Sobre Monografia

O trabalho de conclusão dos cursos de especialização deverá ser postado no ambiente virtual Moodle, conforme cronograma abaixo:

1. Alunos que pertencem às áreas de Administração, Economia e Ciências Contábeis (CCSA), Comunicação e Letras (CCL) e Faculdade de Arquitetura (FAU) possuem data de entrega diferenciada, informada pela respectiva coordenação, ou seja:

Alunos que finalizarem o curso no 1º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Fevereiro) terão o prazo até 15/05.

Alunos que finalizarem o curso no 1º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Abril) terão o prazo até 15/09.

Alunos que finalizarem o curso no 2º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Agosto) terão o prazo até 15/11.

Alunos que finalizarem o curso no 2º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Outubro) terão o prazo até 15/03. do ano subsequente.

2. Alunos que pertencem às áreas de Engenharia (EE), Computação e Informática (FCI), Centro de Ciencias Biológicas e da Saúde (CCBS), Direito (FD) e Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), deverão postar a monografia no semestre subsequente ao término das disciplinas, ou seja:

1º semestre em 15/05.

2º semestre em 15/11.

Turmas com inicio em Fevereiro, a data limite de postagem será em 15/novembro do ano subsequente ao inicio do curso.

Turmas com inicio em abril/maio, a data limite de postagem será em 15/março do 2º ano após o inicio do curso.

Turmas com inicio em agosto, a data limite de postagem será em 15/maio do 2º ano após o inicio do curso.

Turmas com inicio em outubro, a data limite de postagem será em 15/setembro do 2º ano após o inicio do curso.

Informações Gerais:

Alunos pertencentes à Macroárea de Engenharia e Tecnologia deverão postar a Monografia e o Termo de autorização para Publicação (link logo abaixo) no ambiente Moodle.


1. PARA POSTAGEM - MOODLE

Verifique sua situação acadêmica e o prazo da postagem antecipadamente consultando o Terminal Informativo Acadêmico – TIA - e o item Histórico. 

Somente o aluno que obtiver aprovação em todas as disciplinas e carga horária completa estará apto a postar sua monografia pelo Moodle.

No ato da postagem será verificado:

I. Formato do arquivo (Word).doc ou PDF, conforme orientação de cada Macroárea;

II. A data constante da capa e da folha de rosto da monografia (deve ser informado o ano de postagem e não de término do curso);

Verifique se o arquivo postado refere-se a última versão de seu trabalho, pois não será permitida nova postagem ou troca do exemplar. 


2. REMATRÍCULA

Diante da apresentação de pendências no Histórico Escolar, o aluno deverá solicitar rematrícula na disciplina reprovada e cursá-la obrigatoriamente no decorrer do curso ou no semestre subsequente ao término do curso (não será autorizada matrícula em disciplina iniciada). Nestes casos, a data da entrega da monografia será postergada automaticamente, ficando o aluno impedido de solicitar nova prorrogação. 

O pedido de rematrícula deverá ser feito pelo aluno, por requerimento no setor administrativo da Educação Continuada "SAEC" (Edifício João Calvino, térreo), de segunda a sexta-feira das 9h às 22h.


3. CERTIFICADO

Será emitido Certificado de Especialização ao aluno que obtiver aprovação por nota e frequência nos módulos ou disciplinas do curso e que obtiver aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.

O Certificado de Especialização será emitido no prazo de 06 (seis) a 08 (oito) meses a partir da divulgação do conceito da monografia, mediante aprovação desde que não tenha pendências junto à Secretaria Geral.


4. PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O AMBIENTE MOODLE

1. Qual o formato do arquivo eletrônico?

PDF ou (Word).doc - conforme orientação de cada curso, ressaltando que, para alunos da macro área do CCSA, somente serão aceitos arquivos no formato PDF.

2. Qual tamanho máximo do arquivo?

50 megas

3. Qual o horário final da postagem?

O horário final da postagem será às 23h55.

4. A postagem poderá ser efetuada em vários arquivos?

Não, somente em arquivo único.

5. Como tenho acesso à avaliação da monografia e às anotações do professor? 

O aluno receberá o feedback da avaliação e observações do professor pelo Moodle.


5. PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A MONOGRAFIA

1. A Ficha Catalográfica é obrigatória?

Não é obrigatória a apresentação da Ficha Catalográfica para a entrega da monografia (cursos de especialização).

2. A Folha de Aprovação é obrigatória?

Não. A Folha de Aprovação não deve constar na monografia, diante da inexistência de banca examinadora.

