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Matriz Curricular

  1. Nome do Componente Curricular: Estratégia Empresarial
  2. Carga Horária: 32h/aula
  3. Ementa:  Estudo de estratégias competitivas empresariais por meio da análise do ambiente de negócios e aplicação de ferramentas estratégicas que auxiliem o gestor no processo do pensamento estratégico, gestão, planejamento, tomada de decisões e ações estratégicas.
  4. Objetivo: Capacitar o aluno a desenvolver visão estratégica para atuar em um mercado competitivo, aplicando ferramentas para análise de cenários, perspectivas, formulação e implementação de estratégias empresariais.
     
  5. Conteúdo Programático:

    INTRODUÇÃO
  • Conceitos iniciais em estratégia empresarial;
  • Mercado e cenário competitivo atual;
  • O gestor estratégico;
  • Tendências estratégicas para o futuro dos negócios.
  • ESTRATÉGIA & COMPETITIVIDADE
  • Vantagem competitiva, valor, desempenho;
  • Dinâmica competitiva e comportamento competitivo;
  • Estratégias competitivas genéricas;
  • 5Ps da estratégia (Mintzberg).

    AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA
  • Análise do ambiente externo;
  • Análise do ambiente interno;
  • Ferramentas: SWOT, VRIO, 5 forças de Porter.

    ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO & INOVAÇÃO
  • Matriz de mercado x produto (Ansoff);
  • Estratégias de coopetição;
  • Fusões e aquisições, alianças estratégicas, internacionalização;
  • Inovação como estratégia de crescimento.

    6. Bibliografia:
  • Básica:
  • BARNEY, J. B.; HESTERLY, W.S. Administração estratégica e vantagem competitiva. 5ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2017.
  • HITT, M. A; IRELAND, R.D; HOSKISSON, R.E. Administração estratégica: competitividade e globalização: conceitos. 4ª edição. São Paulo: Cengage Learning, 2019.
  • MINTZBERG, H. et al. O processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • Complementar:
  • BESANKO, D. et al. A economia da estratégia. 5ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2018.
  • JOHNSON, G.; SCHOLES, K.; WHITTINGTON, R. Fundamentos de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • LACERDA, D.P. et al. Estratégia baseada em recursos: 15 artigos clássicos para sustentar vantagens competitivas. Bookman Editora, 2014.
  • MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safari da estratégia:   um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2010.
  • PROENÇA, A. et al. Gestão da inovação e competitividade no Brasil: da teoria para a prática. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.
  • Bases de Dados:
  1. Nome do Componente Curricular: Finanças Corporativas
  2. Carga Horária: 32h/aula
  3. Ementa:  Apresentação dos fundamentos e conceitos teóricos de finanças corporativas e respectivas correlações à aplicação prática no ambiente corporativo, dos principais modelos, ferramentas e técnicas de estudos financeiros utilizados nos processos de análise e tomada de decisões relacionadas acapitação e aplicação de recursos, visando a maximização da criação de valor da empresa e a gestão dos riscos financeiros existentes.
  4. Objetivo: Capacitar o aluno participante a interpretar as questões atuais em finanças corporativas e seu relacionamento com as demais atividades da empresa, no sentido de gerar valor para o negócio e perpetuidade para organizações em diversos estágios de evolução; desde startups, pequenas e médias empresas, até empresas de grande porte.
     
  5. Conteúdo Programático:
  • O valor do dinheiro no tempo e os princípios matemáticos e estatísticos aplicados às finanças corporativas;
  • Fundamentos de finanças corporativas (princípios do investimento, do financiamento e dos dividendos);
  • Interpretação e análise das demonstrações financeiras e contábeis e a estrutura de capital das empresas;
  • Avaliação de ativos de renda fixa (títulos de dívida) e renda variável (ações);
  • Decisões sobre investimento, financiamento (estrutura de capital, alternativas e mix de financiamentos) e política de dividendos;
  • Análise de investimento: payback, payback descontando, valor presente líquido e taxa interna de retorno.

    6. Bibliografia:
  • Básica:
  • ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
  • DAMODARAN, Aswath. Finanças corporativas: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 796 p. ISBN 8536304022.
  • ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFRE, Jeffrey F. Administração Financeira: Corporate Finance. 10. Ed. São Paulo: Atlas, 2015.
  • Complementar:
  • BREALEY, Richard. Princípios de finanças corporativas. 12. Porto Alegre AMGH 2018 1 recurso online ISBN 9788580556117.
  • BRIGHAM, Eugene F. e WESTON, FRED J. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. Makron Books, 2000.
  • GAPENSKI, Louis C. e BRIGHAM, Eugene F. Administração Financeira – Teoria e Prática. Editora Atlas, 2001.
  • GITMAN, Lawrence J. Princípios de Administração Financeira. Harbra, 2002.
  • Bases de Dados: 

 

  1. Nome do Componente Curricular:Desenvolvimento do Capital Humano
  2. Carga Horária: 32h/aula
  3. Ementa:  Conhecimento das competências organizacionais e individuais fundamentais ao exercício da liderança, bem como ferramentas para o desenvolvimento de Soft Skills com foco na gestão e desenvolvimento do capital humano nas empresas. Aplicação dos conceitos de gestão humanizada visando à elaboração de um programa para a identificação e desenvolvimento da liderança e de equipes de alta performance, mantendo a competitividade organizacional dentro do atual contexto corporativo mundial, através da discussão de novas formas de pensar e atuar na gestão empresarial, com a integração de trabalho colaborativo e integrador entre gerações distintas. Analisar e discutir os processos sucessórios, o desenvolvimento da gestão interdisciplinar e da gestão virtual.
  4. Objetivo: Capacitar o participante a analisar e desenvolver modelos de gestão estratégica de pessoas integrados ao negócio, identificando e desenvolvendo competências fundamentais ao exercício da liderança e desenvolvimento do capital humano, além de examinar e atuar atentamente sobre situações voltadas ao comportamento humano e social nas organizações, objetivando a excelência de gestão.
     
