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Filosofia - Matriz Curricular

Fundamentos da Educação

Código:

221.2201.1

Curso:

FILOSOFIA

Carga Horária:

3 H

Teoria:

 

Prática:

 

Etapa:

2 L

Objetivos:

A proposta fundamental da disciplina é a de correlacionar conceitos, dados históricos, e fundamentos legais inerentes à compreensão da estrutura da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio e da educação superior, permitindo que o licenciando possa conhecer, aplicar, analisar e avaliar a legislação básica que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Ementa:

A disciplina aborda a multideterminação do fenômeno educativo, com ênfase nos processos escolares. Matrizes do pensamento moderno que contribuem para a reflexão sobre a prática educacional,a partir da identificação das diferentes tendências pedagógicas que conformam o debate sobre o papel da escola na atualidade. Análise da função social da escola brasileira na formação dos ideais de democracia, cidadania e respeito às diversidades culturais.

Metodologia:

METODOLOGIA

Métodos de abordagem: indutivo, dedutivo e dialético.

Métodos de procedimentos: histórico, comparativo, analógico, estudo de caso.


ESTRATÉGIAS DE ENSINO

- aulas expositivo-dialogadas;
- painel de debates.

Critério de
Avaliação:


- freqüência às aulas e participação efetiva nos debates;
- prova individual escrita
- painel de debates
- prova de avaliação final (PAF)
- A composição da nota final seguirá obrigatoriamente a seguinte atribuição:
60% = das avaliações intermediárias: avaliação individual de conteúdo específico, trabalhos, entre outros. 40% = PAFEs - Prova de Avaliação Final Escrita (individual)

Conteúdo Programático:

  • Aula inicial. Apresentação do programa, cronograma,
  • metodologia, avaliação e bibliografia.
  • Retrospectiva histórica da educação brasileira.
  • Fundamentos da educação. Conceitos básicos.
  • LDB/96.
  • Princípios e fins da educação nacional.
  • Direito à educação e dever de educar.
  • Organização da educação nacional.
  • Níveis e modalidades de educação e ensino.
  • Educação Básica.
  • Educação Infantil.
  • Ensino Fundamental.
  • Ensino Médio.
  • Educação de Jovens e Adultos.
  • Educação Profissional.
  • Educação Superior.
  • Educação Especial.
  • Profissionais da Educação.
  • Recursos Financeiros.
  • Disposições Gerais.
  • Disposições Transitórias


Bibliografia:



BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRANDÃO, Carlos da Fonseca. LDB passo a passo. Comentada e interpretada, artigo por artigo. 4. ed. São Paulo, Avercamp, 2009.

BRZEZINSKI, Iria. LDB. Dez anos depois. São Paulo: Cortez, 2008.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva artigo a artigo. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.

LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL: LEI N.º 4.024/61; LEI N.º 5.692/71; LEI N.º 7.044/82; LEI N.º 9.394/96.

BRASIL. MEC/INEP. Plano nacional de educação. Brasília, DF: Ministério da Educação e Desporto/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 1997.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988.

LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL: LEI N.º 4.024/61; LEI N.º 5.692/71; LEI N.º 7.044/82; LEI N.º 9.394/96.

Parâmetros e referenciais curriculares nacionais.

Resolução n.º 1, de 18 de fevereiro de 2002 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

Textos pedagógicos especiais para aplicação no ambiente de aprendizagem.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDERSON, Perry.  Balanço do Neoliberalismo.  In: SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs.).  Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático.  Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

LIMA, Antonio Bosco de (Org.). Estado, políticas educacionais e gestão compartilhada.  São Paulo: Xamã, 2004.

LÜDKE, Menga (coord.) et al. O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus, 2001.

MENEZES, João Gualberto de Carvalho (org.) et al. Educação básica: políticas, legislação e gestão. Leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
PILETTI, Nelson e ROSSATO, Geovanio. Educação básica: da organização legal ao cotidiano escolar. São Paulo: Ática, 2010.