OuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Mestrado/Doutorado em Letras

Profª. Drª. Diana Luz Pessoa de Barros


Diana Luz Pessoa de Barros é Professora Titular do Departamento de Lingüística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo USP (Brasil) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Obteve o título de mestre na Universidade de Paris III (França, 1971) e os de doutor, livre-docente e titular na Universidade de São Paulo (1976, 1985 e 1997). Ministra aulas de Lingüística na pós-graduação das duas Universidades e orienta teses de doutorado e dissertações de mestrado.

Dois de seus orientandos ganharam o prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística ANPOLL, de melhores dissertação e tese do ano, e um recebeu menção honrosa da CAPES, em concurso de teses. É membro da comissão da FILLM- UNESCO; foi presidente da Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN (1991/ 1993), membro da Junta Diretora da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina - ALFAL (1993/ 1999), membro do Conselho da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística - ANPOLL (2000/ 2002). Foi e é, atualmente, representante da área de Lingüística no Comitê de Letras e Lingüística do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq (1997 e 1998; a partir de outubro de 2006).

Presidiu e organizou vários congressos nacionais e internacionais, sendo o último internacional em 2002, a IX International Conference on the History of Language Sciences - ICHOLS IX. Coordenou, com Eni Orlandi e Sylvain Auroux, o projeto de cooperação internacional História das Idéias Lingüísticas no Brasil: ética e política das línguas, no período de 2000 a 2004. Participa do projeto de Estudos da Norma Lingüística Urbana Culta de São Paulo (NURC-SP) e do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância, que reúne sociólogos, historiadores, filósofos, antropólogos, teóricos da literatura e lingüistas.

Nesse Laboratório, coordena o projeto de pesquisa sobre a intolerância e o preconceito lingüísticos. Desenvolveu, com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (pesquisador I A), o projeto sobre o conceito de norma e as imagens da língua nas gramáticas portuguesas e brasileiras do século XVI à atualidade, e realiza atualmente, também com bolsa de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (pesquisador I A), pesquisa sobre os discursos intolerantes. Publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos especializados, em anais de congressos, no Brasil e no exterior, principalmente nas áreas de Teoria e Análise do Discurso e do Texto, Análise da Conversação, Estudos da Língua Falada, Semiótica Narrativa e Discursiva e História das Idéias Lingüísticas. 


Profª. Drª. Diana Luz Pessoa de Barros - dianaluz@mackenzie.br

Obras Principais



Teoria semiótica do texto.. 4. ed. São Paulo: Editora Ática, 2005.




Os discursos do Descobrimento. 500 e mais anos de discursos.. 1. ed. São Paulo: FAPESP/Edusp, 2000.




Dialogismo, Polifonia, Intertextualidade. Em Torno de Bakhtin. SÃO PAULO: EDUSP, 1994.