  5. Conteúdo Programático:

    Estrutura da área de Gestão de Pessoas, Gestão por competências. 
  • Características do mundo contemporâneo, a ambiência competitiva e o fator humano nas organizações;
  • Competências organizacionais e individuais
  • Os processos de gestão de pessoas;
  • A construção e a manutenção da gestão do fator humano.

    Modelos de liderança e Autoconhecimento
  • Técnicas de coaching e mentoring para liderança e desenvolvimento de pessoas

    Motivação e Engajamento
  • Motivação intrínseca e extrínseca
  • Os fatores humano, social e cognitivo no engajamento de equipes.

    Times de alta performance 
    Gestão interdisciplinar, Gestão Virtual, Sucessão e Carreira.

    Desenvolvimento de Soft Skills
  • Delegação, Feedback, Resiliência, Comunicação, Empatia, Inteligência Emocional e Tomada de decisão

6. Bibliografia:

  • Básica:
  • ARAÚJO, Luis César Gonçalves de. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional, edição compacta. 2. São Paulo: Atlas, 2014.
  • DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos, instrumentos e experiências. 2º ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
  • FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Qualidade de vida no trabalho - QVT: conceitos e práticas nas empresas da sociedade pós-industrial. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.
  • MASCARENHAS, André Ofenhejm. Gestão estratégica de pessoas: evolução, teoria e crítica. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
  • ROBBINS, Stephen P.; JUDGE, Timothy A. Fundamentos do comportamento organizacional. 12º ed. São Paulo: Pearson, 2014.
  • Complementar:
  • ARELANO, E.B.; CESAR, A.M.R.V.C. (Orgs.). Gestão de Pessoas nas empresas brasileiras contemporâneas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017.
  • BARBOSA, L. (Coord.). Cultura e diferença nas organizações: reflexões sobre o nós e os outros. São Paulo: Atlas, 2009.
  • BECKER, Brian E., HUSELID, Mark A., ULRICH, Dave. Gestão estratégica de pessoas com “scorecard”: interligando pessoas, estratégias e performance. (The HR Scorecard). 15ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.
  • CORAL Eliza; OGLIARI André; ABREU F. A. Gestão Integrada da Inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2009.
  • DAVEL, E.; VERGARA, S.C. Gestão com pessoas e subjetividade. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 
  • DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
  • FERREIRA, P.I. Gestão de pessoas: gestão por competências. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
  • FLEURY, Maria Tereza Leme (Coordenadora). As pessoas na organização. São Paulo Editora Gente, 2002.
  • GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Atlas, 2012.
  • GINANTE, A. Gestão de pessoas como vantagem competitiva. GV-Executivo, v. 17, n. 4, p. 25-28, Jul./Ago. 2018.
  • HANASHIRO, Darcy Mitiko Mori; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes; ZACCARELLI, Laura Menegon; GODOY, Arilda Schmidt (Orgs). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2ª ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2012.
  • MARRAS, Jean Pierre. Gestão estratégica de pessoas: conceitos e tendências. São Paulo: Saraiva, 2009.
  • OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Coaching, mentoring e counseling. 3ª ed.. Rio de Janeiro: Atlas, 2018.
  • VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 15ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.
     
  • Bases de Dados:
  • www.mackenzie.br/biblioteca/
  • pergamum.mackenzie.br/biblioteca/index.php
  1. Nome do Componente Curricular: Gestão de Marketing: Estratégias e Práticas
  2. Carga Horária: 32h/aula
  3. Ementa:  Análise mercadológica, introdução e consolidação dos conceitos do composto de marketing, bem como sua importância, papel estratégico e aplicação
  4. Objetivo:Abordando os elementos estratégicos e táticos centrais que cercam o ambiente de negócios contemporâneo, a disciplina de Gestão de Marketing: Estratégias e Práticas tem como objetivo principal fornecer uma visão sistêmica sobre como analisar o posicionamento mercadológico empresarial e as principais estratégias do composto mercadológico (os seis P s): gestão de produtos e serviços, clientes, comunicação, preço, distribuição e processos. ”
     
  5. Conteúdo Programático:

I – Introdução e análise do contexto estratégico

  • Introdução ao composto marketing (Os 6 P s);
  • O papel e aplicação do composto de marketing na estratégia central da empresa: valor, posicionamento e análise mercadológica, segmentação e pesquisa de mercado, branding;

II - Organização voltada ao cliente (Costumer Centricity)

  • Fundamentos do comportamento do consumidor
  • O comprador organizacional

III – Estratégias de marketing na prática

  • Gestão de produtos e serviços, inovação e ciclo de vida de produtos;
  • Ferramentas de comunicação integrada de marketing (CIM) tradicionais, marketing de conteúdo e mídias digitais;
  • Estratégias de precificação;
  • Estratégias de distribuição: canais de vendas físicos e digitais;
  • Sistemas de gestão de marketing: modelos, estruturas e o marketing 4.0 .

    6. Bibliografia:
  • Básica:
  • HOOLEY, Graham J.; SAUNDERS, John A.; PIERCY, Nigel F. Estratégia de marketing e posicionamento competitivo. 4.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
  • KOTLER, Philip, KELLER, Kevin, L. Administração de Marketing. 14ª ed. – São Paulo: Person Education do Brasil, 2012.
  • KOTLER, P; KELLER, K.  Marketing Essencial, 15ed. Ed Pearson. 2019.
  • MAGALHÃES, Marcos Felipe; SAMPAIO, Rafael. Planejamento de marketing: conhecer, decidir e agir. Pearson Prentice Hall, 2008.
  •  Complementar:
  • CHURCHILL JUNIOR, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.
  • COUGHLAN et al. Canais de marketing. Tradução Sonia Midori Yamamoto, Jorge Rittere. Editora Pearson Education do Brasil, 2012.
  • ELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Person prentice hall, 2007.
  • HOFFMAN, K. Douglas. Princípios de marketing de serviços. 3a ed. Brasil: Cengage Learning, 2010
  • KELLER, Kevin Lane; MACHADO, Marcos. Gestão estratégica de marcas. São Paulo: Person prentice hall, 2007.
  • KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Sextante, 2017.
  • MALHOTRA, Naresh K. Introdução à Pesquisa de Marketing: Foco na decisão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
  • NAGLE, Thomas. T; HOLDEN, Reed. K. Estratégia e tática de preços. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
  • RIES, Al; TROUT, Jack. Posicionamento: a batalha pela sua mente. São Paulo: M. Books, 2009.
  • SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. 11. Porto Alegre Bookman 2016. 
     
  • Bases de Dados:
  • www.mackenzie.br/biblioteca/
  • http://pergamum.mackenzie.br/biblioteca/index.php

 

 

  1. Nome do Componente Curricular: Direito Aplicado à Gestão de Negócios
  2. Carga Horária: 32h/a  
  3. Ementa: Tópicos aplicados à Gestão de Negócios envolvendo as temáticas de Direito Civil, Direito Empresarial, Direito do Consumidor, Direito Digital, Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Ambiental.
  4. Objetivo: Capacitar gestores e empreendedores para a utilização do direito como instrumento que aperfeiçoe o processo decisório gerencial, dando-lhes noções práticas e aplicadas sobre tópicos de direito civil, empresarial, do consumidor, digital, do trabalho, tributário e ambiental que afetam a dinâmica organizacional. 
     
  5. Conteúdo Programático:

    INTRODUÇÃO.
  • Categorias essenciais ao direito (pessoas, bens e fatos);
  • Uma visão panorâmica entre direito público e privado;
  • Conceito de obrigações e suas fontes;
  • Noções gerais do direito contratual e da responsabilidade civil.

    DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL
  • O conceito de empresa, empresário, sociedade e estabelecimento.
  • O gerenciamento do risco por meio da personificação jurídica.
  • Tipos societários.

    DIREITO CIVIL E EMPRESARIAL
  • A desconsideração da personalidade jurídica e a responsabilidade civil de sócios e administradores

    DIREITO DO CONSUMIDOR E DIGITAL
  • Noções sobre relações de consumo, responsabilidades no direito do consumidor, práticas comerciais e proteção contratual.
  • Noções gerais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018).

    DIREITO DO TRABALHO
  • Relações individuais e coletivas de trabalho.
  • Relações de trabalho e de relações de emprego. Pejotização trabalhista.
  • Contratos intermitentes.
  • Conceito de empregador, grupo econômico e sucessão trabalhista.
  • Terceirização trabalhista.

    DIREITO TRIBUTÁRIO
  • Noções básicas sobre tributos e obrigações tributárias.
  • Regimes de tributação aplicados aos negócios.
  • Tecnologia aplicada ao cumprimento das obrigações tributárias - sped e sistemas do governo para registro de operações.

    DIREITO AMBIENTAL
  • Fundamentos, princípios e a integração do direito ambiental com a atividade econômica, verificando suas aplicabilidades.


6. Bibliografia:

  • Básica
  • CAVALIERI FILHO, S. Programa de Responsabilidade Civil, 13ª edição . Grupo GEN, 2018.
  • DOWER, N.G. B. et al. Instituições de Direito Público e Privado. São Paulo: Saraiva, 2017.
  • TARTUCE, Flávio. Manual de Direito Civil - Volume Único, 10ª edição. São Paulo: Método, 2019.
  • Complementar:
  • ANTUNES, Paulo de Bessa. Direito Ambiental . Grupo GEN, 2020.
  • Bezerra Leite, Carlos H. Curso de direito do trabalho . Editora Saraiva, 2020.
  • FILOMENO, José Geraldo Brito. Curso Fundamental de Direito do Consumidor, 3ª edição . Grupo GEN, 2014.
  • MAMEDE, G.  Manual de Direito Empresarial. São Paulo: Grupo GEN, 2020.
  • SABBAG, Eduardo. Direito Tributário Essencial, 6ª edição . Grupo GEN, 2018.
  • Bases de Dados:
  1. Nome do Componente Curricular: Gestão Ágil e Projetos
  2. Carga Horária: 32 h/a
  3. Ementa: Apresentar as práticas emergentes de gerenciamento de projetos diante do planejamento, execução e controle, sobre as perspectivas ágil e preditiva, abrangendo os âmbitos, organizacional, interpessoal e de desempenho operacional. Compreender os conceitos relacionados à avaliação econômico-financeira de projetos, gerenciamento de produtos e processo de tomada de decisão.
  4. Objetivo: Capacitar o participante por meio de metodologias ágeis e melhores práticas do gerenciamento de projetos, tendo foco no planejamento, atendimento das necessidades organizacionais e entregas de produtos, serviços e resultados.
     
