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Pedagogia - Matriz Curricular

Brinquedo, Jogo e Brincadeira: Teorias Clássicas e Contemporâneas

Código:

 221.2471.3

Carga Horária:

3 horas

Teoria:

3 horas

Prática:

 

Objetivos:

Geral:

Propiciar a compreensão do papel do brinquedo, jogo e brincadeira na aprendizagem e desenvolvimento da criança

Específicos:

Conhecer, compreender e analisar criticamente a atividade lúdica e sua importância na formação do sujeito humano;

Compreender a origem e a natureza dos brinquedos, jogos e brincadeiras;

Fornecer subsídios para a compreensão do papel do brinquedo, do jogo e das brincadeiras na primeira infância.

Ementa:

Estuda os diferentes significados e papéis da brincadeira, do jogo e do brinquedo nas culturas ocidentais, desde a Idade Média aos dias atuais, para delinear perspectivas que permitam a compreensão de seu papel na aprendizagem e desenvolvimento da criança.   Contempla Estágios Supervisionados em Educação Infantil.

Metodologia:

Aulas expositivas dialogadas, com uso de vídeos e análise de situações-problema vivenciadas no estágio;

Dinâmicas grupais e Seminários temáticos

Leitura e discussão da bibliografia básica

Relatos de experiências (vivenciadas no estágio) e visitas técnicas a instituições de educação infantil que possibilitem refletir e articular as relações entre teoria e prática.

OBS => A realização e supervisão do estágio curricular serão em parceria com a disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II.

Critério de
Avaliação:


<h3 style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">Participação nas atividades; Leitura e compreensão das idéias centrais da bibliografia básica e dos vídeos apresentados;  Preparação e apresentação do seminário (qualidade da pesquisa realizada, coerência e articulação dos conceitos, planejamento do tempo, recursos materiais utilizados, etc), Prova Intermediária,  Relatório de Estágio, Auto-Avaliação e Prova de Avaliação Final Escrita (PAFE) .</h3>

Fórmula: {A(2)+B(4) + PAFE(4)} /10 + Participação 


A –
Prova Intermediária (peso 2) – 0 -10,0

B – Relatório de Estágio (peso 4) – 0 -10,0

PAFE – Prova Final (peso 4) – 0-10,0

Participação – Preparação e participação dos Seminários Temáticos e Auto Avaliação



Conteúdo Programático:

O brincar nas diferentes perspectivas: sócio-antropológica, filosófica, histórica e psicológica:

O brincar como elemento de desenvolvimento e aprendizagem da criança pequena;

Brinquedo, jogo e brincadeira e cultura: a constituição da cultura lúdica;

História dos brinquedos, jogos e brincadeiras.

Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KISHIMOTO, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Thonson Learning, 2002.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

VYGOTSKY, L. S.  A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura.  São Paulo: Cortez, 2008.

FRIEDMANN, Adriana et all O Direito de Brincar: A Brinquedoteca . São Paulo: Ed Scritta, 2005.

MEIRELLES, Renata. Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil. São Paulo:Editora Terceiro Mundo, 2007.

Obs => Os demais textos que constam no Planejamento das Aulas estão disponibilizados em versão digital.