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Curso de Administração de Empresas

Disciplina de Comunicação e Expressão

Carga horária (Semanal)
4

Semestre
1



Objetivo
Conscientizar o aluno da relevância do bom desempenho lingüístico tanto no plano da aquisição de conhecimentos quanto no exercício profissional. 1. Comprovar ao aluno sua capacidade de produzir textos de qualidade a partir dos conhecimentos que possui da estrutura e do funcionamento da Língua Portuguesa. 2. Desenvolver no aluno habilidade para impedir as interferências do nível coloquial da linguagem nas situações de formalidade cada vez mais freqüentes quer na sua vida acadêmica, quer na profissional. 3. Promover oportunidades de expressão oral, tendo em vista a clareza e a adequação do aluno na transmissão de suas idéias por meio da fala. 4. Familiarizar o aluno com os documentos mais usuais da Redação Técnica. Proporcionar ao aluno noções preliminares da estrutura e das características do texto científico.



Metodologia
As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos da disciplina por meio das seguintes estratégias didático-pedagógicas. 1. Exposições do professor sobre como tirar o máximo proveito dos conhecimentos de Língua Portuguesa, adquiridos pelos alunos no colégio, tendo em vista um melhor desempenho comunicativo. 2. Discussões do grupo sobre questões pertinentes aos temas expostos. 3. Discussões do grupo sobre assuntos relevantes quanto à conjuntura nacional e internacional, sempre que houver interesse da classe. 4. Realização de exercícios pelo professor em conjunto com os alunos, tendo como apoio transparências e, eventualmente, recursos multimídia. 5. Elaboração de trabalhos individuais ou em grupos sob a orientação do professor.



Ementa
Disciplina indispensável para o efetivo acompanhamento do curso pelo aluno, uma vez que a fluência na língua materna possibilita a plena compreensão dos textos indicados e a excelência na produção de provas e trabalhos claros e coerentes. O conteúdo programático da disciplina tem em vista preparar os alunos para concluir com sucesso sua formação acadêmica e apresentar desempenho de alto padrão na atividade profissional.



Critério de avaliação
Será divulgado em breve.



Conteúdo programático
1. Níveis de linguagem

2. Seleção lexical (questões de precisão vocabular)

3. Questões de pontuação

4. Adequação da forma e do conteúdo do texto aos interesses do leitor

5. Análise de modelos de documentos de Redação Técnica

6. O resumo e a resenha crítica

7. As relações de significado na construção do pensamento (aplicação prática da análise sintática)

8. Análise de textos e imagens quanto à construção e à expressão das idéias, tendo em vista a clareza e a coerência.

 

Bibliografia

Leitura obrigatória:
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa. 33a. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2000

BELTRÃO, O. Correspondência, linguagem e comunicação: oficial, comercial, bancária e particular. 25a. ed. São Paulo: Atlas, 1985.

Leitura complementar:
GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 2a. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973.

MATTOSO CÂMARA Jr. J. Manual de expressão oral e escrita. 4a. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.

NADÓLSKIS, H. Normas de comunicação em Língua Portuguesa. 23a. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

REY, L. Como redigir trabalhos científicos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1972.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 4a. ed. São Paulo: Cortez & Moraes Ltda., 1980.

SPINA. S. Normas gerais para os trabalhos de grau. São Paulo: Livraria Editora Fernando Pessoa, 1974.

VANOYE, F. Usos da linguagem. 1a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

As obras acima constituem a fonte para a fundamentação teórica do conteúdo programático da disciplina Comunicação e Expressão. Nenhuma delas, portanto, é indicada aos alunos como leitura obrigatória, mas como referências para consulta.
Como apoio para o desenvolvimento de trabalhos e análise de modelos, são usados textos ou fragmentos de textos extraídos de jornais, revistas e livros, cuja temática se refere às diferentes áreas do conhecimento.

ABREU, A.S. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.