  5. Conteúdo Programático:

GESTÃO PREDITIVA DE PROJETOS

  • Conceitos – projetos, programas, portfólio;
  • Estruturas organizacionais e Papeis em Gerenciamento de Projetos;
  • Ciclos de Vida de Projeto e Tipos de Ciclo de Vida;
  • Gestão Tradicional/Preditiva de Projetos - Grupo de Processos e Áreas de Conhecimento (tripla restrição);
  • Gestão de incertezas do projeto;
  • Lições aprendidas adquiridas no projeto;
  • Ferramentas para gestão de projetos.

GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS

  • Manifesto Ágil;
  • Metodologias Ágeis: Scrum e Kanban;
  • Cerimônias e eventos ágeis;
  • Gestão do produto: Product Backlog, design sprint e Minimum Viable Product (MVP);
  • Estimativas de dimensionamento do trabalho;
  • Métricas de acompanhamento;
  • Ferramentas para gestão ágil.

    6. Bibliografia:
  • Básica
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia ágil. Newton Square: Project Management Institute, c2017. vii, 167 p. ISBN 9781628254150.
  • PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK. 6. ed. Newton Square: Project Management Institute, c2017. xxix, 755 p. ISBN 9781628251920.
  • SCHWABER, K; SUTHERLAND, J. The Definitive Guide to Scrum: The Rules of the Game. The Scrum Guide, 2017.
        
  • Complementar:
  • KERZNER, Harold. Gestão de projetos: as melhores práticas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010. viii, 821 p. ISBN 9788536306186
  • MASSARI, V. Gerenciamento ágil de projetos. Rio de Janeiro: Brasport, 2014
  • SUTHERLAND, Jeffrey Victor; SUTHERLAND, J. J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo . Rio de Janeiro: Sextante, 2019. 256 p. ISBN 9788543107165 (Broch.).
  • VARGAS, R. Gerenciamento de projetos, 9º ed. São Paulo: Brasport, 2018
     
  • Bases de Dados:
  1. Nome do Componente Curricular: Inovação, Empreendedorismo e Novos Negócios
  2. Carga Horária: 32 horas
  3. Ementa: Introdução e consolidação dos principais elementos do empreendedorismo como ciência e o papel da inovação como peça chave para criação de valor. Apresentação da figura do empreendedor, do intraempreendedor e da criatividade no desenvolvimento e aplicação de ações inovativas, bem como os aspectos do empreendedorismo social. Análise de oportunidades de geração de valor e aplicação prática de modelos usados na criação de novos projetos ou novos negócios.
  4. Objetivo: Abordagem de elementos estratégicos e táticos, a disciplina de Inovação, Empreendedorismo e Novos Negócios tem como objetivos centrais apresentar o papel e a importância do empreendedorismo no ambiente de negócios contemporâneo bem como os principais elementos e habilidades profissionais necessários para a identificação de oportunidades de criação de valor com base na inovação, seja na empresa em que trabalha ou pela abertura de novos negócios. Para tanto, serão abordados temas referentes a geração e aplicação de novas ideias, características e comportamentos do empreendedor e do intraempreendedor, empreendedorismo social e o uso prático de modelos de desenvolvimento de novos projetos ou negócios.”
     
  5. Conteúdo Programático:

I – Inovação e Empreendedorismo

  • Fundamentos do empreendedorismo;
  • A inovação e seu papel na geração de valor;

II – O empreendedor e o Intraempreendedor

  • A figura do empreendedor;
  • As 10 características e comportamentos empreendedores (CCEs);
  • Fundamentos do Empreendedorismo Corporativo (Intraempreendedorismo): como empreender na empresa em que trabalha;

III – Empreendedorismo Social

  • Sustentabilidade empresarial;
  • Modelos de negócios sustentáveis;

IV – Empreendedorismo na Prática

  • Investidor anjo, venture capital, crowdfunding, pitch de negócios;
  • Principais modelos utilizados no desenvolvimento de novos negócios: Lean Startup, Business Model Generation e o uso do Modelo Canvas;
  • Proposta de valor:  Design Thinking, mapa de empatia, criação de persona e o storytelling;
  • Aplicação prática do Business Model Generation para o desenvolvimento de novos projetos ou abertura de negócios: análise e segmentação de mercado, ROI, portfólio de produtos/serviços e geração de receitas, canais de marketing.

