A Análise de Impacto Regulatório (AIR) é uma ferramenta com ampla disseminação nos países membros da OCDE e outros, e contribui para a promoção da qualidade regulatória nos governos.
Marcos regulatórios recentemente aprovados no Brasil (Lei Geral das Agências, Lei da Liberdade Econômica e Decreto da AIR) tornaram a AIR obrigatória em processos regulatórios no âmbito federal.
Assim, o Curso objetiva capacitar interessados a aprofundar conhecimentos para a adequada realização da AIR em diferentes setores econômicos, com ênfase na regulação sanitária..
OBJETIVO: Apresentar de forma aplicada as principais etapas para conduzir adequadamente ou avaliar a Análise de Impacto Regulatório (AIR) realizada no âmbito dos processos regulatórios estatais na regulação sanitária.
Público-Alvo
Profissionais da iniciativa privada de setores econômicos afetados pela regulação sanitária.
Overview de teorias e evolução da AIR no Brasil e no mundo Processo e etapas da AIR – formulação do problema regulatório; mapeamento de stakeholders; levantamento, seleção e comparação de alternativas regulatórias; levantamento de dados e evidências para a AIR e estrutura de um relatório Relatórios e boas práticas em AIR.