CONHEÇA O CURSO
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 360 milhões de pessoas no mundo tem deficiência auditiva. No Brasil, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE do CENSO de 2010, existem cerca de 10 milhões de pessoas, ou seja, equivalente a 5% da população brasileira. Estima-se que no Estado do Rio de Janeiro sejam 165 mil pessoas.
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, instituí a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover o exercício do direito da pessoa com deficiência, visando a inclusão social e a cidadania.
Os deficientes auditivos por muitos anos estiveram marginalizados pela sociedade brasileira, e ainda permanecem desassistidos em algumas áreas com seus direitos restritos, na dependência de pessoas que saibam Libras e possam ajudar em suas necessidades. A pessoa Surda quando chega em diferentes lugares públicos e privados não encontram pessoas qualificadas que possam atender em sua língua - a Libras, em algumas situações ocasionando danos, constrangimentos e prejuízos devido a supressão do seu direito linguístico.
A comunidade com deficiência auditiva tem passado por um processo de empoderamento, promovendo sua identidade e cultura, tendo como um dos seus grandes marcos históricos o reconhecimento da Libras, como língua oficial no Brasil, através da Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, regulamentada pelo Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
A oferta de cursos específicos para o aprendizado da Libras na formação continuada de profissionais irá atender a lacuna social, tornando este projeto relevante pelo impacto positivo na sociedade, gerado na difusão da Libras.
OBJETIVOS DO CURSO
Objetivo Geral:
Promover, a partir de propostas educativas a capacitação do público em geral interessado na formação específica de aquisição da Libras.
Objetivos Específicos:
- Disseminar na sociedade a Libras, para que se torne uma sociedade inclusiva, proporcionando cada vez mais a visibilidade aos deficientes auditivos nos diferentes espaços sociais;
- Capacitar pessoas no aprendizado da Libras, desenvolvendo suas habilidades comunicativas básicas.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais de todas as áreas do conhecimento e sociedade em geram, que tenham interesse em aprender a Libras e se comunicar com o deficiente auditivo.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada será a imersão na Libras através de professores surdos, onde o aluno terá a todo o momento que exercitar os conteúdos aprendidos, com professores experientes no ensino da Libras e em constante aperfeiçoamento.
Algumas vantagens exclusivas desse curso:
- Exposição interativa do conteúdo em PowerPoint pelo professor para facilitar a visualização e a comunicação;
- Material próprio gravado que será disponibilizado aos alunos através de link privado no Youtube, onde poderão a qualquer momento do curso rever os pontos principais de cada conteúdo, motivando-os a prosseguir em seus estudos e oferecendo a eles formas de estudar e relembrar conteúdos;
- Aulas práticas e com dinâmicas em duplas e/ou pequenos grupos para prática da língua, possibilitando o compartilhamento do conteúdo e a produção de conhecimento de forma coletiva, ampliando suas experiências e estimulando a colaboração entre os alunos;
- Agregar valor ao seu currículo e lhe dar conhecimento sobre a Comunidade Surda.
Duração aproximada de 05 meses e carga horária total de 60 horas, distribuídas em 20 semanas:
17 aulas presenciais com duração de 3 horas/aula, durante 17 semanas e periodicidade de 01 vez por semana, totalizando 51 horas;
- 15 minutos semanais durante o período do curso para acesso aos conteúdos exclusivos, totalizando 05 horas de dedicação;
- 04 horas de preparação e execução de atividades devolutivas no decorrer das aulas, com a apresentação de trabalhos. Os recursos necessários para viabilizar as atividades propostas são:
- Datashow;
- Computador;
- Quadro branco.
Aula Conteúdo síncrono Carga Horária |
01 Libras, alfabeto manual I e primeiros sinais 03 |
02 Revisão de alfabeto, número cardinal e saudações 03 |
03 Características pessoais, adjetivos e cores 03 |
04 Família, pronomes pessoais e possessivos 03 |
05 Expressão facial I, objetos I e material escolar 03 |
06 Quantidade, animais e tipos de frases na Libras 03 |
07 Calendário e advérbio de tempo 03 |
08 Prova I 03 |
09 Verbos I, alimentos I, frutas I e bebidas I 03 |
10 Direção, lugares e horas I 03 |
11 Alfabeto manual II, datilologia I e sinais soletrados I 03 |
12 Expressão facial II, parâmetros e objetos II 03 |
13 Concretos e abstratos, número ordinal, intensificador e |
advérbio de modo |
03 |
14 Formal e informal, meios de comunicação e transportes 03 |
15 Cores e formas, horas II e localização II 03 |
16 Prova II 03 |
17 Prova de recuperação 03 |