    6. Bibliografia:
  • Básica:
  • BESSANT, John et al. Inovação e Empreendedorismo. São Paulo, Bookman, 2009.
  • BARON, Robert; SHANE Scott.A. Empreendedorismo: uma Visão de Processo. São Paulo: Thomson Learning, 2014.
  • OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em modelos de negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
  • DORNELAS, José. Empreendedorismo – Transformando Ideias em Negócios. Rio de Janeiro Campus, 2014.
  • DORNELAS, José. Empreendedorismo Coorporativo. 3ed. LTC
  • SILVA, R. S et al. Empreendedorismo social. São Paulo: Grupo A, 2019. 9788533500204.
  • Complementar:
  • BIAGIO, Luiz Arnaldo. Plano de Negócios. São Paulo, Manole, 2005.
  • DEGEN, Ronald J. O Empreendedor – Empreender como opção de carreira. São Paulo, Prentice Hall, 2009.
  • MARTINS, Leandro G. Monte seu próprio negócio. São Paulo, Digerati Books, 2007.
  • REIS, Erik. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012. Acesso: • http://s-inova.ucdb.br/wp-content/uploads/biblioteca/a-startup-enxutaeric-ries-livro-completo.pdf
  • Bases de Dados:
  1. Nome do Componente Curricular: Tecnologias Transformadoras de Negócios
  2. Carga Horária: 32h/aula
  3. Ementa:  Conhecimento das tecnologias alinhando sua aplicação com a estratégia das organizações para gerenciamento da informação, gestão do conhecimento possibilitando analisar processos internos e externos das empresas. Abordagem estratégica da gestão de mudanças de modelos de negócios por meio de um processo de inovação e da implementação de tecnologias digitais.
  4. Objetivo: Habilitar o aluno a compreender e desenhar um plano de gestão das tecnologias e acompanhar sua implementação e operação alinhada com as definições do planejamento estratégico da organização.
     
  5. Conteúdo Programático:

    Gestão estratégica da tecnologia da informação
  • Gestão e Tecnologia da Informação na administração;
  • Gestão Estratégica da Informação com análise de riscos;
  • Gestão do Conhecimento;
  • Visão do Conceito ITIL – Gestão de Mudanças
  • A Gestão da Informação como instrumento para entender o cliente, o mercado, a empresa e as pessoas;
  • Os processos informacionais, política da informação, projetos (abordagem dos métodos ágeis)
  • Segurança da Informação e Políticas de Acesso e Segurança
  • Conhecimento das Leis de Segurança e Política de Privacidade de Dados (LGPD)

    Sistemas, softwares e aplicativos de apoio à gestão
  • Enterprise Resource Planning (ERP);
  • Customer Relationship Management (CRM);
  • Inteligência de Negócios - Business Intelligence (BI)
  • eCommerce, eBanking, eBusiness, eLearning;
  • Sistemas de apoio (Logística, Marketing, etc.)
  • Sistemas de Comunicação Interna – Intranet
  • Softwares e aplicativos direcionados a agilidade administrativa - ferramentas colaborativas

    Infraestrutura de TI – Operação da Melhoria contínua
  • Visão geral da Infraestrutura;
  • Edge e cloud computing;
  • Monitoramento da Rede;
  • Análise de Contingências;
  • A importância do Backup e Segurança dos Dados.

    Tecnologias transformadoras
  • O uso de tecnologias transformadoras no negócio: Big Data, Internet das coisas, Inteligência Artificial, Ciência de Dados.

    6. Bibliografia:
    • Básica:
  • TURBAN, E., VOLONINO, L. Tecnologia da Informação para Gestão: em busca de um melhor desempenho estratégico e operacional. Bookman, 2013.
  • O'BRIEN, James A.; MARAKAS, George M. Administração de sistemas de informação. 15. ed. São Paulo: McGraw-Hill, Bookman, 2013.
  • TURBAN, Efraim. Business Intelligence: um enfoque gerencial para a inteligência do negócio. Porto Alegre: Bookman, 2011.
    • Complementar:
  • AMARAL, Fernando. Introdução à ciência de dados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
  • ARMSTRONG, P. Dominando as tecnologias disruptivas. Ed. Autêntica Business, 2019
  • BNDES. Relatório 9 - Relatório Plano de Ação. Disponível em: www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/d22e7598-55f5-4ed5-b9e5-543d1e5c6dec/produto-9A-relatorio-final-estudo-de-iot.pdf
  • DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
  • FACELI, K.; LORENA, A.C.; GAMA, J.; CARVALHO, A.C.P.L.F. Inteligência Artificial: uma abordagem de aprendizado de máquina. LTC, 2011.
  • FAWCETT, Tom. PROVOST, Foster. Data Science para Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
  • GRUS, Joel. Data Science do Zero. Alta Books, 2016.
  • REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de Sistemas de Informação. Editora Atlas, 2008.
  • ROGERS, David L. Transformação Digital: repensando o seu negócio para a era digital. São Paulo: Autêntica Business, 2017.
  • ROSA, J. L. G. Fundamentos da Inteligência Artificial, LTC, 2011.
  • RUSSEL, S.; Norvig, P. Inteligência Artificial, Ed. Campus, 2003.
  • SÁTYRO, Walter Cardoso et. al. Indústria 4.0: Conceitos e fundamentos. Editora Blucher, 2019.
  • SCHWAB, Klaus. Aplicando a Quarta Revolução Industrial. Editora Edipro, 2018.
  • SIGGELKOW, N., TERWIESCH, C. estratégia conectada. Ed. Benvirá, 2020.
  • SINCLER, B. IoT: como usar a "internet das coisas" para alavancar seus negócios. São Paulo: Editora Autêntica Business, 2018.
     
