Compartilhe nas Redes Sociais

As construções existentes são um problema em qualquer em qualquer lugar do mundo. Provavelmente porque o avanço tecnológico é tão rápido que a proposta das novidades é muito ampla e precisa também de competências aprofundadas e específicas, portanto, estamos esquecendo o existente ou não sabemos lidar com o que já existe.

A construção civil é um setor notoriamente muito tradicional, com impacto muito importante no PIB de um país, mas também responsável por uma parcela significativa da poluição mundial. O avanço neste setor não pode esquecer o requisito da sustentabilidade que pode induzir beneficio em vários setores: cultural, ambiental, social, econômico, saúde, entre outros. Mas sustentabilidade não é somente aplicar este principio nas obras novas, também temos que compreender e planejar o que fazer com o existente.

Se torna primordial então, que os profissionais da construção civil conheçam os princípios e os conteúdos sobre Retrofit. 

OBJETIVO:

Qualificar profissionais que sejam capazes de atuar com base nos aspectos normativos de desempenho das edificações, avaliando os requisitos da qualidade do ambiente construído, referente ao retrofit das edificações.

PÚBLICO ALVO:

Engenheiros, arquitetos, estudantes, empresários, técnicos, interessados em entender os fundamentos de um processo de interveção de retrofit.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O que se entende como Retrofit? O Impacto da construção civil na poluição e emissão de CO2 e o retrofit como solução; As mudanças climáticas e o impacto na construção civil; As construções existentes (conhecimento, análise e segurança estática); Retrofit dos sistemas de fachadas; Intervenção de retrofit visando desempenho termo-acústico das edificações; Retrofit e o Patrimônio Cultural; Experiências, insucessos, novidades no Retrofit

DOCENTE

Enrico Mangoni - PhD em Engenharias das Estruturas e responsável por mais de 300 projetos de Retrofit ao redor do mundo.

Fabíola Beltrame - Mestre em Engenharia, especialista em avaliação dos materiais de construção e desempenho dos sistemas construtivos e Diretora do Instituto Beltrame da Qualidade, Pesquisa e Certificação (IBELQ)

 

Administração do Curso
Estrutura do Curso