ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Plano de Ensino

Semestre: 

1º de 2012 

Disciplina: 

Administração e Organização – 5P

Código: 

18015018

Curso: 

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Carga Horária:

4

Teoria: 

4

Prática: 

 

Etapa: 

5

Professor: 

Profa. Dra. Virginia do S. Motta Aguiar

Objetivo: 

A disciplina visa a discussão das questões de administração e organização das empresas. Visa propiciar ao aluno um ferramental analítico-metodológico para análise das organizações, seja para intervenção, seja para compreensão do ambiente no qual seu trabalho profissional se desenvolve. O curso irá privilegiar a discussão dos fundamentos das diversas abordagens e linhas de pensamento administrativo, sob a ótica da engenharia, ao invés de focar em técnicas específicas.

Ementa: 

Teoria geral da Administração e as principais abordagens das organizações. Estrutura organizacional: abordagem de Mintzberg. Modelos participativos. Enfoque sistêmico. Aprendizagem Organizacional. Organização qualificante e Modelo de Competência. Cultura organizacional. Poder nas organizações: Organizações como Sistemas Políticos. Sindicalismo e Relações de Trabalho. Relação entre empresas: competição, cooperação, redes e terceirização.

Metodologia: 

Aulas expositivas em sala de aula com uso de data show e quadro branco, promovendo discussões com os discentes. As aulas teóricas serão complementadas com resoluções de exercícios em sala de aula, dinâmicas de grupo  e simulações de casos propostos com situações práticas e chamadas de problemas do dia a dia.

Critério: 

A Média Final (MF) será composta por:

a) Uma prova parcial (P1) marcada pelo professor

b)Um trabalho prático (T1) envolvendo os conceitos desenvolvidos.

c) Prova Final segundo Calendário proposto pela Secretaria Geral.

d)O cálculo da Média Final será realizado pela seguinte expressão:

MF=(2,5xP1+3,0T1 + 4,5xPAF)/10

Conteúdo Programático:

Principais Teorias da Administração. Estrutura Organizacional e a Abordagem de Mintzberg. Modelos Participativos de Gestão. O Enfoque Sistêmico da Administração aplicado à Engenharia de Produção. Aprendizagem Organizacional. Cultura Organizacional. O Poder nas Organizações e Organizações como sistemas políticos. Sindicalismo e suas relações de trabalho. Competição. Redes de Empresas e Cooperação. Terceirização.

Bibliografia: 

BIBLIOGRAFIA  BÁSICA


CARAVANTES, Geraldo R.; PANNO, Claudia C.; KLOECKNER, Mônica C.: -Administração – Teorias e Processo. Pearson – Prentice Hall, 2005, São Paulo. ISBN: 978-85-7605-026-1.

SILVA, Reinaldo O. da: Teorias da Administração; Pearson Practice Hall, 2008, SãoPaulo;ISBN:978-85-7605-090-2.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DRUCKER, P. Introdução à Administração. São Paulo, Pioneira, 1998.
FLEURY, A. ; FLEURY, M.T. Aprendizagem e Inovação Organizacional: as experiências do Japão, Córeia e Brasil. São Paulo, Atlas, 1995.
FLEURY, M.T.. ; FISCHER, R. Cultura e Poder nas Organizações. São Paulo, Atlas,1990.
MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo, Atlas, 1996.
MAXIMIANO, Antônio C. Amaru. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2007.
MINTZBERG, H. Criando Organizações Eficazes. São Paulo, Atlas, 2003. CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos Novos Tempos; Elsevier, Segunda Edição, Rio de Janeiro 2008. ISBN: 978-85-3523-771-9.

©Escola de Engenharia Mackenzie