Os desafios da universidade contemporânea

Os desafios da universidade contemporânea

Educação

Benedito Guimarães Aguiar Neto e Reynaldo Cavalheiro Marcondes (org.)

 

 


Este livro é o resultado de uma série de seminários que tiveram a universidade contemporânea como tema. Nesses encontros, ocorridos na Universidade Presbiteriana Mackenzie, sob o patrocínio do Núcleo de Estudos Avançados (NEA), especialistas examinaram problemas, impasses e soluções observáveis na universidade brasileira nos dias de hoje.

Nas análises aqui apresentadas, dentre as quais o leitor poderá também encontrar um minucioso estudo sobre o lugar e a importância histórico-cultural desta universidade, nota-se o empenho dos especialistas convidados em compreender, em perspectiva multi e interdisciplinar, a universidade contemporânea em seus compromissos com a sociedade na qual está inserida.

Nota-se também o empenho em examinar a universidade em suas conexões com sua própria produção científico-cultural e em suas contribuições para a comunidade, sugerindo-se ainda linhas de desenvolvimento futuro.

A atualidade demanda cada vez mais um constante espírito de inovação, de crítica construtiva e de intensa criatividade, incorporando o legado de tantos mestres, pensadores e cientistas que deram corpo e alma à vida universitária, em um país em que a instituição surgiu tardiamente.

Nessa perspectiva, cumpre-se com esta iniciativa uma das principais missões do Mackenzie, uma instituição não pública preocupada em ajudar a ampliar e a melhorar a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão no país. Honra-se, desse modo, o compromisso do Mackenzie em formar jovens por quase 150 anos, abrindo horizontes, estimulando a pesquisa, a docência e a prestação de serviços, forjando instrumentos para a construção de uma nova sociedade civil democrática no Brasil.

Ano: 2014

ISBN: 9788567981031

Dimensões: 16 x 23 cm

Qtd. páginas: 124

Compartilhe nas Redes Sociais