Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Editais
EDITAL 2014 - SPP, SOR E SED
Formulários
Manual Normativo
Membros dos Conselhos
Notícias
Objetivos
Projetos de Pesquisa
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

ATENÇÃO:


Prorrogação do Edital 2014 MACKPESQUISA: até às 17h00 do dia 1º de Setembro de 2014. As demais condições permanecem inalteradas.

 

 

EDITAL 2014

 

O Presidente do Conselho de Administração do Fundo Mackenzie de Pesquisa, em conformidade com o disposto no artigo nono do Regimento do MACKPESQUISA,


COMUNICA


que, no período de 9h00 do dia 1º de agosto de 2014 às 17h00 do dia 20 de agosto de 2014, estarão abertos a toda comunidade acadêmica, os pedidos de subvenção a PROJETOS DE PESQUISA, EDITORAÇÃO / PUBLICAÇÃO e ORGANIZAÇÃO DE REUNIÕES CIENTÍFICAS ou TECNOLÓGICAS para o ano de 2015, de interesse institucional, conforme especificado, abaixo, no subitem 1, e ainda, desde que atendidas as condições constantes do presente Edital, nos termos do Manual Normativo.

I. Para Projetos de Pesquisa

1. Para a presente modalidade, a dotação orçamentária do MACKPESQUISA será aplicada da seguinte forma:

a. 70% dos recursos serão aplicados no desenvolvimento de Projetos vinculados à demanda induzida que, neste Edital, está composta por sete áreas prioritárias de interesse da Instituição (indicadas adiante);

b. 30% dos recursos serão aplicados nos projetos da demanda espontânea, isto é, para aqueles projetos não vinculados às áreas prioritárias.

1.1. ÁREAS PRIORITÁRIAS DE PESQUISA:
   
1ª) NANOTECNOLOGIA
O tema tem por objetivo apoiar atividades de pesquisa e ou projetos de intervenção a elas associados, que visem promover o desenvolvimento científico e tecnológico relacionados à criação de novos materiais, ao desenvolvimento de novos produtos, vinculados à crescente capacidade da atual tecnologia, por exemplo, o Grafeno. E, ainda, atividades relacionadas à Biotecnologia, que trata do conhecimento de áreas de microbiologia, genética, bioquímica, biologia molecular e química.

2ª) INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS APLICADAS A DEMANDAS DA SOCIEDADE
Apoio a projetos de pesquisa aplicada e ou projetos de intervenção a elas associados, com potencial de geração de inovações tecnológicas e/ou patentes que resultem em produtos ou serviços que contribuam para atender às demandas da sociedade. Inclui áreas como: meio ambiente, ecologia e impacto do clima, cidades inteligentes; reciclagem, energias alternativas e biomassa; softwares e tecnologias digitais, novos materiais, eletrônica embarcada, instrumentação e telecomunicações, TV digital; Geo-referenciamento, novos processos construtivos, soluções para acessibilidade.

3ª) ESTRATÉGIAS E COMPETITIVIDADE
Apoio a pesquisas e ou projetos de intervenção a elas associados, que abordem a análise, proposição de indicadores, metodologias e ações estratégias que podem levar as organizações e, até mesmo países, a prosperarem e se desempenharem com êxito em seus mercados. As linhas de pesquisa são: Estratégia competitiva; Internacionalização de empresas; Finanças e Negócios Internacionais; Fusões, aquisições e dinâmica das estruturas de mercado; Empreendedorismo; Gestão da tecnologia e da inovação; Direito da Inovação; Gestão do conhecimento; Logística; Redes colaborativas; Gestão estratégica de pessoas; Geração de emprego e renda.

4ª) ÉTICA, VALORES E EDUCAÇÃO
Apoio às pesquisas e ou projetos que tratem da identificação, resgate ou aprimoramento das características peculiares da educação ministrada pelo Mackenzie em seus diversos níveis, com vistas ao fortalecimento da axiologia cristã e dos valores universais presentes na proposta educacional dos primeiros instituidores, face aos complexos desafios da contemporaneidade. Como segundo foco: pesquisas relacionadas à memória institucional e ao protagonismo do Mackenzie nas inovações pedagógicas, bem como na construção das tradições esportivas do País. Serão priorizados projetos que redundem na produção de textos que possam ser utilizados em cursos de Graduação ou de Pós-Graduação da UPM.

5ª) METODOLOGIAS APLICADAS À MELHORIA DO ENSINO
Apoio às pesquisas e ou projetos de intervenção a elas associados focados na renovação dos instrumentos do saber e das estratégias do processo educacional, direcionadas a propostas de profícuas implementações de métodos de ensino, em todos os seus níveis (do Básico/Fundamental ao Superior), e articuladas com os produtos disponibilizados ou em desenvolvimento pela tecnologia, no contexto do ensino. Serão priorizados projetos que redundem na produção de textos que possam ser utilizados em cursos de Graduação ou de Pós-Graduação da UPM.

6ª) EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Apoio às pesquisas e ou projetos de intervenção a elas associados que proponham o desenvolvimento de métodos educacionais e ações, voltados especificamente para pessoas com deficiência intelectual, sensorial, física, com problemas de aprendizagem, como por exemplo, aquelas com dislexia, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); pessoas com transtornos do espectro do autismo, e, ainda, aquelas com superdotação.

