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Matriz Curricular

1. Nomedo componente curricular: Contabilidade Empresarial e Análise de Balanços

2. CargaHorária: 32 h/a

3. Ementa: Identificação dos usuários da contabilidade e a informação contábil. Apresentação das principais demonstrações contábeis e o método das partidas dobradas. Comparação entre o regime de caixa e regime de competência. Análise das demonstrações contábeis. A abordagem será a da teoria aplicada, com exemplos de aplicação.

4. Objetivo: Habilitar o aluno a utilizar os conceitos da contabilidade como uma ferramenta para o controle e gestão das atividades e resultados de uma empresa. 

5. Conteúdo Programático:

  • Contabilidade e a informação contábil:
  • Usuários e a padronização da informação contábil (IFRS);
  • Princípios Contábeis e suas aplicações;
  • Regime de Caixa e Regime de Competência.
  • Demonstrações Financeiras:
  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração de Resultados;
  • Método das Partidas Dobradas;
  • Fluxo de Caixa: método direto e indireto.
  • Análise das Demonstrações Financeiras:
  • Análise Horizontal e Vertical;
  • Índices de Liquidez;
  • Índices de Atividade;
  • Índices de Endividamento;
  • Índices de Rentabilidade;
  • Análise DuPont;
  • Índices de Valor de Mercado.

 

6. Bibliografia:

  • Básica

CHING, H.Y. et al. Contabilidade e Finanças para não especialistas. 3ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010. ISBN: 9788576058083. (recurso online) (BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0)

MARION, José Carlos; CARDOSO, Adalberto; RIOS, Ricardo Pereira. Contabilidade para Executivos.  São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597022629. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

WARREN, Carl S.; REEVE, James M., DUCHAC, Jonathan E.; PADOVEZE, Clóvis L.  Fundamentos de Contabilidade – Princípios.  São Paulo: Cengage Learning, 2018. ISBN: 9780324366006. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

  • Complementar: 

GITMAN, Lawrence J.  Princípios de Administração Financeira.  12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010. ISBN: 9788576053323. (recurso online) (BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0)

MARION, José Carlos; RIOS, Ricardo Pereira.  Contabilidade Avançada.  2ª ed. São Paulo: Atlas, 2020. ISBN: 9788597012439. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

MARTINS, Eliseu; IUDÍCIBUS, Sérgio; SANTOS, Ariovaldo; GELBCKE, Ernesto Rubens.  Manual de Contabilidade Societária.  3ª ed. São Paulo: Atlas, 2018. ISBN: 9788597016154. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

 

1. Nomedo componente curricular: Gestão da Estrutura de Capital

2. Cargahorária: 32 h/a

3. Ementa: A disciplina busca mostrar ao aluno os diversos instrumentos de financiamento, de curto e longo prazo, de modo a perseguir o objetivo da empresa. Para tanto, serão abordados os impactos de diferentes políticas de financiamento no desempenho econômico-financeiro da empresa.

4. Objetivo: Capacitar o aluno a identificar riscos e oportunidades ligados a como a empresa está sendo financiada e a propor melhorias.

5. Conteúdo Programático:

  1. Objetivo da Empresa e as Decisões de Financiamento

Curto Prazo

  1. Componentes do Capital de Giro
  2. Análise do Capital Giro
  3. Efeito Tesoura (Overtrade)
  4. Principais instrumentos de financiamento de curto prazo

Longo Prazo

  1. Principais instrumentos de financiamento de longo prazo
  2. Custo médio ponderado de capital (WACC)
  3. Alavancagem: risco e valor
  4. Políticas de dividendos

6. Bibliografia:

Básica:

ASSAF NETO, Alexandre; SILVA, César Augusto Tibúrcio.  Administração do capital de giro.  São Paulo, Atlas. 4ª edição, 2012. ISBN: 9788522467310 (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

BREALEY, Richard A.; MYERS, Stewart C.; ALLEN, Franklin.  Princípios de Finanças Corporativas.  12ª edição. Porto Alegres, AMGH, 2018. ISBN: 9788580556117. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey; LAMB, Roberto. Administração Financeira. 10ª edição. Porto Alegre, AMGH, 2015. ISBN: 9788580554328. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

Complementar:

BRIGHAM, Eugene F. Administração financeira: teoria e prática. 3. São Paulo Cengage Learning 2016 ISBN: 9788522124008. [Minha Biblioteca] (recurso online)

