Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Bolsas de Estudo
prouni
Documentos Necessários
Perguntas mais Frequentes
Contatos
8. Crédito PraValer
Mackenzie Voluntário
Esportes
Projetos Socioeducacionais
Sustentabilidade
Contato
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS - PROUNI

 

1.   COMPROVANTE DE RENDIMENTOS

 

1.1        Se assalariados, os três últimos holerites e Carteira de Trabalho atualizada de todos os componentes do grupo familiar maiores de 18 anos (cópia das páginas: da foto, qualificação civil, último registro e da próxima em branco) e alterações se houver.

 

1.2        Se trabalhador autônomo / informal ou profissional liberal, guias de recolhimento do INSS dos três últimos meses, compatíveis com a renda declarada e cópia da Declaração de Trabalho Informal (modelo em anexo). Apresentar também a Carteira Profissional (cópia das páginas: da foto, qualificação civil, último registro e da próxima página em branco) e alterações se houver.

 

1.3        Se aposentado ou pensionista, Comprovante de Recebimento de aposentadoria ou pensão e Extrato do Benefício, impresso através do site do Ministério da Previdência Social :

http://www3.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html

Apresentar também a Carteira Profissional (cópia das páginas: da foto, qualificação civil, último registro e da próxima página em branco) e alterações se houver.

 

1.4        Declaração de que não apresenta renda mensal do candidato e dos integrantes do grupo familiar (os maiores de 16 anos). Favor imprimir em papel tamanho A4 (modelo em anexo) e cópia da Carteira de Trabalho atualizada- (cópia das páginas: da foto, qualificação civil, último registro e da próxima página em branco) e alterações se houver.

 

1.5        Pensionista: Recebimento de pensão alimentícia (modelo em anexo), se o pagamento for por meio de depósitos bancários apresentar os 3 (três) últimos comprovantes.Anexar cópia de ação judicial se houver.

 

1.6        Se proprietário de empresa

 

1.6.1 - Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos e Lucros – DECORE original (modelo em anexo) feita por Contador ou Técnico Contábil inscrito no respectivo Conselho Regional de Contabilistas – CRC endereçado ao Mackenzie, ou Declaração do Contador assinada, declarando a retirada de lucros dos 3 (três) últimos meses da empresa e Carteira Profissional (cópia das páginas: da foto, qualificação civil, último registro e da próxima página em branco) e alterações se houver.

 

Obs.: O Pró-labore não serve como comprovante de rendimentos da empresa.

 

1.6.2 – O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica completo – Exercício 2010 e Ano Base 2009.

 

1.6.3 - Contrato Social e suas alterações

Obs.: Se a empresa estiver Inativa, apresentar o Extrato Fiscal (Fornecido pela Receita Federal) ou IRPJ inativo. Caso tenha se retirado da sociedade, apresentar documento comprobatório.

 

2.   IMPOSTO DE RENDA

 

2.1       - Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de 2010 com todas as páginas (incluindo recibo de entrega). No caso de ISENÇÃO DE DECLARAÇÃO DE IRPF, apresentar Declaração de Isento (modelo em anexo) acompanhada da Situação das Declarações IRPF 2010, com a seguinte informação: "Sua Declaração não consta na base de dados da Secretaria da Receita Federal do Brasil". Endereço:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp

 

2.2       - Obs.: Se constar o candidato ou integrante do grupo familiar como dependente, apresentar o IRPF do declarante.

 

3.   Cópia do comprovante de residência em nome do candidato e de cada membro do grupo familiar: poderá ser cópia de conta de consumo de energia elétrica, água, telefone (fixo e celular), comprovante de aluguel, prestação de imóvel próprio, correspondência bancária, carta do ENEM ou Prouni. Qualquer comprovante adverso informar ao funcionário que recepcionará os documentos para posterior orientação.

 

4.   Cópia dos gastos primários na residência do Grupo Familiar (apenas uma conta de cada despesa, no caso a mais recente):
Conta Água, Luz, Telefone, Gás, entre outros gastos.

 

5.   Certificado(s) de Registro e Licenciamento de Veículo(s) que estejam em nome de membro(s) do grupo familiar.

 

6.   Cédula de identidade do candidato e dos demais membros do grupo familiar, podendo ser apresentada Certidão de Nascimento dos menores de 18 anos.

 

7.   Certidão de nascimento ou casamento do candidato.

 

8.   Comprovante de regularidade com as obrigações do Serviço Militar do candidato.

 

9.   Título de Eleitor e comprovante de votação ou regularidade com as obrigações da Justiça Eleitoral (candidato).

 

10.   CPF – Cadastro de Pessoa Física do candidato

 

11.   01 (uma) fotografia 3x4, recente (candidato).

 

12.  Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio devidamente autenticado. Caso tenha cursado o Ensino Médio em escola privada, anexe documento original declarando a condição de bolsista integral (100%) especificando o período do ensino médio, com o reconhecimento em Cartório da firma do emitente responsável.

 

13.  Comprovante de separação ou divórcio dos pais, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar no grupo familiar do candidato por essas razões. Caso a ausência de um dos pais do candidato ocorra em função de motivo diverso ao referido, o candidato deverá apresentar elemento comprobatório da situação fática específica.

 

14.  Certidão de casamento ou comprovação da existência de união estável no grupo familiar, quando for o caso, conforme Portaria Normativa Nº 05, de maio de 2.009 no Art.15 inciso X.

 

15.  Cópia de decisão judicial determinando o pagamento da pensão alimentícia, caso esta tenha sido abatida da renda bruta informada de membro do grupo familiar.

 

16.  Comprovante de efetivo exercício do magistério da educação básica, integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública, emitido por esta, quando for o caso (Caso seja professor da rede pública de ensino).

17.  Outros documentos

·         Óbito

·         Caso haja necessidade, anexar carta explicativa digitada, no limite de duas páginas

·         Doença grave, anexar cópia de laudo médico

Recomendamos o seguinte:

  • Não grampear as cópias nem recortá-las, deixar em tamanho A4.
  • Os documentos deverão estar em ordem, conforme lista (não serão aceitos documentos incompletos ou ilegíveis).
  • Apresentar os documentos (originais e cópias) do candidato e de todos os integrantes do grupo familiar.
  • Candidatos com até 24 anos de idade deverão apresentar a documentação dos pais.
  • Pedimos a gentileza de apresentar documentação organizada conforme check list.