ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

TREINAMENTO CIENTÍFICO E INICIAÇÃO CIENTÍFICA



O treinamento científico e a iniciação científica introduzem o aluno da graduação ao universo da pesquisa. No treinamento científico, o aluno tem a oportunidade de se familiarizar com o ambiente da pesquisa através do acompanhamento da rotina de um laboratório e do aprendizado de técnicas empregadas no mesmo, sem um projeto de pesquisa. Geralmente, este é o passo inicial para a iniciação científica. Esta última se caracteriza pela realização de um projeto de pesquisa que permitirá a vivência dos vários aspectos envolvidos no desenvolvimento científico.

A iniciação científica envolve a redação do projeto, a condução das várias etapas do mesmo e, no final do trabalho, a elaboração de um relatório. Todas estas fases devem ser supervisionadas pelo orientador. O projeto de iniciação científica deve ser escrito pelo aluno seguindo a formatação científica padrão. Deve conter resumo, introdução, objetivos, materiais e métodos, referências bibliográficas e o cronograma. Estes projetos podem ser submetidos ao Programa institucional de Iniciação Científica do Mackenzie (PIBIC) ou às agências de fomento à pesquisa (FAPESP, CNPq etc.) para solicitação de bolsa de iniciação científica.

Para que o treinamento científico e a iniciação científica sejam reconhecidos pelo Curso de Ciências Biológicas e possam contar como horas de atividade complementar, a ficha de acompanhamento deve ser preenchida e entregue pelos alunos, entre a 2ª e a 6ª etapas do Curso. Alunos da 7ª e 8ª etapas não precisam entregar, pois a iniciação científica, neste caso, configura o estágio obrigatório. A referida ficha  deve ser entregue para o professor da disciplina POC (alunos da nova matriz) ou diretamente para o Prof. José Luiz Caldas Wolff (alunos da matriz antiga). A ficha deve ser entregue semestralmente, nos meses de maio (primeiro semestre) e outubro (segundo semestre). As fichas devem ser entregues em duas vias devidamente assinadas pelo aluno e pelo orientador.

A atividade e a iniciação científica só poderão ser reconhecidas quando realizadas na Universidade Presbiteriana Mackenzie ou em instituições conveniadas



Professor Responsável

Dr. José Luiz Caldas Wolff

Horário Atendimento: 3ª feira - 14h30 as 16h00

Local: Prédio 28- 1º Andar, SL 2

Telefone: 2114-8846