ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Coordenadoria de Arte e Cultura

 A Coordenadoria de Arte e Cultura, criada em 1998, está hoje subordinada à Reitoria da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Logo em seu início, previram-se algumas etapas: a criação de centros de estudo de música, a formação de grupos de teatro, o desenvolvimento de uma orquestra sinfônica, a implantação de uma faculdade de música... O ponto de partida deveria ser a música coral, a elaboração de um programa de música vocal graduado, isto é, a formação de coros em todas as unidades da instituição, para todos os níveis de ensino e para todas as faixas etárias.

Atendendo esse chamado, a CAC criou e dirige 14 corais no Mackenzie (incluídos aqui os dois grupos vocais preparatórios), quase todos planejados como parte de um programa graduado de música coral. Isso significa que se uma criança chegar ao Mackenzie para a pré-escola, já poderá participar de um coral, o “Coralito”. Se ainda estudar conosco no ciclo básico, poderá continuar cantando, agora no “Coral Infantil”. Depois disso no “Juvenil” e a seguir no “Coral Jovem”. Ao chegar à Universidade poderá cantar no “Laboratório Coral”, no “Intermediário” ou no “Coral Universitário”, dependendo de seu nível técnico e de sua evolução musical. Se ao formar-se permanecer professor da casa, poderá cantar no Coral Mackenzie; se o interesse for música sacra, poderá cantar no “Coral da Capela”; ao aposentar-se, poderá continuar cantando, agora em um dos Corais UATU. Todos esses grupos são partes de projeto conjunto, unificado, sequencial; e são orientados por gente especializada nas diferentes faixas etárias, profissionais da Coordenadoria de Arte e Cultura.

A CAC oferece também outros três grupos corais fora do Mackenzie, nosso trabalho solidário: 1) no Instituto do Câncer Infantil, 2) na escola pública Marina Cintra, vizinha ao Mackenzie e 3) o grupo da terceira idade. Alguns dos corais Mackenzie fazem concertos com as melhores orquestras brasileiras. Outros gravam CDs com o selo do Mackenzie anualmente. E os corais são só uma pequena parte do nosso trabalho:

- Há grupos de ensino de instrumentos em várias unidades, com resultados fabulosos.

- Há grupos de teatro, alguns com nível tão bom que têm saído do Mackenzie para teatros da cidade e região.

- Há grupos de cinema, que promovem a projeção e consequente discussão de filmes importantes, convidando para o debate, especialistas nos temas propostos.

De uma forma dinâmica, musical e  teatral, a Coordenadoria de Arte e Cultura está sempre presente no dia a dia do Mackenzie, atendendo seus alunos, funcionários e a comunidade em geral.

Venha atuar, venha cantar! Cantar é bom, cantar faz bem, cantar instrui e educa, cantar abre novos horizontes, cantar promove novos encontros, novos contatos...Por isso tudo venha, você também, cantar conosco!

Venha conhecer o nosso trabalho, estamos no prédio 48, sala 205 e você verá como é fácil participar de nossos cursos.

 

Parcival Módolo

Coordenador Geral 

Coordenadoria de Arte e Cultura.