ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Curso de Nutrição - CCBS

Nutrição e Saúde Coletiva

Capacitar o aluno a reconhecer os principais desvios nutricionais distribuídos em diferentes estratos regionais e sociais da população, discutindo-se as medidas de intervenção e controle destes problemas. Aborda a estrutura de assistência à saúde no Brasil, dando uma visão geral, porém consistente, da organização e do funcionamento do sistema de saúde no país, bem como dos programas de saúde e nutrição. A disciplina integra os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas do curso, promovendo a síntese do que se tenha visto dos vários aspectos da Nutrição em Saúde Pública

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KAC, G.; SICHIERI, R.; GIGANTE, D.P. Epidemiologia Nutricional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2008. 579 p.

PEREIRA, M.G. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2006. 596 p.

ROUQUAYROL, M.Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia e Saúde. 6.ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003. 708 p.



BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Vigilância alimentar e nutricional – SISVAN: orientações básicas para a coleta, o processamento, a análise de dados e a informação em serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2004. 120 p.

CUPARI, L. Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis. Barueri: Manole, 2009. 515 p.

OLIVEIRA, J.E.D.; CUNHA, S.F.C.C.; MARCHINI, J.S. A desnutrição dos pobres e dos ricos: dados sobre a alimentação no Brasil. São Paulo: Sarvier, 1996. 123p.

SANTOS, I.G. Nutrição: da assistência à promoção da saúde. São Paulo: RCN, 2007. 378 p.

SÃO PAULO. Código Sanitário do Estado de São Paulo: Lei no. 10.083 de 23 de setembro de 1998. São Paulo: Sugestões Literárias, 1998. 125p.

WEIS, B.; CHAIM, N.A.; BELIK, A. Manual de gestão eficiente da merenda escolar. 2.ed. rev. ampl. São Paulo: Apoio Fome Zero – Associação de Apoio a Políticas de Segurança Alimentar, 2005. n.p.