ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Pedagogia - Matriz Curricular

Gestão e Avaliação de Projetos Educacionais I

Código:

221.2677.5

Carga Horária:

3 horas

Teoria:

3 horas

Prática:

 

Etapa:

6ª.

Objetivos:

Conhecimento:

Conhecer as etapas de concepção de um projeto educacional.

Habilidade:

Observar os diferentes tipos de avaliação de projetos educacionais.

Atitude:

Perceber, na gestão democrática, os limites e possibilidades da construção de um espaço para a participação efetiva de todos os envolvidos no processo.

Ementa:

Aborda a gestão e avaliação de projetos educacionais nos sistemas de ensino, nas unidades escolares e nos espaços não-escolares. Orienta o aluno na elaboração de projetos educacionais em diferentes áreas temáticas a serem aplicados em diferentes contextos.

Metodologia:

- Aula expositiva e dialogada;

- Discussão e trabalhos em grupo.

Critério de
Avaliação:


60% - avaliações intermediárias: prova individual; trabalhos

40% - PAFE

Conteúdo Programático:

- Definição e tipologia de projetos educacionais

- Ciclo de vida de um projeto: inicialização; planejamento; execução; controle; encerramento

- Plano de projeto: problema; justificativa; objetivo geral; objetivo específico; resultados esperados; abrangência

- Etapas do processo de planejamento

- Os três C’s no trabalho em equipe

- Critérios para avaliação de projetos educacionais

Bibliografia:

Básica

MOURA, D.G. de & BARBOSA, E.F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. Petrópolis: Vozes, 2006.

Complementar

LIBÂNEO, J.C. (org). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

LÜCK, H. Metodologia de projetos: uma ferramenta de planejamento e gestão. Petrópolis: Vozes, 2003.