  • Bases de Dados:

1. Nomedo componente curricular: Economia de Empresas

2. CargaHorária: 32 h/a

3. Ementa: Objetivos da Empresa e da economia. Mecanismos de Mercado: Oferta e demanda. Análise e projeção da demanda. Análise da produção e custos. Estruturas de Mercado e inovação. Objetivos da macroeconomia e da Política Econômica. Instrumentos de Política Econômica. A abordagem será a da teoria aplicada, com exemplos de aplicação.

4. Objetivo: Ao concluir a disciplina, o aluno estará apto a reconhecer e analisar as principais questões econômicas que afetam o ambiente financeiro empresarial, permitindo uma maior compreensão dos cenários econômicos e organizacionais e tornando o processo de decisão mais seguro.

5. Conteúdo Programático:

  1. Objetivos da Empresa e da Economia:
  1. Conceito de Economia e a questão da escassez;
  2. Funcionamento simplificado da economia e a formação de mercados;
  3. Economia de empresas e a tomada de decisão;
  4. Objetivo da empresa: maximização da riqueza e suas implicações.
  1. Mecanismos de Mercado: Oferta e Demanda:
      1. Conceito de Demanda e fatores que a afetam;
      2. Conceito de oferta e fatores que a afetam;
      3. Equilíbrio de mercado;
      4. Elasticidades da demanda.
  2. Estimativa da Demanda:
  1. Previsões da demanda e suas implicações;
  2. Estimativa da demanda utilizando a pesquisa de Marketing;
  3. Estimativa da demanda por métodos estatísticos.
  1. Produção e Custos:
      1. Função de produção;
      2. Rendimentos de Escala;
      3. Custos a curto e a longo prazo;
      4. Gestão de custos para a tomada de decisão.
  2. Mercados competitivos e não competitivos:
      1. Concorrência Perfeita;
      2. Monopólio;
      3. Concorrência Imperfeita;
      4. Oligopólio;
      5. Modelo Estrutura-Conduta-Desempenho (diferenciação, barreiras à entrada, concentração industrial).
  3. Macroeconomia e os objetivos da política econômica:
      1. Conceitos e objetivos da Macroeconomia;
      2. Crescimento econômico e a mensuração da atividade econômica;
      3. Estabilidade monetária (inflação).
  4. Instrumentos de política econômica:
      1. Política fiscal e o déficit público;
      2. Política monetária;
      3. Política cambial.

6. Bibliografia

  • Básica:

BAYE, Michael R.  Economia de Empresas e Estratégias de Negócios.  6.ed. São Paulo: MC Graw Hill, 2010. ISBN: 9780073375687. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia.  Economia Industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil.  3.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2020. ISBN: 9788595157187. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

MCGUIGAN, James R.; MOYER, R. Charles; HARRIS, Frederick H. de B.  Economia de Empresas: Aplicações, estratégias e táticas.  São Paulo: Cengage Learning, 2013. ISBN: 9781285420929. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

  • Bibliografia Complementar: 

FROYEN, Richard T. Macroeconomia.  3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009. ISBN: 9788502175235. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

GREMAUD, Patrick, A., VASCONCELLOS, de, M.A. S., Jr., T., Rudinei. EconomiaBrasileiraContemporânea. 8ed. São Paulo: Atlas, 2017. ISBN: 9788597010206. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

KRUGMAN, Paul; WELLS, Robin. Microeconomia: uma abordagem moderna. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2016. ISBN: 9788595155992. (recurso online) (MINHA BIBLIOTECA)

PINDYCK, Robert; RUBINFELD, Daniel. Microeconomia. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2013. ISBN: 9788543000282. (recurso online) (BIBLIOTECA VIRTUAL UNIVERSITÁRIA 3.0)

  1. Nome do Componente Curricular: Negociação em Ambientes Competitivos
  2. Carga Horária: 32 h/a
  3. Ementa: Estudo das boas práticas de negociação nos diferentes tipos e modelos de negócio. Abordar as habilidades de negociação, considerando as etapas do processo e resolução de conflitos e como desenvolver essa habilidade para que as partes envolvidas em uma negociação cheguem a acordos e resultados satisfatórios para ambos os lados.
  4. Objetivo: Apresentar técnicas teóricas e práticas, a partir de aulas expositivas, dinâmicas individuais e em grupo, estudos de caso, discussão de trechos de filmes e atividades em geral capacitando os participantes para a negociação, uso de poder e gerenciamento de conflitos. 
     
  5. Conteúdo Programático:
  • Conceito de Negociação. Considerações e Abordagens. 
  • Importância da Comunicação na Negociação 
  • Programação Neuro Linguística na Negociação 
  • Caracterização do Negociador. Habilidades dos Negociadores. 
  • Táticas de influência 
  • O Poder na Negociação. 
  • Negociação Internacional. 
  • Planejamento da Negociação. Etapas do Processo de Negociação. 
  • Negociação Competitiva ou Distributiva. Táticas agressivas de Negociação. 
  • Negociação Colaborativa ou Integrativa. Negociação Ganha-Ganha.

