ChancelariaOuvidoriaUniversidadeWebmail
Imprimir a página Procura no Site Mapa do Site
Selecione a unidade:
Matrícula:
Senha:

Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento

Deficiências Sensoriais: Percepção e Cognição

 

Ementa:

Oferecer visão de conjunto do processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência sensorial e múltipla deficiência sensorial, evidenciando as características específicas de cada tipo de deficiência, em diferentes situações e delimitando possibilidades e limites daqueles que têm uma dessas deficiências.

Bibliografia Básica:

  • KIRK S. A. & GALLAGHER J.J., Educação Da Criança Excepcional Cap. 5 Crianças Com deficiências visuais e Cap. 6 Crianças com deficiências auditivasMASINI E.F.S.,Do Sentido...pelos Sentidos...para o Sentido ? Sentidos das pessoas com deficiências sensoriais. Niterói: Intertexto & São Paulo: Vetor,2002.
  • MASINI E.F.S.,O perceber e o relacionar-se do deficiente visual - orientando professores especializados. Brasília -CORDE , 1994
  • MASINI E.F.S.,Intervenção Educacional junto à Criança Deficiente Visual em Deficiência: alternativas de intervenção in BECKER, E. Deficiências:alternativas de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997
  • MOURA M. C., LODI A.C., PEREIRA,(orgs.) M.C. Língua de Sinais e Educação do Surdo. São Paulo: Tec Art (Série de neuropsicologia; v. 3), 1993
  • SACKS O.,Vendo Vozes -uma viagem ao mundo dos surdos São Paulo:
  • Companhia das Letras,1998
  • SACKS O.,Ver e não ve em Um antropólogo em Marte São Paulo: Companhia das letras, 1995


Bibliografia Complementar:

  • BRASIL Secretaria de Educação Especial -Brasília: SEESP SORIANO, E.(org.) (1997) Tendências em Desafios da Educação Especial.
  • FONSECA V.R.J.B.M.,Desenvolvimento psicológico na deficiência auditiva in FONSECA V.R.J.B.M (org.) Surdez e Deficiência Auditiva: a trajetória da infância a idade adulta. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001
  • MASINI E.F.S.,Algumas Questões sobre a Avaliação do Deficiente Visual Revista do INEP, Brasília, jan 1997
  • MASINI E.F.S., Integração ou Desintegração- uma questão a ser pensada sobre a educação do deficiente visual, em MANTOAN M. T. (org.) Com o Brasil pensa a Integração da Pessoa Deficiente.São Paulo, Edições Científicas Mennon, 1997