Tipo: Extensão - Educação Continuada

Modalidade: Online

Duração: Carga horária de 12h/a.

Períodos Oferecidos: Em definição.

Local:  Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília
Investimento: R$ 400,00 || *Consulte desconto para Mackenzistas

Público-Alvo

  • Estudantes de graduação.
Descrição

O Direito Jurisprudencial representa um dos temas mais atuais em nosso sistema jurídico. Compreende diversos prismas, entre eles, a influência da jurisprudência no direito, o sistema de precedentes proposto pelo CPC/2015 e a função dos Tribunais Superiores e dos Tribunais locais na construção da jurisprudência.

Em tal contexto, é de fundamental importância acompanhar e pesquisar a jurisprudência formada pelo Supremo Tribunal Federal e pelo Superior Tribunal de Justiça, em repercussão geral, recursos repetitivos, entre outras classes.

Aprender a realizar pesquisa de jurisprudência nas Cortes Superiores se tornou indispensável para o exercício de qualquer atividade jurídica, seja para um estudante em formação que inicia sua trajetória profissional em estágios, bem como para profissionais da área jurídica com experiência forense.

Por outro lado, a proposta está em consonância com a metodologia CHAVE da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília associada à abordagem de experimentação dos conhecimentos teóricos adquiridos. O conhecimento de técnicas de pesquisa jurisprudencial qualifica exponencialmente os futuros profissionais jurídicos, tanto para fins de estudo quanto para a prática forense.

OBJETIVO: Conhecer a organização de banco de dados jurisprudenciais com foco no rápido e eficiente resgate de julgados das Cortes Superiores para o exercício das atividades profissionais.


Conteúdo Programático

Conhecer a organização e sistematização das bases de jurisprudência disponíveis no STJ e no STF;

Demonstrar como são utilizados os operadores lógicos e de proximidade, além dos símbolos auxiliares;

Descrever como se realiza pesquisa textual com orientação para os campos do Espelho do Acórdão;

Descrever como estão estruturados os documentos das Súmulas, Decisões Monocráticas;

Apresentar produtos cujo conteúdo tenha sido elaborado com uso de banco de dados jurisprudenciais.


Prof. João Paulo de Alcântara e Juliana Tesolin