3. Quais normas metodológicas serão consideradas para a elaboração da monografia?

As normas da ABNT e contidas no guia para alunos disponível no Terminal Informativo Acadêmico – TIA.

4. Qual o prazo para a divulgação do conceito da monografia?

O conceito será divulgado no Terminal Informativo Acadêmico – TIA/Historico - no prazo de até 90 dias após a entrega, respeitando o período de recesso (férias) dos professores.

5. Existe prorrogação para entrega da monografia?

Não

6. Existe a possibilidade de refazer a monografia em caso de reprovação?

Não.

7.  Há um número mínimo e máximo de páginas para a monografia?

Não é definida quantidade mínima e/ou máxima de páginas.

8. Como agendo orientação com um professor plantonista?

A agenda de orientação poderá ser acessada pelo site, utilizando o link: https://www3.mackenzie.br/posGraduacao/sa/ ou pelo TIA (Terminal Informativo Acadêmico).

9. Em qual departamento devo entregar a monografia caso seja presencial?

A entrega deve ser feita no Setor Administrativo da Educação Continuada - SAEC – Edifício João Calvino - Térreo. Atendimento de Seg. a Sex. das 09h às 22h, para alunos da Unidade de São Paulo-Itambé.


Para alunos de outras Unidades – Campinas ou Tamboré – na respectiva Secretaria da Pós-Graduação.

10. Qual o prazo para entrega da monografia?
 

O trabalho de conclusão dos cursos de especialização deverá ser postado no ambiente virtual Moodle, conforme cronograma abaixo:

1. Alunos que pertencem às áreas de Administração, Economia e Ciências Contábeis (CCSA), Comunicação e Letras (CCL) e Faculdade de Arquitetura (FAU) possuem data de entrega diferenciada, informada pela respectiva coordenação, ou seja:

Alunos que finalizarem o curso no 1º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Fevereiro) terão o prazo até 15/05.

Alunos que finalizarem o curso no 1º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Abril) terão o prazo até 15/09.

Alunos que finalizarem o curso no 2º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Agosto) terão o prazo até 15/11.

Alunos que finalizarem o curso no 2º semestre do ano (Disciplinas com inicio em Outubro) terão o prazo até 15/03. do ano subsequente.

2. Alunos que pertencem às áreas de Engenharia (EE), Computação e Informática (FCI), Centro de Ciencias Biológicas e da Saúde (CCBS), Direito (FD) e Educação, Filosofia e Teologia (CEFT), deverão postar a monografia no semestre subsequente ao término das disciplinas, ou seja:

1º semestre em 15/05.

2º semestre em 15/11.

Turmas com inicio em Fevereiro, a data limite de postagem será em 15/novembro do ano subsequente ao inicio do curso.

Turmas com inicio em abril/maio, a data limite de postagem será em 15/março do 2º ano após o inicio do curso.

Turmas com inicio em agosto, a data limite de postagem será em 15/maio do 2º ano após o inicio do curso.

Turmas com inicio em outubro, a data limite de postagem será em 15/setembro do 2º ano após o inicio do curso.

11. Posso entregar a monografia antes do prazo estabelecido?

Não.

12. O que é Pré-Projeto?

O Pré-Projeto é elaborado durante a(s) disciplina(s) relacionada(s) à MTC (Metodologia do Trabalho Científico), situação específica para os cursos que apresentam mais de uma disciplina de metodologia no decorrer do curso. 
 

Para os casos em que a disciplina relacionada à MTC (Metodologia do Trabalho Científico) é ministrada em um único semestre de curso, será elaborado, a critério do professor, diretamente o projeto de pesquisa

13.  O que é Projeto de Pesquisa?

O Projeto de Pesquisa é elaborado no decorrer da última disciplina relacionada à MTC (Metodologia do Trabalho Científico).

14. É obrigatória a entrega do projeto de pesquisa junto à monografia?


Não.

15. Pode entregar disquete ou DVD ao invés de CD?

Não. É obrigatória a postagem de forma digital, via plataforma Moodle.


16. Como tenho acesso à avaliação da monografia e às anotações do professor?

Pela plataforma Moodle/arquivo de feedback, Caso perca o periodo de disponibilização no Moodle, o aluno deve solicitar por meio de requerimento ao Setor Administrativo da Educação Continuada (SAEC), a vista da ficha de avaliação da monografia.

17. Quando encaminho meu trabalho digital para avaliação, é gerado um protocolo de entrega?

Sim, é encaminhado um protocolo de entrega para o email: aluno@mackenzista.br