ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Pedagogia - Matriz Curricular

Psicologia da Educação II

Código:

220.2251.1

Carga Horária:

3 horas

Teoria:

 

Prática:

 

Etapa:



Objetivos:

OBJETIVOS

Dimensão de conhecimento

1.  Identificar os principais aspectos das teorias de Cognitivista, Interacionista e sócio interacionista Skinner, Brunner e Ausubel,J. Piaget e L.S. Vigotsky (contextualização histórica das obras, os fundamentos teóricos e metodológicos e os principais conceitos)

Dimensão das habilidades

2.  Sintetizar as principais correntes da aprendizagem e desenvolvimento na Psicologia da Educação.

3.  Observar o modo como ocorrem a aprendizagem e o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões (cognitiva, afetiva, social e moral).

4.  Justificar sua visão de homem, de ensino e aprendizagem fundamentada em uma das correntes.

Dimensão das atitudes

5.  Refletir sobre as contribuições das teorias estudadas no campo educacional.

6.  Assumir a responsabilidade como profissional pelo processo integral de aprendizagem e desenvolvimento na escola.

Ementa:

Estuda as principais contribuições teóricas da Psicologia sobre os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana. Analisa as implicações educacionais, nos atos de ensinar e aprender, decorrentes dos pilares conceituais básicos das diferentes abordagens.

Metodologia:

Aulas expositivas dialogadas, atividades práticas, discussão de textos em grupo, trabalho de observação de crianças. Projeção de filmes.

Critério de
Avaliação:


CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O desempenho dos alunos frente aos objetivos estabelecidos será avaliado no decorrer do semestre por meio de atividades que exijam produção pessoal e coletiva, englobando aplicabilidade, análise e síntese do conteúdo trabalhado.

 

Instrumentos

Pontos/Peso

Individual e/ou grupo

Avaliação Intermediária
60%

Prova intermediária

30 pontos (peso 40%)

Individual

Atividades

30 pontos (peso 20%)

Individual e grupo

PAFE 40%

10 pontos (peso 40%)

Individual



Conteúdo Programático:

Módulo I – Jean Piaget

A epistemologia Genética de Jean Piaget, a estruturação da inteligência, os fatores do desenvolvimento (maturação, experiência ativa, interação social e equilibração), os tipos de conhecimento (físico, matemático, social), a relação entre inteligência e afetividade, os estágios do desenvolvimento; as repercussões da teoria piagetiana na educação.

Módulo II – Cognitivismo: Os pensamentos de Brunner e Ausubel e sua contribuição para a educação. Da experiência à construção do conhecimento.

Modulo III - L. S. Vigotsky

A teoria sócio-histórica de L. S. Vigotsky, contextualização histórica e científica da produção de Vigotsky, o método materialista dialético, as funções psicológicas superiores, a relação entre aprendizagem e desenvolvimento: a zona de desenvolvimento proximal, as implicações do pensamento de Vigotsky na educação.

Módulo IV – Henri Wallon

Destacar as dimensões de desenvolvimento da teoria de H.Wallon: Pessoa, inteligência, emoção e aspecto motor.

Bibliografia:

ALMEIDA, Laurinda Ramalho, Et. al. A Constituição da Pessoa na proposta de Henri Wallon. São Paulo: Loyola, 2004.

ALMEIDA, Laurinda Ramalho, Et. AL. Henri Wallon: Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola, 2000.

DAVIS, C; OLIVEIRA,Z. de. Psicologia na Educação. São Paulo: Cortez, 1991.

GALVÃO, Izabel. Wallon. São Paulo: Editora Vozes, 1999.

OLIVEIRA, M.K. Vigotsky: Aprendizagem e desenvolvimento – um processo sócio-histórico.2ª. edição. São Paulo:Scipione, 2001.

RAPPAPORT, C., FIORI, W., DAVIS, C. Teorias do Desenvolvimento. E.P.U. 1981, 9ª reimpressão, 2007.

RAPPAPORT,C; FIORI, W. da ; DAVIS, C. Teorias do desenvolvimento – conceitos fundamentais. Vol. I,II,III,IV. São Paulo: EPU, 2004.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARRARA, K. (org.) Introdução à Psicologia da Educação. SP: Avercamp Editora, 2004

COLL, C., Palácios, J., Marchesi, A. (orgs.) Desenvolvimento psicológico e educação psicologia evolutiva. v. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. RJ: Forense Universitária, 1998.

PIAGET, J. e Inhelder, B. A psicologia da criança. RJ: Bertrand Brasil, 1990.

REGO, T. C. Vygtsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SEBER, M. G. Piaget - o diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São Paulo:  Scipione.

VIGOTSKI, L.S. 1998. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes

WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. SP: Pioneira, 1999.

Número de chamada Biblioteca Central – Prédio 02 – campi São Paulo: 155.413 W124i – 05 exemplares