ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Filosofia - Matriz Curricular

Lógica II

Disciplina:

Lógica II

Código:

093.2460.7

Curso:

Filosofia.

Carga Horária:

4h/a.

Teoria:

 

Prática:

 

Etapa:

4ª.

Objetivos:

Dar continuidade ao estudo da lógica, aprofundando alguns conceitos-chave (como os de argumento, validade e conseqüência). Conceituar e exemplificar as falácias (formais e não-formais). Estudar o cálculo proposicional clássico e, em particular, o aspecto semântico do mesmo (correspondente às tabelas de verdade). Distinguir os métodos dedutivos de demonstração e refutação. Discutir a estrutura argumentativa subjacente aos textos filosóficos.

Ementa:

A disciplina propõe-se a aprofundar algumas noções lógicas cruciais (como as de argumento, validade e conseqüência), apresentando-as de modo formal. Para tanto, enfatiza-se o estudo do cálculo proposicional clássico e, em particular, o aspecto semântico do mesmo (correspondente às tabelas de verdade). Em um segundo momento, discute-se tanto as relações entre lógica e persuasão (a partir do estudo das falácias), quanto a possibilidade de reconhecimento da estrutura lógico-argumentativa subjacente aos textos filosóficos.

Metodologia:

Investigação conjunta e compartilhada do conteúdo proposto, a partir de: exposição do professor; leitura pelos alunos dos textos sugeridos; realização de exercícios.

Critério de
Avaliação:


Uma prova bimestral com valor igual a 5,0 pontos; um exercício no valor de 1,0 ponto; uma prova semestral com valor igual a 4,0 pontos.

Conteúdo Programático:

- As regras dos silogismos categóricos de forma típica.
-
Falácias formais e não formais.
-
Lógica formal: uma introdução.
-
O cálculo proposicional clássico: operações lógicas e tabelas de verdade.
-
Formas válidas de argumento. O método dedutivo: demonstração e refutação. Estruturas argumentativas de textos filosóficos: estudos de casos.

Bibliografia:

Básica:

COPI, Irving M. Introdução à lógica. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Mestre Jou, 1978.

KELLER, Vicente; BASTOS, Cleverson. Aprendendo lógica. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

SALMON, Wesley C. Lógica. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

 

Complementar:

FISHER, Alec. A lógica dos verdadeiros argumentos. Tradução de Rodrigo Castro. São Paulo: Novo Conceito Editora, 2008.

HAACK, Susan. Filosofia das lógicas. Tradução de Cezar Augusto Mortari. São Paulo: UNESP, 2002.

KNEALE, William; KNEALE, Martha. O desenvolvimento da lógica. Tradução de M. S. Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.

MORTARI, Cezar Augusto. Introdução à lógica. São Paulo: Unesp / Imprensa Oficial do Estado, 2001.

PERELMAN, Chaïm ; OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. Tradução de Maria Ermentina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

WALTON, Douglas N. Lógica informal. Tradução de Ana Lúcia R. Franco e Carlos A. L. Salum. São Paulo: Martins Fontes, 2006.