7ª) DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUALIDADE DE VIDA E CIDADANIA
Apoio às pesquisas e ou projetos de intervenção a elas associados que sejam orientados por objetivos que promovam o “exercício pleno da cidadania” em sua multidimensionalidade. Assim, incluem-se temas como violência, em suas diversas “naturezas” (física, psicológica, moral ou, em outra perspectiva, violência urbana, no trabalho, decorrente de preconceitos e outras); relações familiares, profissionais, outras sociais e afetivas; e espiritualidade, como dimensão intrínseca à qualidade de vida. Ainda: mobilidade urbana, acessibilidade, acesso à saúde, à educação, ao lazer, à cultura, e aos direitos denominados de terceira geração.


2.
Os pedidos e respectivos projetos de pesquisa deverão ser submetidos por via eletrônica, por meio do formulário ‘Solicitação de Subvenção de Projeto de Pesquisa Institucional (SPP)’, disponível no endereço de Internet www3.mackenzie.com.br/mackpesqsol/login.php. Não serão aceitos pedidos fora do prazo estabelecido ou submetidos por qualquer outro meio.

3. Serão considerados somente os pedidos de subvenção de projetos encaminhados por pesquisadores líderes, que sejam doutores e estejam em regime de trabalho com o IPM, onde o contrato prevê tempo remunerado de pesquisa. Os líderes que já obtiveram 03 (três) auxílios do MACKPESQUISA só terão seus projetos julgados se, até o dia 31 de outubro de 2014, comprovarem solicitação de recursos em outra agência de fomento. Desta forma, deverão entregar comprovante de projeto de pesquisa vigente ou protocolo de submissão recente à outra agência de fomento externa.

4. A constituição do grupo de pesquisadores docentes deverá seguir as especificações descritas no Manual Normativo, disponível no site: www.mackenzie.br/mack_pesquisa.html.

5. Só serão aceitos projetos de pesquisa que tenham envolvimento de alunos de graduação e/ou pós-graduação, sendo limitados em até 5 alunos por projeto.

6. Visando a compatibilização e a integração das informações, com MCT, CNPq, FINEP e CAPES/MEC, os currículos de pesquisadores, tanto do líder quanto dos integrantes de equipes, devem estar cadastrados na Plataforma Lattes, no site: lattes.cnpq.br, exceto estrangeiro, que deverá apresentar Curriculum Vitae.

7. Cada projeto de pesquisa deverá conter, conforme o Manual Normativo, os seguintes tópicos abaixo. O arquivo poderá ter até 4 MB e deverá estar no formato .PDF.

1) Introdução e relevância da pesquisa
2) Objetivos
3) Metodologia
4) Referências
Obs.: No preenchimento dos formulários, os itens de custeio e investimento não justificados serão excluídos do projeto.

8. Remuneração
Pesquisador líder: seu contrato de trabalho em regime de tempo integral já prevê tempo de pesquisa.
Pesquisador docente: para os professores no regime de tempo integral (PPI) ou parcial (PPP), o contrato já prevê tempo para a pesquisa.

9. Somente serão aceitos os projetos de pesquisa nas linhas definidas pela Universidade.

10. Os recursos não utilizados no período de vigência do projeto retornarão para o Fundo Mackenzie de Pesquisa.

11. Sempre que um projeto implicar na constituição de equipe de pesquisa, o líder deverá observar as normas da Mantenedora, aplicáveis ao quadro de pessoal do Mackenzie.

12. Os Projetos de Pesquisa só serão recebidos pelo MACKPESQUISA após a aprovação da Direção da Unidade Universitária, à qual o professor solicitante está vinculado. O sistema não aceitará solicitações fora do prazo.

13. Equipamentos de Informática para uso geral não serão financiados.

14. Despesas com viagens (passagem e hospedagem) para participação em eventos não serão financiadas.

15. A aprovação da Subvenção levará em consideração o alinhamento do projeto aos objetivos institucionais do Mackenzie, a juízo da Chancelaria.


II. Para pedidos de Editoração/Publicação e Organização de Reuniões Científicas ou Tecnológicas:

1. Os pedidos, devidamente instruídos, devem ser entregues na sede do MACKPESQUISA, não sendo aceitas inscrições por via eletrônica, nem fora do prazo estabelecido.

2. Documentos exigidos no ato da entrega da solicitação de subvenção - consultar Manual Normativo - em uma via, exceto para os pedidos de Editoração/Publicação, quando deverão ser entregues três vias idênticas do trabalho completo a ser publicado.

3. Para os pedidos de Editoração/Publicação, a obra deve estar de acordo com as normas de publicação, disponível em: www.mackenzie.br/apresentar_original.html.

4. Serão financiados até dois pedidos na modalidade Subvenção para Organização de Reuniões Científicas ou Tecnológicas por unidade. Só serão financiados eventos com publicação de anais.

5. Os recursos não utilizados no período de vigência do projeto retornarão para o Fundo Mackenzie de Pesquisa.

São Paulo, 11 de junho de 2014.

Eng. Milton Flávio Moura
Presidente do Fundo Mackenzie de Pesquisa