Inscreva-se

Selecione o Campus mais próximo de você!

Compartilhe nas Redes Sociais

Observação Importante

Os Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Curta Duração se destinam, exclusivamente, a diplomados em cursos de graduação, respeitando os pré-requisitos para o curso pretendido. A data de conclusão do curso de graduação deverá ser a anterior à data da matrícula no curso para o qual foi selecionado.

Objetivo

Formar conhecimento sobre a Mobilidade a Pé, o que ela representa na vida das pessoas e como ela se insere nas políticas públicas, no planejamento e no desenho das cidades e suas conexões.

Público-Alvo

Executivos e profissionais ligados à programas de ações urbanas sustentáveis a partir da Mobilidade Ativa em especial a Mobilidade a Pé; Prefeitos, secretários municipais de Mobilidade, Planejamento ou Transporte ou corpo técnico de assessoria; Diretores, coordenadores e equipe técnica de empresas de consultoria em planos diretores de mobilidade urbana; Gestores e corpo técnico de órgãos públicos vinculados à Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte; Membros de associações públicas e privadas relacionadas à Meio Ambiente, Trânsito e Transporte; Executivos e equipe técnica de empresas vinculadas à segurança de pedestres.

Programa

  • Urbanização e a importância da mobilidade sustentável/conceituação geral da mobilidade ativa, mobilidade a pé e o futuro das cidades;
  • Conceituação e caracterização da mobilidade a pé – quem é o pedestre;
  • Legislação urbana e de trânsito da mobilidade a pé e políticas públicas;
  • Vulnerabilidade e acidentalidade do pedestre;
  • A rede e a infraestrutura da mobilidade a pé acessível;
  • Metodologias para aferição da qualidade da infraestrutura urbana da mobilidade a pé – 4 procedimentos metodológicos;
  • A mobilidade a pé e a definição de diretrizes para políticas públicas e planejamento da rede e planos diretores de mobilidade a pé;
  • Projeto funcional da rede urbana da mobilidade a pé - assessoramento, coordenação e elaboração.