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Pedagogia - Matriz Curricular

Gestão e Coordenação do Trabalho Pedagógico na Escola II

Código:

22127631

Carga Horária:

3 horas

Teoria:

3 horas

Prática:

0h/a

Etapa:

7ª P/Q

Objetivos:

Conhecimentos

• Analisar, refletir sobre concepções e práticas da organização do trabalho pedagógico na escola.

• Compreender a escola como espaço de formação.

• Entender os processos participativos e as condições para que os mesmos sejam mais efetivos.

• Analisar os processos de auto-conhecimento pela metodologia de história de vida, por meio da escrita do memorial e do relato autobiográfico.


Habilidades

• Discutir sobre ideias, concepções e práticas da organização do trabalho pedagógico na escola.

• Debater e propor ações em conformidade com as possibilidades de atuação do pedagogo no planejamento e gestão do trabalho na escola.

• Elaborar uma síntese dos conteúdos, organizando-os e sistematizando-os.

Confeccionar memorial de formação.


Atitudes

• Sensibilizar–se em relação ao objeto do conhecimento.

• Conscientizar-se da importância do papel da equipe gestora no trabalho coletivo da escola.

Ementa:

Trata da atuação do pedagogo na gestão e coordenação do trabalho pedagógico nas unidades escolares. Oferece subsídios para a gestão e a coordenação do trabalho escolar em suas relações com o sistema de ensino e os desdobramentos no projeto pedagógico.  Contempla Estágios Supervisionados na disciplina Gestão e Coordenação do trabalho Pedagógico na Escola I.

Metodologia:

A metodologia será entendida como um “caminho” – processo que seguirá as seguintes etapas:

• Ouvir o conhecimento trazido pelo aluno

• Problematizar

• Estabelecer um “diálogo” entre o aluno e os conteúdos selecionados pelo professor

• Fazer uma síntese, organizando os conteúdos e sistematizando-os.

Para concretizar a metodologia escolhida, serão empregados os recursos materiais e técnicas, dentre os citados a seguir, observando as necessidades dos alunos e as especificidades dos conteúdos: estudos de textos, aulas expositivas dialogadas, elaboração de projetos, palestras com convidados.

Critério de
Avaliação:


O desempenho dos alunos frente aos objetivos estabelecidos será avaliado no decorrer do semestre por meio de atividades que exijam produção pessoal, englobando aplicabilidade, análise e síntese do conteúdo trabalhado.

Será solicitada a realização de relatórios, revisões escritas, análise de Estudos de Caso e provas.
Também serão considerados: a pontualidade às aulas, a assiduidade, a pontualidade na entregas das tarefas e o interesse em contribuir com a construção das aulas.


Instrumentos

Pontos/Peso

Individual e/ou grupo

Avaliação Intermediária

60%

Prova escrita

10 pontos

(peso 40%)

Individual

Avaliação contínua (tarefas e trabalhos)

10 pontos

(peso 20%)

Individual e em grupo

Avaliação Final

40%

10 pontos

(peso 40%)

Individual

 

Conteúdo Programático:

1. O trabalho da equipe pedagógica na escola: atuação e desafios

- O Gestor Escolar e o Coordenador Pedagógico: refletindo sobre parcerias

- O cotidiano da escola: dimensões da gestão

- A organização do trabalho na escola e a relação escola-comunidade

- As relações da escola com o sistema

2. A formação centrada na escola

- A escola como alternativa de formação permanente do professor

- O gestor e o coordenador pedagógico como formadores

- A cultura docente, as relações de poder na escola e o trabalho colaborativo

- O modelo indagativo ou de pesquisa como ferramenta de formação do professor

3. Memorial de formação

- Registro e reflexão sobre a formação docente

- Formação, escrita e produção de conhecimento no contexto da escrita

- Produção do Memorial de Formação

Bibliografia:

Básica

ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos para uma Escola Reflexiva. São Paulo: Ed. Cortez, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 4. edição São Paulo: Cortez, 2007. 409 p.

LÜCK, Heloísa. A Gestão Participativa na Escola. 6ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Complementar:

 ALMEIDA, L.; PLACO, V. (orgs). O coordenador pedagógico e as questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2006.

GUIMARÃES, A. A. et al. O coordenador pedagógico e a educação continuada. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2000.

IMBERNON, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.

_______. A evolução da Gestão Educacional, a partir de mudança paradigmática. Capturado em 14 de abril de 2006, no site:

http://revistaescola.abril.com.br/grandes_temas/gestão_escolar

VEIGA, Ilma Passos Alencastro, Org.; FONSECA, Marília, Org. Dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001. 256 p.; 21 cm (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico )