O Púlpito Evangélico

O Púlpito Evangélico

Alderi Souza de Matos

 

 

O Rev. Emanuel Vanorden começou a publicar em janeiro de 1874 o jornal O Púlpito Evangélico, que foi o segundo periódico evangélico e presbiteriano no Brasil (depois da Imprensa Evangélica, de Simonton). Foi publicado inicialmente em São Paulo, passando depois para o Rio de Janeiro. Saíram 24 números, de janeiro de 1874 a dezembro de 1875. Publicou sermões escolhidos de pastores e missionários da época, na seguinte ordem: Emanuel Vanorden, José Manoel da Conceição, Francis Schneider, Alexander Blackford, George N. Morton, Edward Lane, George W. Chamberlain, Modesto Carvalhosa, Miguel Torres, John B. Howell e Ashbel G. Simonton (Lessa, Anais da 1ª I. P. de São Paulo, p. 102; ver Boanerges Ribeiro, Protestantismo e cultura, p. 102).

 

No início de 1888 começou a ser publicado em Campinas outro jornal com o mesmo nome, O Púlpito Evangélico, tendo como diretor o Rev. Edward Lane. Além de sermões, publicava apontamentos históricos, esboços de sermões, explicação de textos difíceis, exposições de trechos, comentários. Mais tarde também as lições da escola dominical. “A publicação durou vários anos, até 1902, salvo erro”. De Campinas foi para Lavras e dali para o Rio de Janeiro. Nos últimos tempos esteve sob a direção do dr. Horace Selden Allyn. D. Carlota Kemper prestou excelentes serviços ao periódico (Lessa, p. 303-304).

 

Fornecemos abaixo a relação dos sermões publicados no Púlpito Evangélico de 1888 a 1900, informando o autor, o título, a passagem bíblica e a página do periódico. Fonte: coleção encadernada pertencente ao acervo do Arquivo Presbiteriano, em São Paulo. Para maiores informações, ver o artigo “A pregação dos pioneiros presbiterianos no Brasil”.

 

 

1888

 

Publicado mensalmente pela Associação Evangélica e Literária de Campinas. Dedicado a sermões, exposição bíblica, história e literatura eclesiásticas, notícias religiosas

 

 

 

1889

 

O Púlpito Evangélico - Sermões por ministros evangélicos no Brasil. Também exposição de passagens das sagradas escrituras, esboços de sermões e apontamentos históricos dos primeiros séculos da igreja cristã. Publicado em Campinas”.

 

 

 

1890

 

 

 

1891

 

Sermões, exposição de textos e defesa da doutrina cristã, apontamentos históricos da igreja, notas bíblicas, esboços de sermões, ilustrações, notícias religiosas”.

 

[falta dezembro]

 

 

1892

 

[falta abril]

 

 

1893

 

 

 

1894

 

 

 

1895

 

(Mudança da redação para Lavras)

 

 

1896

 

 

 

1897

 

Julho-Dezembro??

 

 

1898

 

Janeiro??

 

 

1899

 

 

 

1900

 



Fechar Essa Janela