Alderi Souza de Matos
Após mais de um ano de enfermidade, faleceu em Santos no dia 5 de dezembro de 2004, aos 48 anos de idade, o Rev. Dr. Luiz Roberto França de Mattos, ex-diretor do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper e ex-pastor da Igreja Presbiteriana de Pirituba, em São Paulo.
Luiz Roberto nasceu na maternidade do Hospital Beneficência Portuguesa de Santos às 23h30 do dia 18 de junho de 1956. Era filho do Sr. José Luiz Castanho de Mattos e de D. Lucilla França de Mattos e teve uma única irmã, Maria Christina Mattos. Aos cinco anos, ingressou no pré-primário do Ateneu Progresso Brasileiro, em sua cidade, onde completou o curso primário. Sendo filho de pais católicos, aos dez anos e meio foi admitido no colégio dos Irmãos Maristas, também em Santos, no qual cursou o ginásio e o colegial. Com a idade de dezessete anos, ingressou na Escola de Engenharia Mauá, em São Caetano do Sul, formando-se engenheiro em 1978. Estagiou no Banco de Crédito Nacional e, após a graduação, foi efetivado pelo mesmo. Em 1987, em sociedade com um colega de profissão, abriu em Santos uma firma de engenharia, Mattos & Vianna. No ano seguinte, foi trabalhar na Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, onde permaneceu até 1991.
Em 1971, quando estava com quinze anos, a convite de um amigo começou a freqüentar a Igreja Presbiteriana Jardim de Oração, em Santos, então pastoreada pelo Rev. Marcelino Pires Carvalho. Converteu-se no ano seguinte, em um acampamento de carnaval realizado no ABECAR, em Mogi das Cruzes. Entre 1972 e 1988, progrediu na vida cristã e trabalhou em sua igreja-mãe. Através do seu testemunho, primeiramente a irmã e depois os pais vieram a aceitar o evangelho. Professou a fé publicamente no dia 31 de dezembro de 1972. Desenvolveu grande interesse pelo estudo das Escrituras, tornando-se rapidamente professor da escola dominical e atraindo a simpatia da comunidade evangélica. Em 9 de julho de 1977, aos vinte e um anos, casou-se com Vanuza Helena Freire de Mattos, sendo oficiante o Rev. Marcelino. O casal teve dois filhos, ambos batizados por esse pastor amigo: Filipe Freire de Mattos, nascido em São Paulo em 9 de janeiro de 1980, e Suzana Freire de Mattos, nascida em Santos em 19 de novembro de 1981.
Sua carreira eclesiástica teve início com a presidência da mocidade da sua igreja (sua primeira reunião durou apenas cinco minutos). Foi eleito presbítero aos vinte e três anos, em 14 de janeiro de 1979, sendo ordenado no dia 11 de fevereiro. Em 1980, foi convidado pelo conselho da igreja para desenvolver um ministério de acampamentos com o objetivo de fortalecer os jovens na fé e evangelizar. Através dessa iniciativa, na qual contou com uma equipe dedicada, muitas pessoas foram alcançadas e se tornaram parte do corpo de Cristo, principalmente na Baixada Santista. Por causa desse trabalho, sentiu-se chamado para o sagrado ministério, tendo o desejo de preparar-se melhor e servir à causa de Cristo em tempo integral. Aceito pelo Presbitério Santos-Borda do Campo, ingressou em 1982 no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, em São Paulo. Fez o curso no período noturno, enquanto desenvolvia as suas atividades profissionais, formando-se em 1986.
Foi ordenado ministro do evangelho pelo seu presbitério no dia 17 de maio de 1987. A cerimônia ocorreu na Igreja Presbiteriana Jardim de Oração, sendo dirigida pelo Rev. Marcelino, que fora também o seu tutor. Trabalhou como pastor-auxiliar nessa igreja em 1987 e 1988. Em 1989, foi enviado para a congregação de Praia Grande, que então se tornava em igreja, na qual realizou a maior parte do seu ministério pastoral (1989-1997). Dois anos depois, deixou o trabalho secular (Mercedes-Benz do Brasil) a fim de dedicar-se integralmente ao pastorado. Em 1994, os Revs. Heber Carlos de Campos e Augustus Nicodemus Lopes o convidaram para estudar no Centro de Pós-Graduação Andrew Jumper, que desde 1992 vinha funcionando no Seminário José Manoel da Conceição. Obteve o grau de mestre em teologia em 1997, após defender uma dissertação intitulada “Jonathan Edwards e os critérios de avaliação da genuinidade do ‘avivamento brasileiro’”. Em 1996 e 1997, lecionou disciplinas no Seminário Bíblico Jovens da Verdade, em Arujá (SP).
