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Matemática - Matriz Curricular

Educação de Jovens e Adultos

Código:

221.2576.1

Curso:

Matemática

Carga Horária:

1h 30min

Teoria:

2 aulas

Prática:

 

Etapa:



Objetivos:

Possibilitar ao estudante a compreensão crítica da realidade da educação de jovens e adultos no Brasil do século XXI.

Possibilitar a construção de conhecimentos sobre as políticas para a educação de jovens e adultos em diferentes períodos da história da educação nacional e internacional; as características e especificidades da educação de jovens e adultos considerando os aspectos: social, político-pedagógico, psicológico e cultural assim como as perspectivas de gênero, raça-etnia, geração, dentre outras. Analisar as diferentes metodologias de ensino de jovens e adultos e desenvolver atividades a estas relacionadas.

Ementa:

A disciplina propõe uma reflexão sobre as questões do analfabetismo e educação supletiva no contexto histórico brasileiro em suas dimensões sociais, políticas, econômicas e metodológicas. Pretende analisar diferentes metodologias de alfabetização utilizadas no Brasil e fornecer subsídios para o planejamento de uma proposta pedagógica em alfabetização de adultos.

Metodologia:

Abordagem sócio-histórica (Dialética). Aulas expositivas dialogadas; leitura prévia de textos e leitura comentada em sala, desenvolvimento de trabalhos em grupo e individuais, debates. A metodologia de ensino de pessoas jovens e adultas será trabalhada também na perspectiva da simetria invertida oferecendo aos alunos a experimentação em sala de aula de procedimentos metodológicos equivalentes ao ensino na EJA. As aulas expositivas-dialogadas serão desenvolvidas de modo a discutir os conteúdos de forma articulada e não necessariamente seguindo a ordem linear exposta abaixo no Conteúdo Programático. As aulas incluirão ainda relatos de experiência de professores que atuam/atuaram com EJA e, sempre que possível visitação às salas de aula da EJA/Mackenzie e instituições outras propiciando ao aluno a reflexão sobre a teoria e prática de forma dialógica. A disciplina trabalhará ainda de modo articulado com Estudos Independentes no acompanhamento de atividades desenvolvidas nesta disciplina/atividade que decorram de temáticas ligadas a EJA.

Critério de
Avaliação:


A avaliação incluirá tanto prova oficial, de acordo com as normas desta instituição, bem como processos outros de avaliação no decorrer do semestre por meio de atividades individuais ou em grupo em sala, observações de visitas as salas de EJA e elaboração de resumo de textos. Incluir-se-á a prática de auto-avaliação discente.

Avaliações Intermediárias: 60%

Prova Final (PAF): 40%

Conteúdo Programático:

1.   Histórico da Educação de adultos/ jovens e adultos no Brasil: a produção do analfabetismo no Brasil.

2.   Fundamentos legais e políticas educacionais de EJA:

2.1: 4024/61, 5692/71, 9394/96; Constituição de 1988.

2.2: Diretrizes Curriculares para EJA

3.   Alfabetização,analfabetismo e letramento. Educação continuada e educação permanente. Jovem e Adulto: perfil dos estudantes da EJA.

4.   Organização e funcionamento dos cursos de EJA: tipos e características; programas de EJA – alfabetização solidária, MOVA, supletivo, telecurso e outros.

5.   Ensinar e aprender com jovens e adultos: como aprende o jovem e o adulto; fundamentos metodológicos da EJA.

Formação docente para atuar com EJA: quem forma o educador de EJA?

Bibliografia:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRASIL. MEC/SEF. Proposta curricular para a educação de jovens e adultos. Primeiro segmento do ensino fundamental.

Alfabetização e Cidadania: revista de educação de jovens e adultos. N.16, julho de 2003.

CUNHA, C. M. SILVA, M.C.DE F. A educação de jovens e adultos: a diversidade de sujeitos, práticas de exclusão e inclusão das identidades em sala de aula. In Pluralidade cultural e inclusão na formação de professores e professoras. Diniz, M. Vasconcelos, R. N (org.) BH: Formato Editorial, 2004. p. 158 – 187

 FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. RJ: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, M. Romão, J.E. Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. São Paulo: IPF/Cortez, 2000.

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HENRIQUES, R. Discriminação racial no Brasil: desigualdade de oportunidades na educação. In:_ Raça e gênero no sistema de ensino: os limites das políticas universalistas na educação. Brasília: UNESCO, 2002. pp. 33-42.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Estado e educação popular. São Paulo, Pioneira, 1974.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 4024/61 e 9394/96.

Lei 5692/71

Parecer CNE/CEB n. 11/2000. Diretrizes Curriculares para a educação de jovens e adultos.

Áudio-visual:

Vídeo TV Escola: sobre educação de jovens e adultos

Vídeos Semana Cultural da EJA Mackenzie. Acervo do programa de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Presbiteriana Mackenzie