Compartilhe nas Redes Sociais

Data/Horário: 
5 a 8 de Novembro às 19h

Local:  Faculdade Presbiteriana Mackenzie de Brasília
Carga Horária:
Vagas: limitadas
Investimento: Curso Gratuito, mediante inscrição

Público-Alvo

Advogados, assessores jurídicos de empresas públicas e privadas, magistrados, assessores de juízes e ministros, estudantes do Direito, servidores públicos, assessores legislativos e empresários.

Levando em consideração que o novo profissional jurídico tem grande necessidade de estar capacitado para compreender o novo cenário digital e atuar profissionalmente de maneira a contribuir para que o potencial da Revolução Digital possa ser plenamente explorado com segurança jurídica e respeito aos direito e garantias fundamentais, o curso promoverá ferramentas para identificar as oportunidades e desafios das tecnologias emergentes e seus desdobramentos; analisar as principais questões legais relacionadas à transformação digital; refletir sobre as questões mais prementes envolvidas nas novas tecnologias, principalmente no tocante às suas promessas e ameaças.


Obejtivo Geral

Refletir sobre como o operador do direito pode responder de maneira criativa e apropriada às oportunidades fornecidas pela tecnologia na era digital.


Objetivos específicos
  • Identificar as oportunidades e desafios das tecnologias emergentes e seus desdobramentos, tendo em conta um contexto econômico-social de inovação intensa e constante;
  • Analisar as principais questões legais relacionadas à transformação digital, destacando aspectos críticos, particularmente ligados a direitos fundamentais e ao desenvolvimento econômico; e
  • Refletir sobre as questões mais prementes envolvidas nas novas tecnologias, principalmente no tocante às suas promessas e ameaças.
Programação do evento:

05/11

Eixo temático: “Transformação digital e seus impactos na economia e no direito”

1. HUMBERTO LUIZ RIBEIRO

Mini Bio: Empreendedor no setor de tecnologia e inovação no Brasil e exterior. Engenheiro civil e ambiental (UnB), é pós-graduado em gestão (INSEAD, MIT, Wharton e Georgetown). É membro do World Economic Forum (Davos) desde 2002 e co-Chair do concurso global WITSA Emerging Digital Solutions (WEDS – Washington DC). Professor-visitante de Services Innovation & Trade na Cornell University (NY – EUA, 2014 e 2015), tendo sido Secretário de Comércio e Serviços do Governo Federal (2011 a 2014). Foi membro-convidado do Business and Industry Advisory Committee da OCDE (2003).

2. SERGIO PAULO GALINDO

Mini Bio: Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, advogado e engenheiro. É Mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com Distinção e Louvor; Mestre (M.Sc.) em Ciência da Computação pela University of Texas at Austin, EUA, com apoio do Fulbright International Fellowship Program; Bacharel em Direito pela USP, Universidade de São Paulo, Faculdade de Direito do Largo de São Francisco; e Engenheiro Eletrônico pela UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do CDES, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República desde 2016 e do Comitê Executivo do Conselho Nacional de Desburocratização - Brasil Eficiente, desde sua criação em 2017. É, também, membro do CONIC, Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo; do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho-CERT da FecomercioSP, Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo; do Conselho Consultivo da BETT Educar; do Conselho Consultivo do Instituto de Oportunidade Social – IOS; e associado ao Harvard Business School Angels of Brazil.

Mediador: Prof. Rodolfo Tamanaha, Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília

06/11

 

Eixo temático: “Inteligência Artificial e proteção de dados pessoais”

1. FABIO RUA

Mini Bio: Diretor de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da IBM América Latina. Antes da multinacional, foi diretor de Relações Governamentais da GE América Latina e diretor de Políticas de Comércio Internacional da Embraer. Também atuou na Vale e na AMCHAM/SP. Fabio é graduado em Relações Internacionais, pós-graduado em Diplomacia Econômica e mestre em Gestão de Negócios Internacionais. É cofundador, embaixador e colaborador da iniciativa "Brasil, País Digital", que trata da importância do uso dos dados para o desenvolvimento do Brasil.

2. FABRICIO MOTA

Mini Bio: Advogado e assessor técnico no Senado Federal. Especialista em Direito Digital. Pós-graduando em Segurança da Informação. Vice-presidente do Instituto de Tecnologia, Inovação e Economia Digital – Inova Digital. Professor em Privacidade e Proteção de Dados. Membro do IAPP e da ABPDados.

07/11

Eixo temático: “Blockchain e Fintechs: aspectos regulatórios”

1. RONAN DAMASCO

Mini Bio: Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft no Brasil. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e mestre em Segurança da Informação na Universidade de Liverpool. Está na Microsoft há 25 anos onde ocupou vários cargos entre eles o de Diretor para a América Latina da Engenharia de Suporte. Ronan fez MBA Executivo na Fundação Dom Cabral e o Programa de Liderança na Universidade Georgetown. Foi também professor da Universidade Católica de Brasília e possui diversas certificações acadêmicas e da indústria.

2. RICARDO FERNANDES PAIXÃO

Mini Bio: Professor na Faculdade de Direito da UnB, doutor em administração pela FEA USP, MBA pelo INSEAD e é mestrando em direito econômico pela USP. É o coordenador técnico do INOVATIVA Cívico, programa de incentivo ao empreendedorismo cívico do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados.

Mediador: Dr. Marcio Gonçalves, Advogado Sênior da Microsoft

08/11

Eixo temático: “Ecossistema de inovação: startups, aceleradoras e o capital de risco”

1. WESLEY ALMEIDA

Mini Bio: CEO da Cotidiano Aceleradora de Startups

2. MARCELO BECHARA

Mini Bio: Advogado com MBA em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas e especialista em Direito de Comunicação e Tecnologia. É participante do I-Law Program pelo Berkman Center for Internet & Society da Harvard Law School. Ex Procurador-Geral da Anatel, ex-Conselheiro Diretor da Anatel. Atualmente, ocupa o cargo de diretor de Relações Institucionais, Regulação e Mídias do Grupo Globo.

Mediador: Prof. Rodolfo Tamanaha, Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília