LCON - Computação Natural  

Sobre o LCoN

 

O Laboratório de Computação Natural (LCoN) está vinculado à Faculdade de Computação e Informática (FCI) e ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no campus de São Paulo – SP.

 

Fundado em fevereiro de 2009, o LCoN tem como objetivo promover e realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento na área da Computação Natural, focando-se principalmente na construção e aplicação de modelos e métodos matemáticos e computacionais para a solução de problemas da ciência e da engenharia. Além disso, promove a formação avançada de recursos humanos através do desenvolvimento de atividades acadêmicas de mestrado e doutorado, envolvendo pesquisa e projetos em sua área de atuação. 

 

Missão

 

Utilizar a computação natural para produzir conhecimento científico de qualidade, promover a formação de capital intelectual altamente qualificado e transformar ciência em tecnologia.

 

Visão

 

Ser referência internacional na formação de mestres e doutores, e na produção de artigos científicos e ferramentas de solução de problemas baseadas na computação natural.

 

Valores

   •  Liberdade de expressão
   •  Criatividade
   •  Ética
   •  Sustentabilidade Ambiental
   •  Trabalho em Equipe
   •  Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação
   •  Foco em Resultados

 

Sobre a Computação Natural

 

A computação natural é constituída por novas abordagens de computação caracterizadas por uma maior proximidade com a natureza e altíssimo potencial de solução de problemas complexos do mundo real. Seus resultados e transformações já afetam nossas vidas, mesmo sem percebermos, e podem vir a ser ainda mais marcantes. A computação natural já se encontra em máquinas de lavar roupas, trens, brinquedos, aparelhos de ar-condicionado, filmes, jogos eletrônicos, terminais de contêineres, empresas de tratamento e proteção ambiental, etc. A computação natural pode ser dividida em três grandes subáreas:

 

Computação inspirada na natureza: Computação Evolutiva, Sistemas Imunológicos Artificiais, Sistemas Nebulosos, Inteligência de Enxame e Redes Neurais Artificiais;
Síntese de formas e comportamentos naturais: Vida Artificial e Geometria Fractal;
Computação com mecanismos naturais: Computação de DNA e Quântica.