GITMAN, Lawrence J.; Madura, Jeff.  Administração Financeira: uma abordagem gerencial. Editora Pearson 678. ISBN: 9788588639089. (recurso online) (BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0)

OLIVEIRA, Virgínia Izabel de. Gestão de riscos no mercado financeiro. São Paulo Saraiva 2018 ISBN: 9788547233037. [Minha Biblioteca] (recurso online)

 

1. Nome do componente curricular:Valuation

2. Carga Horária: 32 h/a

3. Ementa: Conceituar e apresentar os principais modelos de valuation e suas principais etapas de avaliação e demais conceitos instrumentais relacionados ao tema.

4. Objetivo: Habilitar o estudante para, ao final da disciplina, poder aplicar os principais modelos financeiros de avaliação (valuation) de ativos e empreendimentos, com foco principal em empresas, com o objetivo de assessorar os tomadores decisões em situações de análise de viabilidade de novo investimentos, captação de recursos, fusões e aquisições.

5. Conteúdo Programático:

  • Fundamentos de avaliação: Métodos de avaliação e expectativas de valor.
  • Ciclo de vida e avaliação. Avaliação pelo método do fluxo de caixa descontado.
  • Sinergia e criação de valor em processos de fusões & aquisições.
  • Aspectos conjunturais e microeconômicos.
    1. Impacto da Inflação, câmbio e valor.
    2. O custo de capital de taxa de desconto.
  • Outros métodos de avaliação.
    1. O valor patrimonial das empresas.
    2. Avaliação relativa ou avaliação por múltiplos.
  • Determinação do valor do controle.
  • Relação do valuation sob a ótica dos fundos de private equity.

6. Bibliografia:

  • Básica:

ASSAF NETO, Alexandre.  Valuation: métricas de valor e avaliação de empresas: medidas de criação de valor, gestão baseada em valor, avaliação de empresas.  3. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. ISBN: 9788597022742. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

DAMODARAN, Aswath.  Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações.  Rio de Janeiro: LTC, 2012 ISBN: 9788521628033. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

SERRA, Ricardo Goulart.  Valuation: guia fundamental e modelagem em Excel®.  Rio de Janeiro: Atlas, 2019. ISBN: 9788597022599. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

  • Complementar:

ASSAF NETO, Alexandre.  Finanças corporativas e valor.  7. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN: 9788522490912. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

BRIGHAM, Eugene F.  Administração financeira: teoria e prática. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN: 9788522124008. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

COPELAND, Tom; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack.  Avaliação de empresas valuation: calculando e gerenciando o valor das empresas.  3. ed. São Paulo: Makron Books, 2013. xiv, 499 p. ISBN: 8534613613.

MARTELANC, Roy; PASIN, Rodrigo Maimone; CAVALCANTE, Francisco.  Avaliação de Empresa: um guia para fusões e aquisições e private equity.  São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. ISBN: 9788576053712. (recurso online) (BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0)

PALEPU, Krishna G.  Análise e avaliação de empresas: decisões e valuation usando demonstrativos financeiros. São Paulo: Cengage Learning, 2018. ISBN: 9788522126804. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

SANTOS, José Odalio dos.  Valuation: um guia prático.  2. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN: 9788553131235. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

1. Nomedo componente curricular: Business Game aplicado à Gestão Financeira

2. CargaHorária: 32 h/a

3. EmentaBusiness Game que proporciona uma visão sistêmica do gerenciamento de variáveis de decisão, com foco em resultados financeiros e geração de valor.

4. Objetivo: Compreender o funcionamento de uma empresa de forma integrada, com os impactos das ações estratégicas e operacionais implementadas sobre os demonstrativos financeiros, permeando o entendimento prático do conceito de criação de valor nas empresas, assim como avalição de projeções de cenários e seus reflexos sobre o desempenho da empresa.

5. Conteúdo Programático:

 (i) Prática com uso de Business Game

  •  blog, relatórios, gráficos, funções de planejamento e projeção integradas na ferramenta

(ii) Trabalhos e Relatórios

  • Executive Briefing,
  • Negociações entre Equipes,
  • Relatórios de Desempenho e Alinhamento Estratégico,
  • Relatório Final Individual de Desempenho no Business Game

(iii) Exercícios:

  • Exercício de Contabilidade,
  • Exercício de Custos,
  • Exercício de EVA,
  • Exercício de Valuation,
  • Exercício de Projeção e KPIs
     

6. Bibliografia

  • Básica:

COPELAND, Tom; KOLLER, Tim; MURRIN, Jack.  Avaliação de empresas valuation: calculando e gerenciando o valor das empresas.  3. ed. São Paulo: Makron Books, 2013. xiv, 499 p. ISBN: 8534613613.

