Gestão de Riscos em Projetos

Faculdade Brasília

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A melhoria do processo de governança, incluindo a gestão de riscos é um dos principais desafios dos órgãos públicos brasileiros no curto prazo.

Neste sentido, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília - FPMB estruturou o curso de extensão em Gestão de Riscos em Projeto para atender os objetivos de capacitação para a implementação e a manutenção de mecanismos, instâncias e práticas de governança na administração pública, de acordo com o preconizado no acordão TCU nº 1273/2015 (tem 72.1.1), na Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 01, de 10/05/2016 (Art. 17. f), no decreto da Presidente da República de nº 9.203, de 22/11/2017 (art. 5. liderança) e na portaria CGU nº 1.089, de 25/04/2018 (art.4 inciso II).

OBJETIVO:

Geral:

Apresentar aos alunos os conceitos de gestão de ricos em projetos e experimentar o emprego das ferramentas e técnicas de gerenciamento de riscos em projetos, conforme preconizadas pelo PMBOK.

Específicos:

  • Reconhecer as peculiaridades do ambiente de projetos com relação aos riscos.
  • Correlacionar o gerenciamento de riscos às demais áreas de conhecimento em gestão de projetos.
  • Descrever a modelagem do macroprocesso de gerenciamento de riscos do PMBOK.
  • Identificar riscos em projetos.
  • Planejar respostas a riscos.
  • Analisar um plano de gerenciamento de riscos.
  • Exercitar o uso de ferramentas e técnicas de controle de riscos em projetos.

Público-Alvo

Gestores públicos em cargos de direção, gestão tática, gestão operacional, gestores públicos que atuam nas áreas de formulação e execução da estratégia, controle interno, gestão de riscos, auditoria e servidores públicos com responsabilidade pelos riscos organizacionais e controles.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I - Fundamentos (8h): Governança de projetos. Conceitos básicos relacionados a riscos em projetos. O macroprocesso de gerenciamento de riscos em projetos. Plano do gerenciamento de riscos em projetos. Apetite a riscos e tolerância. Documentação.

Módulo II – Processo de gestão de riscos em projetos (8h): Identificação. Análise qualitativa. Análise quantitativa. Resposta a riscos em projetos. Monitoramento e controle. Auditoria.

Módulo III – Ferramentas e técnicas de gestão de riscos em projetos (24h): Probabilidade e estatística aplicadas. Lista de verificações. Brainstorming. Árvore de decisão. Análise de causa raiz. Análise de causa e consequência. Matriz de probabilidade e impacto. Simulação de Monte Carlo. Plano de contingência.

Módulo IV – Gestão de partes interessadas (stakeholders) em projetos (20h): Conceito de partes interessadas. Identificação. Avaliação de influência e importância. Visualização. Priorização. Estratégia de Engajamento. Negociação. Monitoramento. Comunicação e consulta.