O Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedora da Instituição, conta com mais de 3.800 funcionários – sendo 1.800 professores e 2.000 administrativos – que atuam em diversas áreas, além de contar com toda a estrutura dos colégios nas unidades São Paulo, Barueri, Palmas e Brasília. Atualmente, mais de nove mil alunos do colégio usufruem de um processo de ensino e aprendizagem alicerçado em princípios cristãos para a formação de cidadãos responsáveis. Os colégios do Mackenzie seguem Sistema Mackenzie de Ensino SME) desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. O SME também é adotado em 270 escolas confessionais pelo país, além do sistema Mackenzie Educacional (ME), seguido por 65 escolas não-confessionais.

Os cursos superiores oferecidos pelo Mackenzie estão presentes nas Faculdades Presbiterianas Mackenzie do Rio de Janeiro e de Brasília, na Universidade Presbiteriana Mackenzie - unidades Higienópolis, Alphaville (São Paulo) e Campinas, os quais fazem parte de um complexo acadêmico que conta com cerca de 38 mil estudantes entre Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.

As áreas construídas nas unidades do Mackenzie permitem que seus alunos tenham, além da excelência no ensino, infraestruturas compatíveis com as melhores Instituições de Ensino do país. Temos 117 mil m² de área construída no campus Higienópolis; 30 mil m² no campus Alphaville; 27 mil m² no campus Campinas; 33 mil m² no campus Brasília; e 605 m² no Rio de Janeiro.