A ditadura salazarista: uma introdução

A ditadura salazarista: uma introdução

História e FilosofiaAcademack

Maria Luisa Nabinger de Almeida

 

 


Foi a ditadura salazarista um regime fascista? Apesar das controvérsias, teóricas e ideológicas, é indubitável a natureza fascista do Estado Novo português. A especificidade daquela ditadura não deve ser menosprezada se desconsiderarmos as antigas colônias, principalmente, na África, onde a oligarquia monopolista portuguesa deu seu preço para apoiar o governo de Salazar. As práticas de domínio e de exploração, que conduziram a toda sorte de violação dos direitos humanos na então “Zona do Escudo”, tiveram continuidade com diferentes técnicas de tortura no campo de concentração ou “campo da morte lenta” do Tarrafal e demais cárceres, como Caxias, Peniche, Aljube e Machava.

O testemunho e o registro da resistência portuguesa, no interior do país ou no exterior, tampouco podem ser ignorados em face da censura, da delação, da falta de liberdade de expressão, e, principalmente, das manifestações das milícias armadas. Sob as palavras de ordem da Legião e da Mocidade Portuguesas, a ditadura salazarista conheceu todos os matizes da antidemocracia e do anticomunismo para enaltecer a figura do ditador.

O público em geral e os estudantes de História e de áreas afins estão convidados para exercitar a “imaginação” de Wright Mills no desvendar da ditadura salazarista em quase todos os azimutes.

Clique aqui para ler um trecho do livro.

Ano: 2014

ISBN: 9788582930359

Dimensões: 14 x 21 cm

Qtd. páginas: 180

Compartilhe nas Redes Sociais