusões e aquisições, gerenciamento da informação e tecnologia, ou seja, todos os profissionais que necessitem de uma visão empresarial e de negócios e que queiram maximizar as relações contratuais de sua organização. Curso extremamente recomendado para profissionais quem atuam com estratégia, empreendedorismo, novos negócios, inovação que tenham por objetivo gerar e aperfeiçoar negócios em curso.

Possibilidades de Atuação

Na área jurídica e tecnologia da informação, na análise de contratos, setor de novos negócios e empreendedorismo, análise de risco de novos empreendimentos e mercados. Atuação na área de resolução de conflitos e revisão de contratos de privacidade e proteção e defesa do consumidor, canais de ouvidoria, SAC, resposta a incidentes. Possibilita a mudança para a área de prevenção e análise contratual que ofereça risco a segurança da informação. Área de empreendedorismo aos profissionais que necessitam de uma visão empresarial e de negócios e que queiram maximizar as relações contratuais de sua organização. Curso possibilita a atuação profissional mais abrangente àqueles que atuam com estratégia, empreendedorismo, novos negócios e inovação que tenham por objetivo gerar e aperfeiçoar negócios em curso.

Programa

  • Teoria dos contratos inteligentes. Smart contracts nas relações de consumo, teorias das obrigações, doutrina contratual, contratos de massa, transformações ao mercado de consumo, impactando as formas de oferta e contratação pelos consumidores, reflexos na configuração dos instrumentos contratuais. Teorias da simples aceitação, celebração do contrato no virtual, automação, execução, por intermédio de softwares, algoritmos e inteligência artificial, cumprimento de ordens predeterminadas. Smart contracts, ou contratos inteligentes, projeção e padronização do comportamento. Contratantes, confiança, relação de exatidão do objeto do contratado e sua execução, dialética sobre a segurança no cumprimento das obrigações.
  • Smart contracts, inovação e economia digital.  Controle da legalidade, negócios jurídicos, liberdade dos modelos de negócios promovidos na internet, espécies de contratação. Análise Constitucional, princípios constitucionais aplicáveis, reconhecimento da escala mundial da rede, fundamento da dignidade da pessoa humana, o desenvolvimento da personalidade e o exercício da cidadania em meios digitais, pluralidade e a diversidade, a abertura e a colaboração, livre iniciativa, livre concorrência e a defesa do consumidor, finalidade social da rede, ordem pública e interesse social, normas de proteção e defesa do consumidor. Educação digital, harmonização de interesses, hermenêutica jurídica e jurisprudência.
  • Smart contracts e tecnologia blockchain, Aplicações, ganhos agregados, confiança, descentralização de armazenamento das informações, segurança pela utilização da criptografia e contratos de adesão. Simetria e assimetria contratual e o Direito contratual, direito das obrigações e a doutrina relacionada. Cases relacionados a  segurança digital, sucesso, falhas e ponto cego, cases de aplicação dos contratos digitais, teorias da desconstrução do pensamento.
  • Segurança Cibernética. Prevenção de conflitos, privacidade e proteção de dados, proteção da essencialidade. Multas, fiscalização, mapeamento de riscos. Coleta de dados em fontes abertas e fechadas, preservação, coleta, armazenamento e disponibilização de provas no ambiente empresarial. Dados sensíveis e dados comuns, vazamento de dados e responsabilidade civil e criminal. Casos de repercussão positiva e negativa na aplicação do metaverso, blockchain, contratos inteligentes, contratos escritos e não escritos. Remoção de conteúdo ilícito, fakenews, direito digital e sociedade da informação no Brasil e no mundo. Correntes doutrinárias de interpretação das leis, sistema jurídico móvel, sistema jurídico fechado, sistema jurídico aberto. 
  • Tecnologia, ética e inovação. Desafio para as carreiras pautadas em inovação e empreendedorismo. Visão empreendedora, comportamento e resultado.  Contratação, melhores resultados com envio de currículos, após a lei de proteção de dados, cuidados com a imagem nas plataformas digitais, RH Digital, dano moral por ilícito cibernético, compartilhamento de informações, blindagem empresarial, abordagem prática da vivencia empresarial, importância das relações interligadas entre compliance e departamento jurídico, sistema de gestão focado e concentrado.
  • Metaverso e Second Life e suas aplicações. Educação e metaverso. Crianças e adolescentes, proteção, estatuto do idoso, proteções constitucionais, cases nacionais e internacionais. Second life. Teoria e construção do metaverso. Teorias reais sobre sua exata definição e descrição da tecnologia utilizada. Portais de comércio eletrônico e o metaverso lojas virtuais.
  • Redes blockchain a criptoeconomia. Ativos intangíveis e tributação. Penhora de ativos e ativos intangíveis. Garantias contratuais e multas. os princípios da criptoeconomia, das diversas redes blockchain e de suas principais aplicações, assim como informações sobre diversos produtos de investimento digitais: criptomoedas, tokens lastreados, NFTs, Defi e outros. Códigos e rastreamento de ativos. Direito ao esquecimento, direito a desindexação.
  • Principais temas da economia Digital e Indústria 4.o. Apresentação final e discussão em sala de aula.