Compartilhe nas Redes Sociais

A melhoria do processo de governança, incluindo a gestão de riscos é um dos principais desafios dos órgãos públicos brasileiros no curto prazo.

Neste sentido, a Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília - FPMB estruturou o curso de extensão em Gestão de Riscos em Organizações Públicas para atender os objetivos de capacitação para a implementação e a manutenção de mecanismos, instâncias e práticas de governança na administração pública, de acordo com o preconizado no acordão TCU nº 1273/2015 (tem 72.1.1), na Instrução Normativa Conjunta CGU/MP nº 01, de 10/05/2016 (Art. 17. f), no decreto da Presidente da República de nº 9.203, de 22/11/2017 (art. 5. liderança) e na portaria CGU nº 1.089, de 25/04/2018 (art.4 inciso II).

OBJETIVO:

Geral:

Apresentar aos alunos os conceitos de governança e gestão de riscos, os papéis do controle interno e da auditoria na gestão de riscos e o processo de gestão de riscos com emprego de exercícios práticos.

Específicos:

  • Identificar conceitos básicos de planejamento estratégico.
  • Apresentar as fases do diagnóstico estratégico (ambiente interno e ambiente externo).
  • Apresentar os principais modelos e estruturas de gestão de riscos aplicáveis à administração pública
  • Apresentar o processo de gestão de riscos pelas normas ISO 31000 e COSO ERM.
  • Apresentar modelos de implantação da gestão de riscos em organizações públicas.

Público-Alvo

Gestores públicos em cargos de direção, gestão tática, gestão operacional, gestores públicos que atuam nas áreas de formulação e execução da estratégia, controle interno, gestão de riscos, auditoria e servidores públicos com responsabilidade pelos riscos organizacionais e controles.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Módulo I – Governança e gestão de risco (12h): Governança na gestão pública. Planejamento estratégico em órgãos públicos. Orçamento e execução da estratégia. A gestão de riscos e a integração com a estratégia.

Módulo II – Estrutura de gestão de riscos (12h): Gestão de riscos organizacionais (Enterprise Risk Management). Principais modelos e estruturas aplicáveis à administração pública. O papel do Controle Interno. O papel da Auditoria Interna. O papel das instâncias de controle externo.

Módulo III – O processo de gestão de riscos (24h): Contexto da gestão de riscos. Tipologia de riscos aplicáveis à gestão pública. Identificação de riscos. Respostas aos riscos. Monitoramento (indicadores de riscos). Comunicação e revisão.

Módulo IV – Implantação da gestão de riscos – (12h): Protocolos e documentos. Estrutura da gestão de riscos. Competências e responsabilidades. Indicadores da gestão de riscos. Política de gestão de riscos. Cultura e apetite aos riscos.