O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejar, realizar as estimativas, orçamentos e controle dos custos; de modo que o projeto possa terminar com sucesso, dentro do orçamento estipulado e aprovado. O processo de estimar os custos do projeto envolve uma análise crítica de quais serão as devidas necessidades.

Objetivo do curso

I.    Conhecer os processos necessários para um gerenciamento de custos de um projeto de acordo com o PMI (Project Management Institute);   
II.    Capacitar o aluno na execução prática de um planejamento confiável e criação de ferramentas que possam auxiliar no controle do orçamento do projeto; 
III.    Realizar atividades práticas, simulando situações de projetos reais. 
IV.    Desenvolver as competências gerenciais necessárias relacionadas à Gerência de Custos de Projetos.

Público-Alvo

O curso está voltado para estudantes de Curso Superior e portadores de diploma de Curso Superior nas mas diversas áreas. Destinado também a Executivos e Gerentes que desejam aumentar sua capacitação na área de Gerenciamento de Custos de Projetos, segundo os processos do PMI-PMBOK. 

 

 

Metodologia de ensino a ser aplicada

Exposição interativa, análises de vídeos, exercícios individuais e em grupos e utilização de cases reais.  Dinâmica de grupo com temas selecionados. Criação de ferramentas para auxílio de planejamento e simulação de controle de custos.

 

 

Conteúdo
Princípios de finanças corporativas e controladoria financeira. - 4 horas
 
Visão dos processos para controle de projeto dentro da verba, orçamento, prevista. - 8 horas
 
Elaboração de ferramenta para custeio e controle de um orçamento/projeto. - 8 horas
 
Atividades práticas de preparação do planejamento e controle de custo, em um projeto. - 8 horas
Professor

MSc. Júlio Cesar Castanheira

Graduado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial - MADE. Possui experiência, de mais de 33 anos, na área de Ciência da Informação, com ênfase em Tecnologia da Informação. Trabalha há 24 anos com Gerenciamento de Projetos e de Portifólio, atuando em clientes de diversos segmentos nacionais e internacionais. Certificado pelo PMI (PMP), membro do Board de Gerência de Projetos da IBM Brasil, certificado como Senior Project Manager e Agile Explorer. Certificado em ITIL V4 Foundation. Concluiu, com certificação, o curso Criatividade, Inovação e Empreendedorismo do Saint Paul Business School/LIT. Recebeu o badge de certificação em Retail Industry Foundations da IBM Corporation, pelos treinamentos e atuação em clientes deste segmento de indústria. Possui experiência na área de gestão com ênfase em Marketing e Serviços. Sólidos conhecimentos em Teorias da Administração, Gestão de Serviços e Inovação. Professor Universitário na área de Administração na modalidade presencial e EAD.