ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Bibliotecas Digitais / Virtuais



A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro

Iniciativa da Escola do Futuro, da Universidade de São Paulo (USP), propõe-se a colocar no ar obras literárias e didáticas na íntegra.



Scielo

Scientific Electronic Library Online - Scielo é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.






Wikipédia, uma enciclopédia livre e gratuita, feita por pessoas como você em mais de 200 idiomas. Esta é a versão em língua portuguesa, falada em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e por diversas pessoas em todo o mundo.



Indekx

Site com links para vários jornais do mundo.

LibWeb

Site com links para bibliotecas no mundo.






Prossiga

Criado em 1995, o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.

O Prossiga é um programa que oferece metodologias consolidadas de organização e tratamento da informação em ambiente web. Suas metodologias são utilizadas quando uma instituição decide estabelecer uma parceria com o IBICT para organizar e difundir seus conteúdos temáticos.



Portal Domínio Público

O acervo disponível para consulta no Portal Domínio Público é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou obras que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.

Lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), coloca à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.



Biblioteca Digital Mundial / World Digital Library

Durante a 37ª Conferência Geral da UNESCO em outubro de 2007 foi o lançado, o protótipo da Biblioteca Digital Mundial, uma iniciativa da UNESCO e da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, reunindo como parceiros a Biblioteca de Alexandria, a Biblioteca Nacional do Egito, a Biblioteca Nacional da Rússia e a Biblioteca Nacional do Brasil.

Os objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: promover o conhecimento e a conscientização internacionalmente e interculturalmente, expandir o volume e a variedade de conteúdos na Internet de forma a prover recursos a professores, pesquisadores e o público em geral além de capacitar as instituições parceiras de forma a reduzir a exclusão digital dentro e entre os países.

O projeto prevê a digitalização de documentos, cartas, fotos, mapas e sua apresentação nas seis línguas oficiais da ONU (inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo) e mais o português. Isso, graças à participação do Brasil no projeto, por intermédio da Fundação Biblioteca Nacional.