    6. Bibliografia:
  • Básica:
  • BAZERMAN, Max H.; NEALE, Margaret A. Negociando Racionalmente. São Paulo: Editora Atlas, 2016. ISBN: 9788597010497 https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597010497/cfi/6/2!/4/2/4@0:0.101 
  • LEWICKI, Roy J. SAUNDERS, David M. BARRY, Bruce. Fundamentos de Negociação. Porto Alegre: Editora AMGH, 2014. ISBN: 9788580553864 <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788580553864/cfi/0!/4/2@100:0.00> 
  • THOMPSON, Leigh L. O Negociador. São Paulo: Editora: Pearson Prentice Hall, 2009. ISBN: 9788576051930 < plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/444
     
  • Complementar:
     
  • GARBELINI, Viviane Maria Penteado. Negociação e Conflitos. Curitiba: Editora Intersaberes, 2016 ISBN: 9788544303498 < plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/37447
  •  IAMIM, Gustavo Paiva. Negociação: conceitos fundamentais e negócios internacionais Curitiba: Editora: Intersaberes Biblioteca: Pearson, 2016 ISBN: 9788544303597 <https://plataforma.bvirtual.com.br/Leitor/Publicacao/37146?PaginaPdf=1&PaginaEpub=0> 
  • MARTINELLI, Dante Pinheiro. NIELSEN, Flávia Angeli Ghisi. MARTINS, Talita Mauad (Org.) Negociação: conceitos e aplicações práticas. São Paulo: Editora Saraiva, 2010 ISBN: 9788502160804 <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788502160804/cfi/0 > 
  • SARFATI, Gilberto (Org.) Manual de negociação. São Paulo: Editora Saraiva, 2010 ISBN: 9788502119352 < integrada.minhabiblioteca.com.br
  • VASQUES. Enzo Fiorelli (Org.) Negociação comercial. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil, 2015 ISBN: 9788543016764 https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/35537 
  • Bases de Dados: PROQUEST e EBSCO.
  1. Nome do Componente Curricular: Lean Services & Lean Office
  2. Carga Horária: 32 horas
  3. Ementa: A filosofia Lean Thinking vem mudando a rotina e a lógica de desenvolvimento de negócios e processos adotadas por empresas de serviços. O aluno aprenderá e desenvolverá as habilidades e competências necessárias para dominar as técnicas e ferramentas mais avançadas de planejamento, implantação de projetos e gestão de pessoas existentes usando o pensamento e filosofia lean que evitam o desperdício, além de desenvolver competências para uma gestão enxuta.
  4. Objetivo: Desenvolver competências em profissionais para entendimento do Pensamento Lean, proporcionando aprendizagem para desenvolver e aplicar os princípios, os métodos e as técnicas nas organizações de serviços.  Analisar os diferentes desperdícios na cadeia de valor do processo, atribuindo prioridades e entendendo as fontes que geram esses desperdícios. Aplicar os princípios e as diferentes ferramentas Lean, entendendo as circunstâncias em que cada uma é aplicada. Motivar o trabalho em equipe para solucionar problemas.
     
  5. Conteúdo Programático:
  • Introdução ao Pensamento e Filosofia Lean
  • Ferramentas Lean Six-Sigma
  • Aplicação do Lean em processos administrativos e serviços
  • Identificação de Problemas em Processos de Negócios em Serviços
  • Relatório e Pensamento A3
  • Introdução ao processo de Value Stream Mapping e sua aplicação em processos organizacionais de serviços
  • NPI (New Product Introduction) – Projetos Phase-Gate / Agile com foco em serviços
  • Gestão Lean de Processos Estratégicos de Serviços – Conceitos e uso do Hoshin Kanri (Modelo SDP – Strategic Deployment Process / X-Matrix) nos processos de gestão de administração enxuta (lean) em organizações de serviços.

    6. Bibliografia:
  • Básica:
  • BALLÉ, M., Jones, D., Chaize, J., Orest, F. A ESTRATÉGIA Lean : para criar vantagem competitiva, inovar e produzir com crescimento sustentável. Porto Alegre Bookman 2019
  • ROTONDARO, R.G.; et al. Seis Sigma: Estratégia gerencial para a melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002.
  • WERKEMA, M. C. C. Lean Seis Sigma – Introdução às Ferramentas do Lean Manufacturing. 1. ed. Belo Horizonte: Werkema, 2006.
  • WERKEMA, Maria Cristina Catarino. Criando a cultura Lean Seis Sigma. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
     