MARION, José Carlos; CARDOSO, Adalberto; RIOS, Ricardo Pereira. Contabilidade para Executivos.  São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597022629. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

MARTELANC, Roy; PASIN, Rodrigo Maimone; CAVALCANTE, Francisco.  Avaliação de Empresa: um guia para fusões e aquisições e private equity.  São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. ISBN: 9788576053712. (recurso online) (BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0)

  • Complementar: 

ASSAF NETO, Alexandre.  Finanças corporativas e valor.  7. São Paulo: Atlas, 2014. ISBN: 9788522490912. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

ASSAF NETO, Alexandre.  Valuation: métricas de valor e avaliação de empresas: medidas de criação de valor, gestão baseada em valor, avaliação de empresas.  3. Rio de Janeiro: Atlas, 2019. ISBN: 9788597022742. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

BRIGHAM, Eugene F.  Administração financeira: teoria e prática. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN: 9788522124008. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

GITMAN, Lawrence J.  Princípios de Administração Financeira.  12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010. ISBN: 9788576053323. (recurso online) (BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0)

PALEPU, Krishna G.  Análise e avaliação de empresas: decisões e valuation usando demonstrativos financeiros. São Paulo: Cengage Learning, 2018. ISBN: 9788522126804. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

SANTOS, José Odalio dos.  Valuation: um guia prático.  2. São Paulo: Saraiva, 2018. ISBN: 9788553131235. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

 

  1. Nome do Componente Curricular: Estratégia Empresarial
  2. Carga Horária: 32h/aula
  3. Ementa:  Estudo de estratégias competitivas empresariais por meio da análise do ambiente de negócios e aplicação de ferramentas estratégicas que auxiliem o gestor no processo do pensamento estratégico, gestão, planejamento, tomada de decisões e ações estratégicas.
  4. Objetivo: Capacitar o aluno a desenvolver visão estratégica para atuar em um mercado competitivo, aplicando ferramentas para análise de cenários, perspectivas, formulação e implementação de estratégias empresariais.
  5. Conteúdo Programático:
    INTRODUÇÃO
  • Conceitos iniciais em estratégia empresarial;
  • Mercado e cenário competitivo atual;
  • O gestor estratégico;
  • Tendências estratégicas para o futuro dos negócios.

    ESTRATÉGIA & COMPETITIVIDADE
  • Vantagem competitiva, valor, desempenho;
  • Dinâmica competitiva e comportamento competitivo;
  • Estratégias competitivas genéricas;
  • 5Ps da estratégia (Mintzberg).
     
  • AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA
  • Análise do ambiente externo;
  • Análise do ambiente interno;
  • Ferramentas: SWOT, VRIO, 5 forças de Porter.

    ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO & INOVAÇÃO
  • Matriz de mercado x produto (Ansoff);
  • Estratégias de coopetição;
  • Fusões e aquisições, alianças estratégicas, internacionalização;
  • Inovação como estratégia de crescimento.

​​​​​​​6. Bibliografia:

  • Básica:
  • BARNEY, J. B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 5ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2017.
  • HITT, M. A; IRELAND, R.D; HOSKISSON, R.E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 4ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
  • MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • Complementar:
  • BESANKO, D. et al. A economia da estratégia. 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2018.
  • JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Fundamentos de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • LACERDA, D.P. et al. Estratégia baseada em recursos: 15 artigos clássicos para sustentar vantagens competitivas. Bookman Editora, 2014.
  • MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari da estratégia:   um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • PROENÇA, A. et al. Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.
  • Bases de Dados:

 

 

  1. Nome do Componente Curricular: Gestão Ágil e Projetos
  2. Carga Horária: 32 h/a
  3. Ementa: Apresentar as práticas emergentes de gerenciamento de projetos diante do planejamento, execução e controle, sobre as perspectivas ágil e preditiva, abrangendo os âmbitos, organizacional, interpessoal e de desempenho operacional. Compreender os conceitos relacionados à avaliação econômico-financeira de projetos, gerenciamento de produtos e processo de tomada de decisão.
  4. Objetivo: Capacitar o participante por meio de metodologias ágeis e melhores práticas do gerenciamento de projetos, tendo foco no planejamento, atendimento das necessidades organizacionais e entregas de produtos, serviços e resultados.
  5. Conteúdo Programático:

