Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Bolsas de Estudo
prouni
Documentos Necessários
Perguntas mais Frequentes
Contatos
Mackenzie Voluntário
Esportes
Projetos Socioeducacionais
Sustentabilidade
Contato
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:


 

LEIA O EDITAL. O pedido de Bolsa só poderá ser realizado mediante Edital. Abaixo segue a relação de documentos básicos para análise de concessão de bolsa de estudo.



Entende-se como grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas residindo na mesma moradia do candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar, e sejam relacionadas ao candidato pelos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a) e mediante decisão judicial, menores sob guarda, tutela ou curatela, enteado(a), irmão(ã), avô(ó).

Alunos menores de 25 anos, deverá apresentar os documentos dos pais, mesmo que os mesmos sejam divorciados e não contribuam diretamente com o sustento do aluno.

É importante que confira a documentação no Edital, pois para cada tipo de bolsa poderá haver outros documentos complementares que não constam na relação abaixo.

 

 

 



• ASSALARIADO:

Anexar cópia do comprovante do rendimentos brutos do último mês de todos os componentes do grupo familiar que exerçam alguma atividade remunerada. Caso haja variação significativa (férias) apresente um mês anterior. Não será aceito holerites de adiantamento.

 


• TRABALHADOR AUTÔNOMO OU PROFISSIONAL LIBERAL:

DECORE (com retirada de lucros dos últimos 3 meses) endereçado ao Mackenzie, e Guia de Recolhimento de INSS dos três últimos meses.

 

 


• Aposentado/Pensionista/Beneficiário de Auxílio Doença do INSS: 

Extrato retirado da página:  http://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml

 

 

 

 


• ESTAGIÁRIO:

Cópia do contrato do estágio indicando o valor recebido e o prazo do estágio.

 

 

 

 


• SEGURO DESEMPREGO:

Comprovante de recebimento fornecido pela Caixa Econômica Federal e cópia da rescisão contratual.

 

 

 


• PENSIONISTA:

Para aqueles que recebem pensão alimentícia.

Anexar modelo de Recebimento de Pensão Alimentícia.

Declaração de Pensão Alimentícia. (clique aqui para donwload).

 

 


• TRABALHADOR INFORMAL, TRABALHADOR EVENTUAL: 

Caso o integrante do grupo familiar ou o candidato não tenha emprego registrado, deverá apresentar a declaração de trabalho informal (conforme modelo).

Declaração de Trabalho Informal ou Eventual (clique aqui para donwload).

 

 


• DESEMPREGADO e/ ou ESTUDANTES:

Caso o candidato ou integrante do grupo familiar, maior de 16 anos, não exerça nenhuma atividade remunerada, apresentar esta Declaração.

DECLARAÇÃO DE NÃO RENDA (clique aqui para baixar modelo)

 

 

*Deverá ser entregue o comprovante de renda para cada membro do grupo familiar.

______________________________________________________________________________________________________________________



 

Todo integrante do grupo familiar, que possuir CNPJ agregado ao CPF (Sócio-proprietário de empresas)  deverá apresentar todos os documentos relacionados nessa seção. No caso de empresas Inativas, deverá apresentar a Declaração de Inatividade.

 


 

• DECORE COM DISTRIBUIÇÂO DE LUCROS (dos últimos 3 meses) endereçado ao Mackenzie (CNPJ 60.967.551/0001-50). Importante observar que o Decore seja com a Distribuição de Lucros, não será aceito Decore apenas com retirada pró-labore.




• DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA FÍSICA do ano vigente (IRPF), com todas as folhas, inclusive o RECIBO DE ENTREGA. Não será aceito caso falta alguma página ou o Recibo de entregue emitido pela RF. Não será aceito declaração do último ano.





• DECLARAÇÃO IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA JURÍDICA (com todas as folhas, inclusive o RECIBO DE ENTREGA, será aceito tanto o DIPJ ou Simples, desde que esteja completo), do ano vigente.

 

 

 


 

• CONTRATO SOCIAL (com todas as alterações).



 


EMPRESAS INATIVAS

 

Declaração De Imposto De Renda Pessoa Jurídica De Inatividade

 

 

 

 

IRPJ (ou Simples) com recibo poderá comprovar movimentações da empresa, e não será aceito outro documento para comprovar tais informações.

 

 

____________________________________________________________________________________________________________

 

 



 

Todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos, deverão apresentar IRPF ou isento. Lembramos que isentos deverão apresentar tanto a declaração de isenção acompanhado da consulta no site da receita.


 

• DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA DE PESSOA FÍSICA.
Completa, com todas as folhas (inclusive o RECIBO DE ENTREGA). Documento obrigatório para todos os  membros do grupo familiar maiores de 16 anos;

 


ISENÇÃO DE DECLARAÇÃO DE IRPF, apresentar Declaração de Isento (modelo abaixo), acompanhada da Situação das Declarações IRPF, com a seguinte informação: "Sua Declaração não consta na base de dados da Secretaria da Receita Federal do Brasil".
- Declaração de isenção
clique aqui para baixar o modelo)
- Declaração emitida pela Receita no site abaixo: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________________



Deverá apresentar somente as despesas básicas como: Água, Luz, telefone, Aluguel, Condomínio, Gás.

 

 

 

______________________________________________________________________________________________________________________



O solicitante poderá acrescentar as declarações que julgar necessárias para explicar a situação do grupo familiar. Lembramos que as declarações que envolvem o grupo familiar e pensão deverão ser testemunhal, e feitas pelos genitores, conforme o modelo abaixo.

 

DECLARAÇÃO TESTEMUNHAL - Clique aqui para baixar o modelo.


Caso seja necessário comprovar UNIÃO ESTÁVEL através de declaração, orientamos que proceda conforme a modelo aqui apresentado.
Clique na imagem ao lado para visualizar o modelo, ou clique aqui para baixar o modelo em DOC.

DECLARAÇÃO DE UNIÃO ESTÁVEL