Biblioteca George Alexander

SOBRE A BIBLIOTECA • Histórico

A preocupação em criar espaço adequado para leitura existe desde 1886 no Instituto Presbiteriano Mackenzie, quando era ainda Mackenzie College, e contava com um coleção de livros aqui deixada por missionários americanos que retornavam à sua pátria. Com o crescimento de seu acervo, inaugurou-se em 1918 uma pequena construção de dois cômodos abrigando em um o acervo de 2.000 volumes e o outro para acomodar os leitores.

O projeto específico de um edifício para abrigar uma biblioteca era, no Brasil, ainda uma novidade. Os poucos exemplos existentes eram geralmente edifícios públicos, como a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro.

Em 1923, apresentou-se o projeto de uma construção simples, mas que atendia à sua proposta e, em 1926, inaugurou-se a Biblioteca George Alexander em homenagem ao Conselheiro do Mackenzie College, um importante educador desta Instituição, com um acervo de 7.000 volumes.

A arquitetura do prédio original impressiona muitos visitantes, até hoje, pela sua simplicidade e imponência, evocando agradáveis recordações em todos que a freqüentam.

A primeira diretora desta Biblioteca foi a senhora Adelpha Silva Rodrigues de Figueiredo, então professora da Escola Americana. Seu interesse pela organização técnica do acervo a levou a fazer um curso nos Estados Unidos.

Em fevereiro de 1927, a Biblioteca foi franqueada ao público em geral. As inovações nela instauradas despertaram grande interesse, pois sua organização era totalmente diferente: a classificação do material, o registro do acervo, o arranjo dos catálogos, tudo obedecia a novas técnicas. A maior novidade foi o livre acesso dos leitores às estantes.

Com o crescimento gradativo do acervo e serviços oferecidos, suas dependências tornaram-se insuficientes. Dessa forma, abriram-se seções especializadas por áreas do conhecimento, denominadas Bibliotecas Setoriais.

Salienta-se que as Bibliotecas Setoriais não são bibliotecas separadas pertencentes às Unidades Educacionais, pois integram a Biblioteca George Alexander. Ocorre somente o deslocamento físico das coleções de determinadas áreas do conhecimento humano para salas diferentes no campus universitário.

Ao longo de todos esses anos a Biblioteca vem atualizando seu acervo, equipando e modernizando seus serviços, ampliando e adequando os espaços físicos, e capacitando tecnicamente seus recursos humanos na constante busca da melhoria contínua da qualidade de educação oferecida pelo Mackenzie.

LiveZilla Live Chat Software
LiveZilla Live Chat