GESTÃO PREDITIVA DE PROJETOS

  • Conceitos – projetos, programas, portfólio;
  • Estruturas organizacionais e Papeis em Gerenciamento de Projetos;
  • Ciclos de Vida de Projeto e Tipos de Ciclo de Vida;
  • Gestão Tradicional/Preditiva de Projetos - Grupo de Processos e Áreas de Conhecimento (tripla restrição);
  • Gestão de incertezas do projeto;
  • Lições aprendidas adquiridas no projeto;
  • Ferramentas para gestão de projetos.

GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS

  • Manifesto Ágil;
  • Metodologias Ágeis: Scrum e Kanban;
  • Cerimônias e eventos ágeis;
  • Gestão do produto: Product Backlog, design sprint e Minimum Viable Product (MVP);
  • Estimativas de dimensionamento do trabalho;
  • Métricas de acompanhamento;
  • Ferramentas para gestão ágil.

 

6. Bibliografia:

  • Básica
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia ágil. Newton Square: Project Management Institute, c2017. vii, 167 p. ISBN 9781628254150.
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 6. ed. Newton Square: Project Management Institute, c2017. xxix, 755 p. ISBN 9781628251920.
  • SCHWABER, K; SUTHERLAND, J. The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game. The Scrum Guide, 2017.
          
  • Complementar:
  • KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. viii, 821 p. ISBN 9788536306186
  • MASSARI, V. Gerenciamento ágil de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2014
  • SUTHERLAND, Jeffrey Victor; SUTHERLAND, J. J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo . Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 256 p. ISBN 9788543107165 (Broch.).
  • VARGAS, R. Gerenciamento de projetos, 9º ed. São Paulo: Brasport, 2018
     
  • Bases de Dados:
  • www.mackenzie.br/biblioteca/
  • pergamum.mackenzie.br/biblioteca/index.php
  1. Nome do Componente Curricular: Liderança e equipe de alta performance
  2. Carga Horária:  32 h
  3. Ementa:  Esta disciplina abordará as competências “hard skills” e “soft skills” da liderança de equipes de alta performance, proporcionado que os participantes compreendam sua própria liderança; sua capacidade sócia comportamental e aumente a sua capacidade de: influenciar, servir, se comunicar através da influência de modelos atuais e práticos.
    Objetivo: O aluno será capaz de se reconhecer enquanto líder e de usar seus talentos e suas competências na sua melhor versão de si mesmo, considerando as competências, habilidades e atitudes necessárias para uma atuação estratégica e humanizada.
     
  4. Conteúdo Programático:
  • Conceitos de Liderança – Evolução histórica.
  • Características, definições e competências do novo líder.
  • Atitudes éticas na liderança (inventário de valores dos líderes)
  • Janela de JOHARI: O líder situacional a partir da sua liderança
  • Estilos de líderes e hábitos eficazes da liderança assertiva.
  • Modelos de liderança, pontos positivos e negativos de cada uma. (Apresentação de líderes contemporâneos)
  • Tratamento diferente para pessoas diferentes – (Liderança situacional)
  • Desenvolvimento, Criação, Aplicação de times de Alta performance (Modelo de Tuckman  e Os cinco desafios das equipes)
  • Pilares para acompanhamento de um time de alta performance
  • O modelo de liderança situacional e a importância do autodesenvolvimento.
  • Liderança transformacional e novos mindsets de trabalho colaborativo
  • Liderança no Século XXI, tempo de mudanças e transformações na Sociedade do conhecimento.
  • Passos importantes para o alcance da excelência na liderança.
  • O relacionamento do líder com seu grupo e o bom desempenho do papel.
  • Aspectos relevantes na construção de um grupo em equipe de trabalho, principais desafios dos líderes e das equipes.

    5. Bibliografia:
    • Básica:

BLANCHARD, K. Liderança de alto nível: como criar e liderar organizações de alto desempenho. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

JUCÁ, FERNANDO e Cols. Academia de liderança: Como desenvolver sua capacidade de liderar, 7 Mares, 2013. (Livro Digital).

SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. Rio de Janeiro Atlas 2009. (Livro Digital)

    • Complementar:

CHARAN, Ram; DROTTER, Stephen; NOEL, James. Pipeline de Liderança: O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo. Trad. Cristina Yamagami. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

LENCIONI, Patrick M. Os 5 desafios das equipes: uma fábula sobre liderança. Elsevier Brasil, 2009.

ROBBINS, Stephen P.; Judge, Tim; Sobral, Filipe. Comportamento Organizacional - 14 ª edição, Editora Pearson, 2010. (Livro Digital)

SINEK, Simon. Por quê? : Como grandes líderes inspiram ação. Trad. Silvio Floreal de Jesus Antunha. São Paulo: Saraiva, 2012.

1. Nomedo componente curricular: Business Game aplicado à Gestão de Projetos

2. CargaHorária: 32 h/a

3. EmentaBusiness Game, por meio do qualos participantes vivenciarão de forma realística o desafio de planejar e gerenciar projetos. Tal como acontece na vida real, os participantes deverão estar atentos ao escopo, prazos, custos e riscos, qualidade e stakeholders do projeto, o que demandará decisões rápidas e de maneira alinhada à estratégia do negócio

4. Objetivo: Desenvolvimento de conhecimentos, técnicas e habilidades requeridos para a gestão de projetos em ambientes corporativos, permeados pelas metodologias ágeis, tendo como instrumento pedagógico, a aplicação de um software simulador (business game).

5. Conteúdo Programático:

  • Fundamentos sobre projetos, programas e portfólio; distinção entre projetos e operações; gestão de projetos, ciclo de vida de um projeto e suas fases típicas; partes interessadas e o papel do gerente de projetos
  • Projetos como viabilizadores de estratégias organizacionais
  • Manifesto Ágil: o começo de tudo
  • Princípios dos métodos ágeis
  • Scrum: breve histórico, visão geral, cerimônias (Sprint Planning, Daily Scrum, Sprint Review e Sprint Retrospective), papéis (Product Owner, Scrum Master, DevTeam e Stakeholders), artefatos (Product Backlog, Sprint Goal e Sprint Backlog) e processo de trabalho
  • Métodos tradicionais X Métodos Ágeis

6. Bibliografia

  • Básica
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia ágil. Newton Square: Project Management Institute, c2017. vii, 167 p. ISBN 9781628254150.
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 6. ed. Newton Square: Project Management Institute, c2017. xxix, 755 p. ISBN 9781628251920.
  • SCHWABER, K; SUTHERLAND, J. The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game. The Scrum Guide, 2017.          
     
  • Complementar:
  • KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. viii, 821 p. ISBN 9788536306186
  • MASSARI, V. Gerenciamento ágil de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2014
  • SUTHERLAND, Jeffrey Victor; SUTHERLAND, J. J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo . Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 256 p. ISBN 9788543107165 (Broch.).
  • VARGAS, R. Gerenciamento de projetos, 9º ed. São Paulo: Brasport, 2018
  • Bases de Dados:

 

  1. Nome do Componente Curricular: Tecnologias Transformadoras de Negócios
  2. Carga Horária: 32h/aula
  3. Ementa:  Conhecimento das tecnologias alinhando sua aplicação com a estratégia das organizações para gerenciamento da informação, gestão do conhecimento possibilitando analisar processos internos e externos das empresas. Abordagem estratégica da gestão de mudanças de modelos de negócios por meio de um processo de inovação e da implementação de tecnologias digitais.
  4. Objetivo: Habilitar o aluno a compreender e desenhar um plano de gestão das tecnologias e acompanhar sua implementação e operação alinhada com as definições do planejamento estratégico da organização.
  5. Conteúdo Programático:
    Gestão estratégica da tecnologia da informação
  • Gestão e Tecnologia da Informação na administração;
  • Gestão Estratégica da Informação com análise de riscos;
  • Gestão do Conhecimento;
  • Visão do Conceito ITIL – Gestão de Mudanças
  • A Gestão da Informação como instrumento para entender o cliente, o mercado, a empresa e as pessoas;
  • Os processos informacionais, política da informação, projetos (abordagem dos métodos ágeis)
  • Segurança da Informação e Políticas de Acesso e Segurança
  • Conhecimento das Leis de Segurança e Política de Privacidade de Dados (LGPD)

    Sistemas, softwares e aplicativos de apoio à gestão
  • Enterprise Resource Planning (ERP);
  • Customer Relationship Management (CRM);
  • Inteligência de Negócios - Business Intelligence (BI)
  • eCommerce, eBanking, eBusiness, eLearning;
  • Sistemas de apoio (Logística, Marketing, etc.)
  • Sistemas de Comunicação Interna – Intranet
  • Softwares e aplicativos direcionados a agilidade administrativa - ferramentas colaborativas

    Infraestrutura de TI – Operação da Melhoria contínua
  • Visão geral da Infraestrutura;
  • Edge e cloud computing;
  • Monitoramento da Rede;
  • Análise de Contingências;
  • A importância do Backup e Segurança dos Dados.

