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Pedagogia - Matriz Curricular

Currículos e Organização do Conhecimento

Código:

221.2455.1

Carga Horária:

03 horas

Teoria:

 

Prática:

 

Etapa:

4ª Etapa

Objetivos:

Conhecer e analisar diferentes teorias curriculares, seus pressupostos teóricos e as concepções de currículo que lhes são correspondentes, destacando as relações entre currículo, cultura, poder e formação do sujeito.

Analisar as tendências contemporâneas do campo do currículo.

Analisar diferentes possibilidades de organização do conhecimento escolar.

Refletir sobre o currículo da Educação Básica brasileira, em uma perspectiva de acolhimento e valorização da diversidade do alunado, independentemente da natureza de suas diferenças, em prol de uma educação mais justa.

Ementa:

Apresenta e analisa os pressupostos ideológicos, culturais e políticos que subsidiam as propostas curriculares e as tendências contemporâneas do campo do currículo. Estuda as diferentes possibilidades de organização do conhecimento na escola e discute as políticas públicas de currículo para a Educação Básica.

Metodologia:

Aulas expositivas e dialogadas) , com apoio na bibliografia básica indicada;

Atividades analítico-reflexivas, individuais e em grupo, subsidiadas por literatura disponível.

Critério de
Avaliação:


Qualidade das produções: redação, análise, apropriação conceitual , por meio dos seguintes instrumentos de avaliação:

.Prova individual (valor 10,0 / peso 4) – dia 19/10 (P e Q)

.Atividades em grupo (valor 5.0+5.0/ peso 2)

.PAFE (valor 10,0 / peso 4)

Média final=PI+AG+PAF:10

Conteúdo Programático:

Qualidade das produções: redação, análise, apropriação conceitual , por meio dos seguintes instrumentos de avaliação:

.Prova individual (valor 10,0 / peso 4) – dia 19/10 (P e Q)

.Atividades em grupo (valor 5.0+5.0/ peso 2)

.PAFE (valor 10,0 / peso 4)

Média final=PI+AG+PAF:10

Bibliografia:

BRASIL/MEC/SED. Currículo:Conhecimento e Cultura.Salto para o futuro.Ano XIX – nº1 – Abril/2009.

BRASIL.Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental. Brasília:Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 2000.

LOPES, A.C.; MACEDO, E. (orgs.) Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999 ( indicado para aquisição pelo aluno).

Complementar

APPLE, Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. 201p.

MACEDO, Elizabeth. (org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&a. 2002.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 4a. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.

Periódicos

CANDAU, Vera Maria: MOREIRA, Antonio Flávio B. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos.  Revista brasileira de Educação n 23, maio, junho, julho 2003, pp. 156-168, disponível em www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf.

SANTOS,Lucíola L.C.P.,As Políticas Públicas para o  Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares Nacionais e o Sistema Nacional de Avaliação.Rev.Educação & Sociedade. Campinas, vol.23, nº 80, Setembro/2002,p. 346-367.

Disponível em WWW.scielo.br e WWW.cedes.unicamp.br