No ano da conclusão do mestrado, aceitou um novo e difícil desafio: preparar-se para a educação teológica. Seguiu com a família para os Estados Unidos e ingressou no Calvin Theological Seminary, em Grand Rapids, Estado de Michigan, onde se formou com brilhantismo em 2001, obtendo o grau de Doutor em Filosofia (Ph.D.). Sua tese versou sobre o tema “Uma análise e crítica da teologia e da ética social de Leonardo Boff”. Regressando ao Brasil em junho de 2001, tornou-se professor em tempo integral no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, agora sediado no Mackenzie, lecionando nas áreas de ética, filosofia e teologia. Em 2002, trabalhou como pastor-auxiliar da Igreja Presbiteriana de Pirituba, tornando-se no ano seguinte o seu pastor titular. Em setembro de 2002, foi convidado pela Junta de Educação Teológica para ser o diretor do Centro de Pós-Graduação, cargo que exerceu com grande dedicação e eficiência por pouco mais de um ano. Entre outras tarefas, elaborou um planejamento decenal para a instituição e tomou diversas medidas visando o aperfeiçoamento da mesma. Escreveu dois artigos na revista Fides Reformata: “Nicholas Wolterstorff e a ética social do calvinismo holandês” (2001) e “Ética na captação de recursos” (2002).
Em agosto de 2003, comunicou à família e aos colegas que havia sido detectado um tumor em seu cérebro. Os tratamentos radioterápico e medicamentoso não lograram os resultados esperados, mas ele prosseguiu com as suas atividades por mais alguns meses. Passou a residir na casa dos pais, em Praia Grande, aposentando-se por invalidez em março de 2004. Durante toda a enfermidade, revelou-se sempre muito piedoso e confiante em Deus, entregando a vida nas suas mãos. Apesar das crescentes limitações, apresentou em sua igreja estudos e sermões que inspiraram a todos. Foi objeto de constantes orações, visitas e assistência por parte de suas ovelhas, dos colegas do Centro de Pós-Graduação e de muitas outras pessoas. Faleceu no Hospital Ana Costa, em Santos, ao meio-dia do domingo 5 de dezembro de 2004. Estavam com ele a esposa Vanuza e um leal amigo, o presbítero Daniel de Queiroz, da Igreja de Pirituba. A cerimônia fúnebre foi realizada no dia seguinte, às 10h00, na Igreja Presbiteriana Jardim de Oração, pastoreada pelo Rev. Milton Ribeiro, estando presentes quase vinte colegas de ministério e cerca de 150 outras pessoas. A mensagem principal foi apresentada pelo Rev. Heber Campos, com base em João 17.24. O sepultamento foi realizado na Necrópole Ecumênica Memorial.
Durante sua enfermidade, o Rev. Luiz Roberto manifestou o desejo de que um dos seus trabalhos fosse publicado. Diante disso, o colega Alderi Souza de Matos ofereceu-se para traduzir sua dissertação de mestrado, que havia sido escrita originalmente em inglês. O valioso livro foi publicado pela Editora Cultura Cristã com o título Jonathan Edwards e o Avivamento Brasileiro. O lançamento ocorreu no dia 18 de abril de 2006, às 19h00, em cerimônia realizada no Edifício João Calvino, da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Nessa oportunidade, estando presentes familiares e amigos, foi prestada uma homenagem ao Dr. Luiz, fazendo uso da palavra as seguintes pessoas: Cláudio Marra (Editora Cultura Cristã); Alderi Matos, Heber Campos, Davi Gomes, Mauro Meister e João Alves (Andrew Jumper); Vanuza Helena Freire de Mattos.