    Tecnologias transformadoras
  • O uso de tecnologias transformadoras no negócio: Big Data, Internet das coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados.

 

6. Bibliografia:

    • Básica:
  • TURBAN, E., VOLONINO, L. Tecnologia da Informação para Gestão: em busca de um melhor desempenho estratégico e operacional. Bookman, 2013.
  • O'BRIEN, James A.; MARAKAS, George M. Administração de sistemas de informação. 15. ed. São Paulo: McGraw-Hill, Bookman, 2013.
  • TURBAN, Efraim. Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookman, 2011.
    • Complementar:
  • AMARAL, Fernando. Introdução à ciência de dados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
  • ARMSTRONG, P. Dominando as tecnologias disruptivas. Ed. Autêntica Business, 2019
  • BNDES. Relatório 9 - Relatório Plano de Ação. Disponível em: www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/d22e7598-55f5-4ed5-b9e5-543d1e5c6dec/produto-9A-relatorio-final-estudo-de-iot.pdf
  • DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  • FACELI, K.; LORENA, A.C.; GAMA, J.; CARVALHO, A.C.P.L.F. Inteligência Artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. LTC, 2011.
  • AWCETT, Tom. PROVOST, Foster. Data Science para Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
  • GRUS, Joel. Data Science do Zero. Alta Books, 2016.
  • REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de Sistemas de Informação. Editora Atlas, 2008.
  • ROGERS, David L. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2017.
  • ROSA, J. L. G. Fundamentos da Inteligência Artificial, LTC, 2011.
  • RUSSEL, S.; Norvig, P. Inteligência Artificial, Ed. Campus, 2003.
  • SÁTYRO, Walter Cardoso et. al. Indústria 4.0: Conceitos e fundamentos. Editora Blucher, 2019.
  • SCHWAB, Klaus. Aplicando a Quarta Revolução Industrial. Editora Edipro, 2018.
  • SIGGELKOW, N., TERWIESCH, C. Estratégia conectada. Ed. Benvirá, 2020.
  • SINCLER, B. IoT: como usar a "internet das coisas" para alavancar seus negócios. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2018.

 

  1. Nome do Componente Curricular: Inovação, Empreendedorismo e Novos Negócios
  2. Carga Horária: 32 horas
  3. Ementa: Introdução e consolidação dos principais elementos do empreendedorismo como ciência e o papel da inovação como peça chave para criação de valor. Apresentação da figura do empreendedor, do intraempreendedor e da criatividade no desenvolvimento e aplicação de ações inovativas, bem como os aspectos do empreendedorismo social. Análise de oportunidades de geração de valor e aplicação prática de modelos usados na criação de novos projetos ou novos negócios.
  4. Objetivo: Abordagem de elementos estratégicos e táticos, a disciplina de Inovação, Empreendedorismo e Novos Negócios tem como objetivos centrais apresentar o papel e a importância do empreendedorismo no ambiente de negócios contemporâneo bem como os principais elementos e habilidades profissionais necessários para a identificação de oportunidades de criação de valor com base na inovação, seja na empresa em que trabalha ou pela abertura de novos negócios. Para tanto, serão abordados temas referentes a geração e aplicação de novas ideias, características e comportamentos do empreendedor e do intraempreendedor, empreendedorismo social e o uso prático de modelos de desenvolvimento de novos projetos ou negócios.”
  5. Conteúdo Programático:

I – Inovação e Empreendedorismo

  • Fundamentos do empreendedorismo;
  • A inovação e seu papel na geração de valor;

II – O empreendedor e o Intraempreendedor

  • A figura do empreendedor;
  • As 10 características e comportamentos empreendedores (CCEs);
  • Fundamentos do Empreendedorismo Corporativo (Intraempreendedorismo): como empreender na empresa em que trabalha;

III – Empreendedorismo Social

  • Sustentabilidade empresarial;
  • Modelos de negócios sustentáveis;

IV – Empreendedorismo na Prática

  • Investidor anjo, venture capital, crowdfunding, pitch de negócios;
  • Principais modelos utilizados no desenvolvimento de novos negócios: Lean Startup, Business Model Generation e o uso do Modelo Canvas;
  • Proposta de valor:  Design Thinking, mapa de empatia, criação de persona e o storytelling;
  • Aplicação prática do Business Model Generation para o desenvolvimento de novos projetos ou abertura de negócios: análise e segmentação de mercado, ROI, portfólio de produtos/serviços e geração de receitas, canais de marketing.

    6. 
    Bibliografia:
  • Básica:
  • BESSANT, John et al. Inovação e Empreendedorismo. São Paulo, Bookman, 2009.
  • BARON, Robert; SHANE Scott.A. Empreendedorismo: uma Visão de Processo. São Paulo: Thomson Learning, 2014.
  • OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
  • DORNELAS, José. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios. Rio de Janeiro Campus, 2014.
  • DORNELAS, José. Empreendedorismo Coorporativo. 3ed. LTC
  • SILVA, R. S et al. Empreendedorismo social. São Paulo: Grupo A, 2019. 9788533500204.
  • Complementar:
  • BIAGIO, Luiz Arnaldo. Plano de Negócios. São Paulo, Manole, 2005.
  • DEGEN, Ronald J. O Empreendedor – Empreender como opção de carreira. São Paulo, Prentice Hall, 2009.
  • MARTINS, Leandro G. Monte seu próprio negócio. São Paulo, Digerati Books, 2007.
  • REIS, Erik. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012. Acesso: • http://s-inova.ucdb.br/wp-content/uploads/biblioteca/a-startup-enxutaeric-ries-livro-completo.pdf
  • Bases de Dados:

 

  1. Nome do Componente Curricular: Gestão Estratégica de Marketing em ambientes digitais
  2. Carga Horária: 32 horas-aula
  3. Ementa:  Conceituação de marketing em ambientes digitais, presença digital, sites, comércio eletrônico, market places, aplicativos e palataformas, divulgação via redes sociais; as especificidades do ambiente digital e as possibilidades das estratégias e análise de dados.
  4. Objetivo: Propiciar o conhecimento direcionado à gestão de produtos, marcas e preços no ambiente digital e entender a aplicação das estratégias de distribuição, vendas e comunicação no ambiente digital e suas possibilidades.
  5. Conteúdo Programático:
    • Especificidades das ações de marketing no ambiente digital
    • Presença digital, User Experience e Omnichanel
    • Inbound & Outbound Marketing
    • E-commerce, Mobile Commerce e Customer Journey
    • Marketplaces e Redes Sociais
    • Métricas em marketing digital
    • Transformação digital e plataformas digitais
    • Data Analysis aplicado ao marketing
    • Especificidades das ações de marketing no ambiente digital
  6. Bibliografia:
    • Básica:

HOLLOMAN, C. O MBA das mídias sociais: a sua vantagem competitiva no desenvolvimento e implementação das estratégias de mídias sociais. São Paulo: Nobel, 2014.

STRAUSS, J.; FROST, R. E-marketing. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

TURCHI, S. R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. São Paulo: Atlas, 2019.

    • Complementar:

DEITEL, H.M.; DEITEL, P.J.; STEINBUHLER, K. E-business e e-commerce para administradores. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2004.

TELLES, A. A revolução das mídias sociais: estratégias de marketing digital para você e sua empresa terem sucesso nas mídias sociais. São Paulo: M. Books do Brasil, 2010.

TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2011.

TURBAN, E. Business intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookman, 2009.

WRIGHT, J. Blog marketing: a nova e revolucionária maneira de aumentar vendas, estabelecer sua marca e alcançar resultados excepcionais. São Paulo: M. Books do Brasil, 2008.

