

Realizou-se no Centro Histórico Mackenzie, nos dias 15 de março a 15 de abril de 2005, uma exposição de documentos e fotografias intitulada “A Igreja Presbiteriana do Brasil: Uma Expressão do Protestantismo Mundial”.
Além de documentos históricos do presbiterianismo brasileiro, a exposição incluiu vários itens da coleção de obras raras do presbítero Dr. Antonio Cabrera, de São José do Rio Preto. Entre esses itens estavam preciosidades como uma carta do reformador Martinho Lutero, uma folha da Bíblia de Gutenberg (o primeiro livro do mundo a ser impresso), uma indulgência papal, uma cópia do Edito de Fontainebleau, de Luís XIV (que revogou o Edito de Nantes), e uma das edições originais da Confissão de Fé e Catecismos de Westminster.
A exposição atraiu um grande número de visitantes de São Paulo e de outros estados, sendo que mais de 800 pessoas assinaram o livro de visitantes.
Foi uma iniciativa da Secretaria Executiva do Supremo Concílio (Rev. Ludgero B. Morais) e teve a participação técnica do Centro Histórico Mackenzie e a consultoria do Dr. Alderi Souza de Matos, historiador oficial da IPB.
Os objetivos da exposição foram:
1. Divulgar o história do protestantismo mundial e da Igreja Presbiteriana do Brasil;
2. Despertar a igreja e seus líderes para a necessidade de preservação dos acervos históricos da denominação, principalmente o Arquivo Histórico Presbiteriano (São Paulo) e o Museu Presbiteriano (Campinas);
3. Chamar a atenção das pessoas para algumas datas extremamente significativas que irão transcorrer nos próximos anos: 2007 – 450 anos do primeiro culto protestante e reformado do Brasil; 2008 – 450 anos da Confissão de Fé da Guanabara e 50 anos do jornal Brasil Presbiteriano; 2009 – 500 anos do nascimento do reformador João Calvino e 150 anos da chegada do Rev. Ashbel G. Simonton ao Brasil.
Veja a seguir algumas imagens dessa importante e significativa exposição.
• Fotos Panorâmicas
• Fotos do Dr. Antonio Cabrera
• Textos explicativos nas paredes
Linhas do Tempo
• Fotos Diversas