  • Complementar:
  • HINO, Satoshi. O pensamento Toyota : princípios de gestão para um crescimento duradouro. Porto Alegre Bookman 2011.
  • LIKER, Jeffrey K. O modelo Toyota de excelência em serviços : a transformação lean em organizações de serviço. Porto Alegre Bookman 2019
  • LIKER, Jeffrey K. O modelo Toyota de liderança Lean: como conquistar e manter a excelência pelo desenvolvimento de lideranças. Porto Alegre Bookman 2013
  • GEORGE, Michael L. Lean seis sigma para serviços. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.
  • WOMACK, James P.; JONES, Daniel T. Lean thinking: banish waste and create wealth in your corporation. New York: Free Press, 2003.
  • ROTHER, Mike; SHOOK, John; LEAN INSTITUTE BRASIL. Aprendendo a enxergar: mapeando o fluxo de valor para agregar valor e eliminar o desperdício. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2012.
  • GREEF, Ana Carolina; FREITAS, Maria do Carmo Duarte; ROMANEL, Fabiano Barreto. Lean Office: operação, gerenciamento e tecnologia. São Paulo: Atlas, 2012
  • ABPMP BPM CBOK™,V3.0. Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge. 2013.
  1. Nome do Componente Curricular: Gestão do Desenvolvimento de Soft Skills
  2. Carga Horária: 32 horas
  3. Ementa:  A disciplina aborda de forma prática as competências essenciais para que o líder tenha sucesso em sua vida social e na carreira. A forma de conduzir suas relações, responsabilidades e profissão são determinadas por sua capacidade de a cada dia conviver e resolver as situações cotidianas, cujos resultados são totalmente dependentes da forma com que os seus problemas são solucionados.
  4. Objetivo: Desenvolver as principais competências de um líder para que ele tome decisões; se comunique; resolva conflitos; utilizando conhecimentos adquiridos ao longo do processo acadêmico aplicáveis nas situações cotidianas da liderança.
     
  5. Conteúdo Programático:
  • Estratégias e Métodos para Tomada de Decisão
  • Princípios da Comunicação Não-Violenta (CNV);
  • Resolvendo conflitos; principais abordagens de Negociação de Conflitos;
  • O papel da empatia nas relações de liderança;
  • Como perceber e expressar sentimentos;
  • A arte da escuta empática;
  • A importância da observação sem julgamentos e críticas;
  • Como perceber e expressar necessidade;
  • Clareza e objetividade na fala; Comunicação interpessoal;
  • Linguagem não-verbal e o impacto nos ouvintes; Base da PNL
  • Modelos de Feedback;
  • Técnicas de Engajamento;
  • A resiliência na liderança;

6. Bibliografia:

    • Básica:
  • GROSS, Marcos. Dicas práticas de comunicação: boas ideias para os relacionamentos e os negócios. Editora Trevisan, 2014.
  • KRZNARIC, Roman. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2015.
  • CHRISTOFOLI, Márcia Pillon. Comunicação e liderança: em busca da dimensão sensível. 2020.
     
    • Complementar:
  • COIMBRA, Renata Maria; DE MORAIS, Normanda Araujo. A resiliência em questão: perspectivas teóricas, pesquisa e intervenção. Artmed Editora, 2015.
  • GONÇALVES, Aboim Machado; MACHADO, Luciana Aboim. Mediação de conflitos. São Paulo: Atlas, 2013.
  • MAGNAN, Emília dos Santos et al. Normatização da versão brasileira da Escala Utrecht de engajamento no trabalho. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, v. 15, n. 2, p. 133-140, 2016.
  • OLIVEIRA, Lucia Barbosa de; ROCHA, Juliana da Costa. Engajamento no trabalho: antecedentes individuais e situacionais e sua relação com a intenção de rotatividade. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 19, n. 65, p. 415-431, 2017.
  • ROBLES, Marcel M. Executive perceptions of the top 10 soft skills needed in today’s workplace. Business communication quarterly, v. 75, n. 4, p. 453-465, 2012.
  1. Componente Curricular:Aplicação do Conhecimento
  2. Carga Horária: 48 horas/aula
  3. Ementa: A disciplina promove o desenvolvimento do Trabalho de Aplicação de Conhecimento, com base no método prático e aplicado, o qual direciona o aluno para a resolução de um desafio ou problema real vivenciado por uma determinada organização, utilizando os conceitos e práticas abordados ao longo do curso.
  4. Objetivo:Capacitar o participante para investigar, analisar e compreender as causas e as implicações dos desafios organizacionais; e com base no diagnóstico e na pesquisa bibliográfica, propor soluções e ações detalhadas, visando à resolução de problemas ou oportunidades reais e pontuais enfrentadas por uma determinada organização  
     
  5. Conteúdo Programático:
  • Definição do problema/oportunidade/desafio organizacional a ser resolvido;
  • Descrição das características gerais da empresa: histórico no mercado de atuação, ramo de atividade, controle societário, produtos e serviços, perfis de clientes e fornecedores, regiões de atuação, quantidade de funcionários e porte econômico;
  • Diagnóstico das origens e implicações do desafio a ser resolvido;
  • Pesquisa bibliográfica sobre os temas relacionados com o desafio organizacional;
  • Proposição de soluções e ações detalhadas para a resolução do desafio. 

6. Bibliografia: 

  • Bibliografia Básica:
  • FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 312 p.
  • MARCONDES, Reynaldo C.; MIGUEL, Lilian A. P.; FRANKLIN, Marcos A.; PEREZ, Gilberto. Metodologia para trabalhos práticos e aplicados - Administração e Contabilidade. São Paulo: Editora Mackenzie, 2017. E-book.
  • SAMPIERI, Roberto HERNÁNDEZ; FERNÁNDEZ COLLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, Pilar. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
  • Bibliografia Complementar:
  • BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R; SILVA, A. B. da (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigma, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
  • HAIR, Joseph F.; BABIN, Barry, MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
  • MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. São Paulo: Atlas, 2013. 
  • ISKANDAR, J. I. Normas da ABNT comentadas para trabalhos científicos.  5ª. ed. Curitiba: Juruá, 2015.