  1. Componente Curricular: Business Game Aplicado à Gestão de Empresas
  2. Carga Horária: 32 horas
  3. Ementa: O componente trata de negócios e decisões empresariais, de forma ampla, apoiado em um software/simulador convergente com realidade e as práticas contemporâneas de gestão executiva, considerando os vetores ambientais de mercado e os fatores internos da organização.
  4. Objetivo: Desenvolver competências em gestão de empresas, integrando conceitos e práticas com uso de Business Game, produzindo experiência de forma acelerada, com alta qualidade e em linha com o que se espera de um executivo contemporâneo.
  5. ConteúdoProgramático:
    • Compreensão do funcionamento de uma empresa de forma integrada: sua estratégia, operações e resultados
    • Avaliação do desempenho de um business pelo entendimento do seu contexto (mercado, consumidores, tendências, tecnologia, processos, produtos, concorrência, logística, fatores críticos de sucesso e indicadores chave de performance e desempenho financeiro)
    • Conhecimento sobre como uma empresa deve ser alinhada estrategicamente (missão, modelo de negócios, fatores críticos de sucesso, metas, KPIs)
    • Projeção do desempenho futuro do negócio
    • Análises de mercado e concorrência
    • Avaliação de Indicadores de desempenho e métricas que avaliam a performance
    • Análise de Relatórios financeiros (demonstrativos contábeis e financeiros, projeções proforma, índices financeiros e operacionais)
    • Análise de Relatórios: Executive Briefing, Tactical Plan, Business Plan, Pitch Deck, Valuation, Leitura de Textos sobre Conceitos, Relatórios de Controle de Desempenho e Alinhamento Estratégico (KPIs), Relatório Final Individual de Desempenho no Business Game
       
  6.  Bibliografia:
  • Básica:

ASSAF NETO, Alexandre; SILVA, César Augusto Tibúrcio.  Administração do capital de giro.  São Paulo, Atlas. 4ª edição, 2012. ISBN: 9788522467310 (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

BARNEY, J. B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 5ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2017.

GITMAN, Lawrence J.  Princípios de Administração Financeira.  12ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2010. ISBN: 9788576053323. (recurso online) (BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0)

BARNEY, J. B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva.

  • Complementar:

BESANKO, D. et al. A economia da estratégia. 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2018.

BIAGIO, Luiz Arnaldo. Plano de Negócios. São Paulo, Manole, 2005.

BRIGHAM, Eugene F. Administração financeira: teoria e prática. 3. São Paulo Cengage Learning 2016 ISBN: 9788522124008. [Minha Biblioteca] (recurso online).

TURBAN, E. Business intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookman, 2009.

MARION, José Carlos; CARDOSO, Adalberto; RIOS, Ricardo Pereira. Contabilidade para Executivos.  São Paulo: Atlas, 2019. ISBN: 9788597022629. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

 

1. Componente Curricular: Aplicação de Conhecimento

2. Carga Horária: 48 horas/aula na modalidade EAD

3.Ementa: A disciplina promove o desenvolvimento do Trabalho de Aplicação de Conhecimento, com base no método prático e aplicado, o qual direciona o aluno para a resolução de um desafio ou problema real vivenciado por uma determinada organização, utilizando os conceitos e práticas abordados ao longo do curso.

4.Objetivo: Capacitar o participante para investigar, analisar e compreender as causas e as implicações dos desafios organizacionais; e com base no diagnóstico e na pesquisa bibliográfica, propor soluções e ações detalhadas, visando à resolução de problemas ou oportunidades reais e pontuais enfrentadas por uma determinada organização  

5.ConteúdoProgramático:

  1. Definição do problema/oportunidade/desafio organizacional a ser resolvido;
  2. Descrição das características gerais da empresa: histórico no mercado de atuação, ramo de atividade, controle societário, produtos e serviços, perfis de clientes e fornecedores, regiões de atuação, quantidade de funcionários e porte econômico;
  3. Diagnóstico das origens e implicações do desafio a ser resolvido;
  4. Pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados com o desafio organizacional;
  5. Proposição de soluções e ações detalhadas para a resolução do desafio. 


6. Bibliografia:

Básica:
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 312 p.
MARCONDES, Reynaldo C.; MIGUEL, Lilian A. P.; FRANKLIN, Marcos A.; PEREZ, Gilberto. Metodologia para trabalhos práticos e aplicados - Administração e Contabilidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017. E-book.
SAMPIERI, Roberto HERNÁNDEZ; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, Pilar. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

Complementar:
BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R; SILVA, A. B. da (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigma, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
HAIR, Joseph F.; BABIN, Barry, MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. São Paulo: Atlas, 2013. 
ISKANDAR, J. I. Normas da ABNT comentadas para trabalhos científicos.  5ª. ed. Curitiba: Juruá, 2015.