Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Chamada para publicação 2018
Livros
Como Publicar
Como Adaptar Sua Pesquisa
Normas Editoriais
Seja Nosso Autor
Catálogo
Revistas
Guia de Trabalhos Acadêmicos
 

Como Publicar Teses



Campus Mackenzie - Unidade São Paulo


A Editora Mackenzie publica livros que são provenientes de pesquisa (livre-docência, teses, dissertações) sobre temas pertinentes à sua linha editorial (ver Livros), escritas por professores da Universidade Presbiteriana Mackenzie ou de outras instituições de ensino. Antes de apresentá-la para avaliação, entretanto, é necessário que a pesquisa seja adaptada para o formato de livro, pelo próprio autor ou profissional por ele designado. A Editora Mackenzie não realiza o trabalho de adaptação de teses, dissertações etc. Feita esta adequação, o processo e o tempo de avaliação (ver Tempo de Avaliação em Como Publicar) são os mesmos destinados aos demais originais: a obra será submetida à análise de pareceristas externos e ao Conselho Editorial Acadêmico da Universidade Presbiteriana Mackenzie, dentro de um prazo de seis meses a um ano.

Como Adaptar para o Formato de Livro

Teses e dissertações apresentam linguagem e estrutura diferentes das utilizadas em livros. Em alguns casos, é necessário praticamente reescrever a obra para chegar-se ao formato desejado de livro. Antes de iniciar essa tarefa, entretanto, é necessário que o autor se familiarize com os procedimentos da Editora Mackenzie, descritos em Como Apresentar um Original e Normas Editoriais.

Conhecidos esses procedimentos, é hora de se partir para a nova estrutura da obra. Teses e dissertações normalmente utilizam um grande número de notas de rodapé com referências bibliográficas. Livros não costumam trazer em rodapé estes elementos, uma vez que sua presença interrompe o curso da leitura e por sua vez da linha de pensamento. As chamadas de referências bibliográficas devem ser inseridas no corpo do texto utilizando o sistema autor-data da ABNT. No rodapé ficam apenas as notas explicativas, dados adicionais ao corpo do texto.

Também recomenda-se a eliminação de apêndices e anexos, que são muitas vezes essenciais na redação final de uma pesquisa mas de pouca importância para o público geral.

A relação de Referências bibliográficas, obrigatória em teses e dissertações, pode ser dividida em duas partes: Referências, lista dos livros utilizados (fontes primárias) para elaboração da obra, e Leitura Recomendada, relação de outras obras relacionadas ao tema, indicados pelo autor para quem quiser se aprofundar no assunto.

A atualização de dados pesquisados durante a elaboração da tese ou dissertação é essencial durante a adaptação, antes da entrega dos originais para avaliação, uma vez que após esta entrega a Editora Mackenzie não aceitará acréscimos ou alterações no texto. Informações desatualizadas que porventura não tenham sido corrigidas antes da entrega à Editora Mackenzie são de inteira responsabilidade do autor da obra.

É necessário, ainda, eliminar qualquer referência no texto ao projeto acadêmico que deu origem ao livro, tais como "esta tese tem como objetivo mostrar..." ou então "a conclusão final desta dissertação...". Da mesma forma, caso o autor tenha interesse em manter os agradecimentos constantes da tese ou dissertação, é necessário que eles sejam adaptados. Informações como "Agradeço ao meu orientador, ....", por exemplo, poderão ser substituídas por "Ao sr......", seguido de sua identificação, como "diretor da Faculdade de....".

A linguagem de um livro deve ser, antes de tudo, clara e objetiva. Assim, recomenda-se a leitura atenta da tese ou dissertação para eliminação de itens ou capítulos que são característicos do trabalho acadêmico e impliquem repetição de informações. A separação por capítulos, portanto, não necessariamente será a mesma da tese ou dissertação, devendo ser adaptada de acordo com a nova estrutura. A separação e denominação dos capítulos fica inteiramente a cargo do autor da obra. Os textos introdutórios e conclusivos devem apresentar objetivo, importância e abrangência da obra à àrea a que se destina, bem como descrição detalhada de seu conteudo. 

A presença de figuras, ilustrações e fotografias encarecem a produção da obra, portanto é imprescindível que as imagens estejam diretamente relacionadas ao texto, que não sejam meramente ilustrativas. Por fim, é importante que o autor considere a relevância desses elementos no original, pois eles serão levados em conta no processo de avaliação.

Dicas para adaptar uma tese ou dissertação para o formato de livro

  • Elimine notas de rodapé, incluindo as informações no corpo do texto ou simplesmente eliminando-as.
  • Elimine referências à tese ou à dissertação.
  • Reavalie a necessidade de figuras, fotografias ou ilustrações.
  • Elimine as repetições, apêndices e anexos.
  • Reformule a estrutura, adaptando e reescrendo, se necessário,  as informações sobre a metodologia adotada.
  • Reescreva os textos introdutórios, que devem apresentar o objetivo e a importância da obra e descrição do seu conteúdo.
  • Adote uma linguagem clara e objetiva, com frases e parágrafos curtos de estrutura-padrão: sujeito + verbo + predicado.
  • Atualize as informações antes da entrega dos originais.
  • Reveja os agradecimentos, eliminado-os ou adaptando-os ao novo formato.
  • Normatize as referências bibliográficas e as citações de acordo com as normas da ABNT.