ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Curso de Administração de Empresas



Disciplina de Teoria da Administração Contemporânea

Carga horária(Semanal)

Semestre

4

2

 

Objetivo

 Possibilitar ao aluno interpretar as teorias de gestão de negócios bem sucedidos na atualidade, aplicadas à realidade brasileira.

 

Metodologia

 As aulas são conduzidas de maneira a levar o aluno a atingir os objetivos definidos para a disciplina. Para isso, são utilizadas diversas técnicas de ensino-aprendizagem que se alternam em função do assunto tratado na aula. O professor deve ser visto como um orientador dos alunos e não como um expositor permanente da matéria, pois a transmissão pura e simples dos seus conteúdos traz resultados bem menores ao aprendizado do que a discussão destes. Portanto, é solicitado trabalho de pesquisa realizado fora da sala de aula, discussão em grupos e a utilização dos recursos do datashow e da Internet em sala.

 

Ementa

O enfoque da disciplina é no atendimento das necessidades dos clientes e sua repercussão na gestão dos negócios da organização.Os assuntos são abordados procurando a associação entre o que diz a literatura e o que as empresas vem praticando, visando conhecer mesmo que superficialmente o estágio de desenvolvimento de algumas empresas nacionais.É indispensável ter obtido anteriormente conhecimento e habilidades disciplina Teoria Básica da Administração.  

 

Critério de avaliação

O objetivo da avaliação do aluno é de posicioná-lo quanto ao seu nível de aprendizado na disciplina. Para tanto são realizadas avaliações intermediárias sob forma de testes, trabalhos escritos, apresentação de seminários e outros meios, cuja escolha fica sempre a cargo do professor. Até quinze dias após a realização de cada uma delas, o professor entrega as notas aos alunos. A avaliação final, de caráter complementar, procura identificar o aprendizado de maneira mais global. Por isso, o seu peso não deve passar de 40% na nota final da disciplina.  

 

Conteúdo programático

 1. O cliente como foco do negócio

1.1 .As organizações centradas nos clientes: a ênfase nos

serviços

1.2. A revolução provocada na tecnologia informação: identificação de

oportunidades em tempo real

2. As organizações de alto desempenho

2.1. A busca de competências distintivas

2.2. Estruturas organizacionais flexíveis e enxutas:

reengenharia, “downsizing” e organizações em rede

2.3. Empreendedorismo

 

Bibliografia

LEITURA OBRIGATÓRIA: 

BATEMAN, Thomas, SNELL, Scott A. Administração: construindo vantagem 

competitiva. São Paulo: Atlas, 1998.

BERNARDES, Ciro; MARCONDES, Reynaldo C. Teoria geral da 

administração: gerenciando organizações. São Paulo: Saraiva, 

2003.

LEITURA COMPLEMENTAR:

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. São Paulo: 

Makron, 1999.

CRAINER, Stuart. Grandes pensadores da administração. São Paulo: 

Futura, 2000.

DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando as idéias em 

negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DRUCKER, Peter. As novas realidades. São Paulo: Pioneira/ Thomson 

Learning, 1997.

HAMEL, Gary, PRAHALAD, C. K., Competindo pelo futuro. Rio de Janeiro: 

Campus, 1997.

HAMPTON, David. Administração contemporânea. 4 ed. São Paulo: Makron, 

1992.

Revistas/Periódicos

Revista de Administração – USP (RAU-USP)

Revista de Adm. Empresas – RAE-FGV

Revista de Administração – Mackenzie

Revista HSM-Management

Bancos de Dados

PROQUEST

EBSCO